Ver ou não ver o trailer? Eis a questão



"Ué! Cadê essa cena no filme?"
Existe um filme. E você quer muito ver esse filme. Passa dias, meses, esperando (e implorando) para que o estúdio libere o trailer. Finalmente, ele cai na internet, é Trending Topic, sai em todos os sites. Ele é repetido, analisado, reagido, dissecado. Ah, no dia anterior, teve o teaser trailer, pra fazer o aquecimento! O tempo passa, vem mais um trailer, com cenas diferentes. Você vibra! Mais algumas semanas, “olha, é o trailer internacional”. Depois vem mais um, um comercial pra televisão. Acabou o embargo da imprensa! Chega a reportagem de TV norte-americana nos bastidores com detalhes inéditos. Divulgados os primeiros clipes. A première está sendo transmitida pelo Youtube e, no intervalo entre a passagem e uma celebridade e outra no tapete vermelho, mete trailer e clipe.

É... não tá um pouco demais não?

Mais do que “Ver ou não ver o trailer? Eis a questão”, é ver ou não ver o teaser, o trailer, o trailer internacional, o comercial, o clipe, o making of, os primeiros cinco minutos...?

Sempre surge aquela pessoa falando “já dá pra assistir o filme todo só pelos trailers”, e há casos em que algum Youtuber mais dedicado chegou a compilar tudo e tentar colocar numa ordem cronológica.

*sobe o som algum samba do Noel Rosa* Eu faço parte da última geração que viveu em um mundo sem internet, sem celulares, em que computador não era coisa que se tinha em casa (tanto que, quando criança, eu queria ser caixa de loja só pra mexer num pc o dia todo). Naquela época, pra você saber de filme 1) Tinha que ser assinante de uma revista, como a extinta SET ou a Ultra Jovem, se você era otaku 2) Um dia você estava assistindo televisão e levava um susto porque estava passando comercial de Sei Lá Qual Filme 2, que você nem sabia que estava sendo produzido 3) Passava matéria no Fantástico, ou na MTV, ou no Domingo Legal. Era muito mais fácil ser surpreendido.

Não é o diretor do filme que faz o trailer. É o pessoal do marketing. O objetivo deles é atrair o público e, para isso, o que fazem aparentemente é colocar o máximo de explosões, cenas de ação, momentos impactantes e piadas dos filmes para que o espectador saiba exatamente o que esperar e resolver depositar seus 35 dinheiros na bilheteria... Tem até aquela categoria de trailer que, chegando aos segundos finais, entra naquele formato PÃÃÃ (flash de cena), PÃÃÃ (flash de outra cena), PÃÃÃ (flash de uma cena impactante). Fica tudo escuro. Entra uma piada. Acaba o vídeo. Sempre igual.

Tem gente que simplesmente não liga. Também há o pessoal que curte um spoiler, que foi acostumado a ler o resumo das novelas pra mãe no jornal de domingo, ou naquelas revistas de R$ 2,50 (peraí, essa também sou eu).  Conversando sobre o tema, algumas pessoas me disseram que não se importam em saber antes o que vai acontecer, porque não sabem COMO vai acontecer. Só que alguns trailers de filme entregam até o como. Exemplos: COMO o Homem de Ferro vai despencar do céu e ser salvo pelo Hulk (Os Vingadores, 2012), COMO o Homem-Aranha vai salvar os passageiros da embarcação partida ao meio – com ajuda do Homem de Ferro (Homem-Aranha: De Volta ao Lar, 2017). 

Isso aí quando não inserem as cenas com efeitos especiais não finalizados ou imagens que por fim nem entram no filme (Thor com roupas “normais” beijando a Jane no trailer de The Dark World (2013), Homem-Aranha voando ao lado do Homem de Ferro em De Volta ao Lar). Não é incomum elas não constarem sequer entre extras do DVD/Bluray. Ou seja, quando não entrega o que não devia, o trailer ainda pode te dar pistas falsas =P

 
E a pessoa que pagou só pra ver esse beijo, gente?


"Meu Deus! Será que o Homem de Ferro vai ser salv... vai"



Em todos estes anos nesta indústria vital, eu percebo que acontecem duas coisas quando o fã assiste todo o material de divulgação e vai ao cinema: ou ele sai frustrado porque o filme que ele criou na cabeça enquanto via as imagens e lia os spoilers era bem melhor, OU sai frustrado porque nada surpreendeu. Veja bem, você saiu revoltado, mas “morreu” os 35 dinheiros que o marketing do estúdio queria...

Pra não entrar nem em um grupo, nem no outro, há alguns anos decidi só ver o primeiro trailer dos filmes e séries que quero muito assistir (os que eu não quero muito, o que tenho a ver), ou de repente não assistir nada até a estreia. Chego a fechar os olhos e tapar os ouvidos no cinema pra escapar dos vídeos. Quando são filmes menos comerciais é mais simples.

Agora quero saber de você: vê todos os trailers ou sai correndo? Comente no post!

Para ampliar a discussão, indico:






Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...