Avengers: Random & Fandom - Sim, a treta Marvel vs DC é MUITO desnecessária



Sim, esse é um texto muito óbvio, mas muito necessário.

Acho que a ideia me veio quando eu estava conversando com um amigo nas férias de julho e de alguma forma entramos na clássica disputa Marvel vs DC. Ele disse: "Óbvio que a DC é melhor, né?".

Não mencionei o fato de eu ser colunista num blog da Marvel, apenas pedi pra ele me explicar a opinião dele. Ele falou que considerava a DC mais "adulta", e mais "sombria", e os personagens melhor desenvolvidos. Também disse que achava os filmes da DC mais sérios e mais filosóficos. 

Esses são os clássicos argumentos dos fãs e vou tentar ir de um em um não para refutá-los, mas para provar o quanto eles são no mínimo dúbios e superficiais.

a) "A DC é mais adulta.": Sério isso gente? Qual a definição de vocês de adulto? Vale lembrar que tanto a Marvel quanto a DC vieram dos quadrinhos para a criança. Se você parar pra observar os temas nas HQs seriadas (Batman, da DC e X-men, na Marvel), eles são bem parecidos. Super-heróis com identidades paralelas, conflitos emocionais, traumas pós-guerras, pós-humanismo, tá tudo presente em ambos. E não vale recorrer ao plágio de uma em relação a outra, porque sinceramente, até Shakespeare plagiou (sim, muitas peças dele são versões de histórias medievais que já existiam há tempos...). Não existe nada novo sob o sol, mona.

b)"A DC é mais sombria": Claro, com um super herói como o Flash, que usa um coã vermelho gritante. E o super-homem com aquela cueca aparecendo há cinquenta anos. Favor ver Daredevil/Demolidor, pelo menos o colã do Mudorck é cor de vinho, gente. Próxima. 

c)"As histórias de X ou Y são mais desenvolvidas": Esse aqui é um tópico neutro. Tanto a Marvel quanto a DC tem histórias maravilhosas e graphic novels lindas e históricas, com criadores magníficos como Alan Moore e Stan Lee. Muitos desenhistas e autores inclusive trabalharam alternadamente na Marvel e na DC, então acho que o argumento é bem inválido. Já li bastante das duas e posso afirmar que as histórias e as artes não deixam a desejar nem em uma, nem em outra. Claro que tem a questão do gosto do freguês, que muda de pessoa pra pessoa, mas daí desmerecer toda a Marvel ou toda a DC por causa do seu gosto já é um pouco demais né?

d)"Os filmes da DC são melhores": AQUI EU TENHO UM PONTO! MUAHAHAHAHA Gente, desculpa, mas até esse dia (06/09/2015), a filmografia da DC é uma desgraça, toda bagunçada. Sério, olhem os filmes do Batman. São filmes isolados e totalmente diferentes, descontínuos. O Batman do Nolan de fato é uma obra prima, mas a trilogia é isolada e um caso a parte, pois, sim, a DC já rebootou o Batman do Nolan, ou seja, já cortaram qualquer conexão com outros filmes de outros heróis. Eu acho que recentemente, depois do Man of Steel, a DC tá tentando seguir uma cronologia cinematográfica decente e articulada/paralela aos quadrinhos. Desculpa, gente, mas a Marvel Filmes faz isso desde 2008, tanto é que a Guerra Civil tá na porta, apenas atestando o quão bem articulada e elaborada é a filmografia da Marvel. A DC tá engatinhando num lugar onde a Marvel já tem pós-graduação. Aí você vai dizer....

e) "Mas os filmes da Marvel são pra criança!": Não são não; são blockbusters sim, mas não são pra criança. É pra toda família, o que limita certas coisas, mas os filmes estão amadurecendo bastante e se tornando bem mais psicologicamente e socialmente densos (Estou ansiosíssima pela Guerra Civil nesse sentido, pelo filme do Pantera Negra também). É covardia dos pro-DC comparar Watchmen (cuja faixa etária era +16) com Capitão América (faixa etária pra 10 anos). Claro que não dá pra ter a mesma abordagem e detalhes técnicos como luz, edição, etc, que vão ter que mudar, até por serem linguagens diferentes, mas isso não significa que o conteúdo de um seja melhor que o do outro. São conteúdos diferentes. Aqui entra de novo a questão do gosto do freguês. E as séries da Marvel, especialmente as do Netflix, são bem, mas bem pesadas.

Então, gente, é isso! Eu fico muito frustrada com essa treta e o quanto ela impede coisas maravilhosas, tipo um crossover cinematográfico entre DC e Marvel (eu ia ter um verdadeiro nerdgasm!). Acho que as pessoas colocam demais o seu gosto pessoal acima de tudo antes de ter argumentos. Embora talvez esse post seja mais pro lado da Marvel, até pelo ambiente né, eu realmente amo a DC também. E adoro as políticas de gênero da DC, que são mais inclusivas do que as da Marvel, principalmente pro público infantil, mas espero que a Marvel repare isso também e me faça pagar a língua.

Eu realmente amo e me divirto demais com as duas, então, sempre estou ganhando com as novidades cinematográficas, quadrinhos, séries e produtos, enquanto os DCnautas e Marvetes se matam a toa :D 

2 comentários:

  1. Mas a DC continua melhor depois desse texto.

    ResponderExcluir
  2. Oito palavras pra rebater um texto com mais de 50 linhas, 54 pra ser exato... imaturidade ou teimosia mesmo?..

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...