Avengers: Random & Fandom - Tony Stark e o Amor. Ou o Amor e Tony Stark.

Avengers: Random & Fandom

Tony Stark e o Amor (Ou o Amor e Tony Stark).




  • Nota da autora: Coluna de hoje saiu com um pequeno atraso por que a colunista passou na prova de monitoria da UEPa e arranjou um emprego (\o/), teve que ler edital e ir em órgãos da Universidade dela, passou o dia todo correndo atrás de burocracias. E ainda teve que organizar o Mutirão do Desespero do Fim de Semestre de uma universidade pública pós-greve que consiste numa ajuda mútua passando dias inteiros estudando com as amigas. Peço perdão aos leitores, pelo atraso. Dito isso, vamos ao que interessa.

  • Tema de hoje: Tony Stark (sim, ELE!) nos ensinando um pouco grande bocado sobre o amor (ou o não-amor) e suas várias formas. Essa coluna é dedicada a nossa leitora queridíssima, Karine dos Reis, que aniversariou ontem (e sugeriu o tema)! Parabéns, atrasado! 

"Sartre e eu nunca vivemos juntos e sempre consideramos ser livres de correntes que nos prendessem um ao outro. Se permanecemos unidos toda a vida, foi porque nos amamos profundamente e porque, livremente, sempre tivemos vontade de estar um com o outro. E isso é a coisa mais bela que pode acontecer a um ser humano.".

Simone de Beauvoir  sobre sua relação com Jean Paul Sartre.

"Os homens conseguem amar várias mulheres com a mesma intensidade.".
Mr. Catra (entrevista a Marília Gabriela)


Aqui vamos nós para um tema delicado. Acho que vou botar para fora muito de mim, enquanto escrevo. Vou tentar não deixar mela cueca.

É Natal, fim de ano e eu aqui falando de Amor (ou não) e Tony Stark, ao invés de deixar o tema pro dia dos namorados (14/02 nos EUA ou 12/06, aqui). Sim, somos do contra e essa é a graça.

Tony Stark é conhecido como O Garanhão, O Pegador, O Desejado da Marvel. Playboy, filantropo, lindíssimo, inteligente e o Robert Downey Jr. no cinema. Com um currículo assim o cara tem qualquer mulher aos seus pés, facinho.

A maioria das relações de Tony é tipicamente niilista e baseada no conceito "One Night Stand" que o pessoal do proibidão do funk não traduziria de uma forma muito bela, ou seja, basicamente na transa de uma noite que nada rende no dia seguinte; seja nas HQs, seja nas telonas, isso é fato consumado.

Tony gosta desse tipo de vida e não nega, tira seu prazer hedônico disso e precisa dele. Não é só algo superficial, como no caso de Bruce Wayne, pra fazer imagem. O Tony é canalha, ele de fato gosta disso. 


Agora, nem só de superficialidades vive o nosso Homem de Ferro. Ao contrário, Tony Stark ama. E de verdade. Só que da forma dele. 

Uma das relações do Tony que eu acho mais interessantes por sua beleza, luxúria, selvageria e total falta de compromisso posterior é a dele com a Viúva Negra. A Natasha sai do esquema de One Night Stand por que com ela são várias noites (nas HQs) e a admiração que o Tony tem por ela enquanto espiã também conta muito. O flerte entre eles é intenso, no filme. 


O que é mais chamativo nos dois juntos é por que eles são vibrantes, intensos e violentos; com Scarlett e Downey os personagens praticamente reluzem, tamanha a sensualidade de ambos unidos, em cena. E nas HQs, é uma relação bastante sexual, quase que totalmente. Mas por que seria uma forma de amor, então? Por que a Viúva significa algo pro Tony. Ela é uma criatura violenta e indomável, quase como uma manifestação feminina da personalidade feérica de Tony e ele adora isso. Ele sabe que não pode dominá-la, mas quer apreciar o máximo que puder. De uma forma distorcida, isso também é um amor. Meteórico e fulminante, mas amor.

Nas HQs, a lista dos outros amores de Tony é imensa, incluindo de Maria Hill até a Mulher Hulk. Ele consegue se envolver e se apaixonar louca e intensamente por ela, travando relações de natureza sensual e carnal, mas avassaladoras, intensas e marcantes. Leila Diniz já diria que o cafajeste é um compartilhador de felicidade, e o Tony não foge a regra.

Mas nosso menino de ferro tem seu calcanhar de Aquiles e porto seguro. Este atende pelo nome de Pepper Potts.


Eu confesso que não gostei de imediato de Pepper e Tony, mas o casal, e sua relação, são construídos e aprendi a apreciar aos poucos.  Claro que por tudo começar na vida profissional, já que a Pepper é funcionária pessoal do Tony, a coisa nasceu em detalhes técnicos. Pepper arruma agenda, cuida dos compromissos e tudo mais.

Mas daí eles construíram uma relação de confiança, que é o primeiro passo pro amor. Pepper acabou se tornando a âncora e o único ponto estável na vida flamejante de Tony. Ela é o porto onde ele pode sempre voltar e descansar, se precisar, como o porto solitário de um veleiro viajado. E a partir daí que ela o conquista e daí pra confiança evoluir pra amor é um mero detalhe, tornando logo real pela convivência. 

O momento que a Pepper coloca a mão dentro do coração de Tony é icônico e para mim uma metáfora perfeita do amor dos dois. Um amor que não é só de mimizisses e coisas belas, é um amor de detalhes, de desastres, de vivência. É um amor que se constrói do mínimo, tijolo por tijolo como apregoa a sociedade indiana.

E por mais que eles se amem, pelo menos até o segundo filme, sem contar Os Vingadores, não há a obrigação de relacionamento sério. Por isso coloquei a citação da Simone de Beauvoir no começo do post. Eles se amam sim, mas a Pepper deixa o Tony livre e vice-versa. Eles podem voltar um ao outro e voltam. Por escolha própria, acima de tudo.

Não é uma paixão tórrida, incontrolável. Não é uma transa ocasional. É um amor manso, mas sólido, verdadeiro, real.


Creio que o problema não é Tony Stark ser safado. É a nossa sociedade e seu critério antiquado de amor. Um amor monogâmico, unilateral. Gosto muito do conceito celta de amor; um amor livre, de muitas faces. Porque cada ser humano tem um lado diferente dentro de si e talvez  seja possível achar diferentes pessoas para preencher esses muitos lados. E talvez seja possível amar essas pessoas, de forma diferente, porque cada uma delas é especial, porque cada uma te preenche de uma forma única. Eu não sei, sou muito jovem pra dizer algo. Apenas acho que talvez seja possível.

O que eu sei é que Tony Stark ama sim. 

Do jeito dele.


____________________________________________________________

Sobre a autora: Yasmim Yonekura, estudante de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará, futuramente monitora na mesma. Escreve a Coluna "Avengers: Random & Fandom", que é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e busca misturar universo de filmes e, às vezes, HQs da Marvel com temas dos mais diversos, do corriqueiro ao filosófico. Apaixonada pelo Capitão América, pelo Batman, boa literatura, boa música e pelos caras errados. Todos os comentários, dúvidas, opiniões, contribuições e sugestões para a coluna são bem vindas, me ache no Facebook ou pelo e-mail, ainda tem o Twitter.

5 comentários:

  1. QUE POST LINDO YASMIN!!!! AMEIIII DEMAIS!!! Muito obrigada mesmo pelo presente. Lindas palavras, também acho que o Tony ama e ama incondicionalmente o problema é que ele esconde isso através da sua imagem de cafajeste, que ele adora por sinal. Mas o amor que ele nutre pela Pepper é um amor tão bonito, tão protetor que é tão simples, sem nenhuma cobrança de ambas as partes que eu acho que é isso que faz esse casal ser tão lindo e perfeito.
    Muito obrigada mais uma vez. Amei muito o tema, de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei. Acho q Tony Stark merece dois posts, tem muito da personalidade dele que você poderia explorar Yasmim, não só o romance e acho você super capaz de fazer isso :)

    Eu adoro Pepperony, a química entre eles é maravilhosa - ao menos nos filmes.

    E por favor, me diz q vc shippa Harry e Hermione: "Não é uma paixão tórrida, incontrolável. Não é uma transa ocasional. É um amor manso, mas sólido, verdadeiro, real." Esse trecho seu me fez pensar q talvez sim.
    (Não foi uma pergunta retórica, se você puder me responder, eu agradeceria)

    ----
    Parabéns pelo novo emprego.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, eu shippo Harry e Hermione sim. Desde o Prisioneiro de Askaban. Detesto o Rony :DDDD

    ResponderExcluir
  4. Eu estou encantada com a profundidade das palavras, com harmônia, e com riqueza de detalhes vou chorar buaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Belo post, bem cético! Agora explique isso pea minha namorada, rs!

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...