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Ver ou não ver o trailer? Eis a questão
Existe um
filme. E você quer muito ver esse filme. Passa dias, meses, esperando (e
implorando) para que o estúdio libere o trailer. Finalmente, ele cai na
internet, é Trending Topic, sai em todos os sites. Ele é repetido, analisado,
reagido, dissecado. Ah, no dia anterior, teve o teaser trailer, pra fazer o
aquecimento! O tempo passa, vem mais um trailer, com cenas diferentes. Você
vibra! Mais algumas semanas, “olha, é o trailer internacional”. Depois vem mais
um, um comercial pra televisão. Acabou o embargo da imprensa! Chega a reportagem
de TV norte-americana nos bastidores com detalhes inéditos. Divulgados os
primeiros clipes. A première está sendo transmitida pelo Youtube e, no
intervalo entre a passagem e uma celebridade e outra no tapete vermelho, mete
trailer e clipe.
É... não tá
um pouco demais não?
Mais do que “Ver
ou não ver o trailer? Eis a questão”, é ver ou não ver o teaser, o trailer, o
trailer internacional, o comercial, o clipe, o making of, os primeiros cinco
minutos...?
Sempre surge
aquela pessoa falando “já dá pra assistir o filme todo só pelos trailers”, e há
casos em que algum Youtuber mais dedicado chegou a compilar tudo e tentar
colocar numa ordem cronológica.
*sobe o som
algum samba do Noel Rosa* Eu faço parte da última geração que viveu em um mundo
sem internet, sem celulares, em que computador não era coisa que se tinha em
casa (tanto que, quando criança, eu queria ser caixa de loja só pra mexer num
pc o dia todo). Naquela época, pra você saber de filme 1) Tinha que ser
assinante de uma revista, como a extinta SET ou a Ultra Jovem, se você era
otaku 2) Um dia você estava assistindo televisão e levava um susto porque
estava passando comercial de Sei Lá Qual Filme 2, que você nem sabia que estava
sendo produzido 3) Passava matéria no Fantástico, ou na MTV, ou no Domingo
Legal. Era muito mais fácil ser surpreendido.
Não é o
diretor do filme que faz o trailer. É o pessoal do marketing. O objetivo deles
é atrair o público e, para isso, o que fazem aparentemente é colocar o máximo
de explosões, cenas de ação, momentos impactantes e piadas dos filmes para que
o espectador saiba exatamente o que esperar e resolver depositar seus 35
dinheiros na bilheteria... Tem até aquela categoria de trailer que, chegando aos
segundos finais, entra naquele formato PÃÃÃ (flash de cena), PÃÃÃ (flash de
outra cena), PÃÃÃ (flash de uma cena impactante). Fica tudo escuro. Entra uma
piada. Acaba o vídeo. Sempre igual.
Tem gente que
simplesmente não liga. Também há o pessoal que curte um spoiler, que foi
acostumado a ler o resumo das novelas pra mãe no jornal de domingo, ou naquelas
revistas de R$ 2,50 (peraí, essa também sou eu). Conversando sobre o tema, algumas pessoas me
disseram que não se importam em saber antes o que vai acontecer, porque não
sabem COMO vai acontecer. Só que alguns trailers de filme entregam até o como.
Exemplos: COMO o Homem de Ferro vai despencar do céu e ser salvo pelo Hulk (Os
Vingadores, 2012), COMO o Homem-Aranha vai salvar os passageiros da embarcação
partida ao meio – com ajuda do Homem de Ferro (Homem-Aranha: De Volta ao Lar,
2017).
Isso aí quando não inserem as cenas com efeitos especiais não finalizados
ou imagens que por fim nem entram no filme (Thor com roupas “normais” beijando
a Jane no trailer de The Dark World (2013), Homem-Aranha voando ao lado do Homem de Ferro em De Volta ao Lar). Não é incomum elas não constarem sequer entre extras do DVD/Bluray. Ou seja, quando não entrega o que não
devia, o trailer ainda pode te dar pistas falsas =P
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E a pessoa que pagou só pra ver esse beijo, gente? |
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"Meu Deus! Será que o Homem de Ferro vai ser salv... vai" |
Em todos estes anos nesta indústria vital, eu percebo que acontecem duas coisas quando o fã assiste todo o material de divulgação e vai ao cinema: ou ele sai frustrado porque o filme que ele criou na cabeça enquanto via as imagens e lia os spoilers era bem melhor, OU sai frustrado porque nada surpreendeu. Veja bem, você saiu revoltado, mas “morreu” os 35 dinheiros que o marketing do estúdio queria...
Pra não
entrar nem em um grupo, nem no outro, há alguns anos decidi só ver o
primeiro trailer dos filmes e séries que quero muito assistir (os que eu não
quero muito, o que tenho a ver), ou de repente não assistir nada até a estreia.
Chego a fechar os olhos e tapar os ouvidos no cinema pra escapar dos vídeos.
Quando são filmes menos comerciais é mais simples.
Agora quero
saber de você: vê todos os trailers ou sai correndo? Comente no post!
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