O melhor e o pior de Capitã Marvel (COM SPOILERS)



FINALMENTE chega aos cinemas o primeiro filme solo de uma super-heroína da Marvel Studios após 10 anos de existência!

Brie Larson é Carol Danvers, abrindo a temporada 2019 do Marvel Cinematic Universe (MCU) e pavimentando o caminho para Vingadores: Guerra Infinita, ao mesmo tempo em que contextualiza algumas coisas de um passado relativamente distante na linha temporal da história.

E girl power, né, minha gente? Estamos precisando muito. A gente sempre precisa.

Se você chegou até aqui sem ler o título, saiba que vou falar todos os SPOILERS do filme, em ordem nada cronológica. Então, se passar desta linha, é por sua conta e risco!

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Vista sua melhor camiseta de banda grunge, coloque um gato no colo (com segurança), digite o e-mail e a senha do provedor pra discar a internet (se tiver caído), e vamos nos CONECTAR a 1995!





- Qual era a sua referência de super-heroína na infância?
- Quando eu era criança, a minha não era a Mulher Maravilha ou a Ranger Rosa. Era esta mocinha aqui:




- Neste trecho, eu colocaria um desenho que fiz da personagem quando tinha 7 anos, mas, infelizmente, descobri que foi jogado fora. Sim, ainda estou sofrendo e queria desabafar.

- A estreia de Capitã Marvel aqui na terra brasilis não caiu no Dia Internacional da Mulher. No entanto, 7 de março de 2019 marca os 27 anos da estreia de Sailor Moon na TV japonesa. Coincidência? Acho que não. Na verdade acho que sim, só não podia perder a frase.

- E as duas têm gatos.

- (Atualização 10/03/19): E Brie Larson é uma fã:

- Foi só uma introdução. Voltarei a isso depois.

- Não sei se na sua sessão teve isso, mas a minha começou com um vídeo da Brie Larson e do Samuel L. Jackson agradecendo a presença de todos.

- Falando em introdução, vocês jamais acertariam como seria a homenagem ao Stan Lee, que não está mais entre nós desde novembro do ano passado: sabe a vinheta da Marvel Studios? Eles tiraram todas as cenas dos filmes que estamos acostumados a ver e colocaram cameos e vídeos do Stan Lee. Em seguida, entra na tela uma mensagem de agradecimento sobre fundo preto.

- O cameo do Stan Lee é um velhinho no trem, que não apanha da Capitã Marvel, só recebe um sorrisinho gentil dela enquanto lê o roteiro de Barrados no Shopping, do Kevin Smith.

- Carol Danvers sorri. Em vários momentos. ¯\_()_/¯  Ela é uma pessoa de natureza alegre e brincalhona. E adora ter poderes.

- Assisti em IMAX. Bem no começo do filme, ela acorda de um pesadelo e olha para o lado de fora do quarto. Quando ela chega à janela, parece que estamos realmente olhando para baixo e vendo toda a cidade dos kree. Achei impressionante.


- E o Jude Law, hein?



- Por que ele não é azul como os outros kree?

- Rapaz, como eu estava certa sobre o olho do Nick Fury.


Eu vou cobrar.


- Por isso é importante estar com as vacinas em dia! Porém, se o gato na verdade for um flerken, pode dar adeus. Não há sabonete, álcool e antibiótico que resolva infecção de gato alienígena.

- Goose foi o primeiro degrau na escada que transformou Nick Fury no cidadão que ele é (ou era) hoje.

- Morre um Nick e nasce um Fury.

- Ao contrário do Thor, Nick não quis um olho postiço não.

- Esse Tesseract já andou em cada lugar. Foi a Joia do Infinito que mais rodou, e em lugares nunca antes visitados... 

Eu tentando refazer, mentalmente, o caminho do Tesseract no Marvel Cinematic Universe

- E Mar-Vell era uma mulher. Gostei da forma como modificaram a origem dos poderes da Carol. Assim, você tem que aceitar a pseudociência de que ela absorveu os poderes da explosão do motor da nave e não teve o corpo desmembrado, mas ainda assim foi sensacional, foi lindo.

- Annette Bening de jaqueta de couro dançando Nirvana é o tipo de idosa que eu quero ser.


- Em determinado momento, Carol é raptada pelos skrulls, que vasculham a mente dela atrás de uma pista de onde estava a Mar-Vell (até então, doutora Lawson). Eles trocam de memória, avançam, voltam, mudam o ângulo, comentam o que estão vendo. Ou seja, reproduzem quase à perfeição o DIRTY COMPUTER, DA JANELE MONÁE!


"I'm ready to be cleaned"
- Quem era o boy lixo que aparecia toda hora no flashback colocando Carol pra baixo de todas as maneiras possíveis?

- Ah, os anos 1990... Quando cai dentro da locadora Blockbuster, Carol destrói a cara do Arnold Schwarzenegger no pôster do filme True Lies! Assisti muito na Temperatura Máxima.

- Na rua, Carol fica em frente a uma parede onde há vários pôsteres de artistas da época, desses que o pessoal cola de madrugada. Reconheci a PJ Harvey (Rid of Me) e a capa do disco Mellon Collie and the Infinite Sadness, do The Smashing Pumpkins!

- Adorei a trilha sonora, principalmente quando toca Connection, da Elastica! Só tenho uma ressalva: apesar de adorar a música, acho que Just a Girl, do No Doubt, não funcionou bem naquela cena de luta. Talvez a intenção fosse gerar um desconforto mesmo (ela começa no jukebox por acidente, nada que a gente nunca tenha visto).

- Talos (Ben Mendelsohn) não fez nada de errado!

- Mentira, até fez. Só que aí é que surge a primeira plot-twist do filme, meus caros: os krees é que estão perseguindo os skrulls pelo universo para acabar com a raça deles (literalmente). Eles estão fugindo de planeta em planeta atrás de um lar seguro em meio à guerra. É uma referência bem clara aos refugiados.

- A Mar-Vell era uma kree infiltrada na Terra e, ao descobrir o que estava acontecendo na real, decidiu ajudar os skrulls a encontrar uma moradia onde não seriam alcançados pelos inimigos. Aqui no nosso planetinha, ela inventou o que eles chamam de motor de velocidade da luz como parte desse plano.
- E a fonte de energia dele é o que? O TESSERACT!!! E o poder da Capitã Marvel vem de onde? Da EXPLOSÃO DO MOTOR FEITO COM O TESSERACT!!!



- Aí o Jude Law, quer dizer, o Yon-Rogg, que é mau que nem o Pica-Pau e derrubou o avião em que Carol e Mar-Vell estavam, acaba de matar a cientista, vê que  Carol absorveu a explosão, a leva para outro planeta, faz uma transfusão do próprio sangue kree (por que o Yon-Rogg não é azul como os outros, hein?) e, pronto: Poder do Tesseract + sangue kree + Carol desmemoriada = Capitã Marvel, nome que não é dito em momento algum do filme :D

- Yon não faz isso porque ele é legal ou tem um crush nela não. O objetivo é manter a fonte de tamanho poder sob controle. Como diriam mais adiante, ela é uma arma.

- Quando finalmente conseguem encontrar o laboratório camuflado da Mar-Vell em órbita, cheio de tranqueiras terráqueas e com uma xícara de chá quentinha na mesa, juro que pensei “Yondu, é você que tá aí???”

- É fácil simpatizar com o Talos depois disso, né? Ele queria buscar a família e os outros skrulls.

- Eu achei os integrantes da guarnição kree da Carol meio apagadinhos, minions mesmo. Exploraram pouco.


- A Minn-Erva (Gemma Chan) é linda, atira muito bem e usa uma máscara que vai render uns cosplays muito legais (sério, eu achei a máscara a coisa mais legal do traje, é do quadrinho), mas tá nesse pacote aí.


So cool!

- Também queria ter visto um pouco mais da amizade de Carol Danvers e Maria Rambeau (Lashanna Lynch) antes do “acidente”, não só fotos e flashes na cabeça dela. Acho que mais para os últimos minutos consegui comprar mais a relação delas.

- Entre tantas fotos, Carol de Janis Joplin e também de Axl Rose.


- A Monica Rambeau (Akira Akbar) faz parte da Escola Cassie Lang de Fofura.




- Coulson estava lá estreando na SHIELD. Foi bom vê-lo de volta a um filme do MCU, com aquele jeitinho Coulson dele. Teve uma hora em que o CGI do rosto ficou um pouquiiiiiiiiiiiinho esquisito.

- Ronan mal apareceu, no entanto achei interessante termos o contexto do “trabalho” que ele fazia como Acusador.

- O grito que eu dei naquela cena em que eles botam o CD pra rodar no computador e ele demora, demora, DEMORA pra abrir! E a barrinha carregando... Todos aguardando em muda expectativa. Acho que muitas pessoas que estão lendo jamais viram coisa parecida. Privilégios da nova geração. 

- Talos e a família vivendo na Terra disfarçados de humanos dariam um bom enredo pra um sitcom da época. Tipo 3rd Rock from the Sun.

- Por pouco Nick Fury não falou MARVETE naquela cena em que eles estão arrumando a cozinha depois da janta.

- Carol deu o pager personalizado ao Nick Fury e disse pra ele usar SOMENTE em caso de emergência. Ela adaptou para que o sinal alcançasse pontos muito distantes, de outras galáxias. Guarde essa informação.


- Como é que a jaqueta da Carol não pegou fogo quando ela voou pra fora da órbita da Terra?

- Após ter contato com extraterrestres, ser atacado por um meigo gato alienígena e sobreviver a uma perseguição de naves, Nick Fury quer estar preparado caso isso aconteça de novo. Então, ele abre o Word e começa a escrever as prerrogativas da Iniciativa PROTETORES (era isso mesmo?). Daí ele acha  uma foto no arquivo da Carol em que ela está em um avião com os dizeres “Carol ‘AVENGER’ Danvers”. Adivinha o que ele fez em seguida? :D

- O Capitão América NÃO FOI o primeiro vingador, after all =P

- Vamos aos créditos!

- Impressão minha ou os nomes das mulheres da produção apareciam primeiro nos letreiros?

- Cena 1: Steve Rogers Barbudo (saudades eternas da barba do Steve) assiste perplexo ao crescimento do número de pessoas sumindo pelo mundo após o estalar de dedos do Thanos. Os registros disparam na tela. É naquela mesma sala da cena do trailer de Vingadores: Ultimato. Natasha está ao lado dele e diz que nem nos piores pesadelos viu um coisa igual. Chega o Rhodes e fala que o pager desligou. O aparelho está todo conectado numas coisas lá. Entra o Bruce achando que é melhor deixar quieto porque eles nem sabem pra que serve ou quem está do outro lado. Steve responde que “Nick sabia”, e manda ligar outra vez para o sinal continuar emitindo. Nada. Como é que “sei lá quem” vai receber o sinal? Será que recebeu? De repente, eles olham pra direita e PÁ! A CAPITÃ MARVEL ESTÁ LÁ, COMO SE TIVESSE SE MATERIALIZADO DO ALÉM. Valha-me susto!

- Eu puxei as palmas no cinema? É claro que eu puxei. É meu dever.

- Acompanharam as palmas? Claro.

- E a cena depois dos créditos: quando recupera o Tesseract, Carol o guarda com todo cuidado em uma LANCHEIRA DE LATA DA SÉRIE HAPPY DAYS. No meio da treta com os kree, eles precisam esconder o artefato em outro lugar, mas não sabem como ou onde. Goose, o gato, resolve o problema engolindo ele inteiro (isso pra ele não é nada, acredite, ele come gente). Desde então, Fury mantém Goose bem pertinho esperando o Tesseract voltar, né? Nesta cena, o gato sobe na mesa vazia de Fury e cospe o cubo cósmico como se fosse uma bola de pelos. Simples assim.

- O Tesseract passou por várias mãos e pelo menos um estômago.

- Enfim, a Capitã Marvel de fato é muito poderosa, faz uns negócios absurdos, levanta a plateia e veio para salvar nossos heróis. Thanos está lascado.
É assim que seria uma mulher Super Saiyajin em live action

- Caramba, quando ela tem aqueles flashbacks caindo quando era criança e depois adulta. Caindo ao ser empurrada na praia, caindo ao jogar baseball, caindo ao tentar passar de uma corda pra outra no treinamento militar, e as coisas horríveis que diziam pra ela (muito por sua condição de mulher, que “não devia estar ali”). Depois corta para Carol se levantado do chão. Todas. As. Vezes. Foi de arrepiar!


- Voltando lá ao início do texto: quando eu tinha 7 anos, Sailor Moon me fazia acreditar que mesmo uma outsider, mesmo aquela menina que não é a mais habilidosa do universo, aquela que ouve o tempo todo que não vai conseguir,  pode encontrar o poder e a força pra vencer (e também me fazia acreditar que algo incrível poderia acontecer na minha vida aos 14 anos - não aconteceu – quem nunca?). Será que a Capitã Marvel será a Sailor Moon de alguma criança por aí? Espero que sim. Ela tem todo potencial.

Um comentário:

  1. Senhora Dona CRISpoiller, tenho de dar duas tristes notícias:
    1. Você não faz uma boa crítica, apenas conta o filme.
    2. A partir da leitura que fiz de algumas resenhas suas notei que o nome do blog está ERRADO.
    Mas não se irrite, pois você narra a história de uma forma extremamente divertida, que faz a gente ter vontade assistir.
    Quanto ao nome do blog, a partir do sentimento que passa, devia ser Vingadores do entusiasmo.
    Parabéns, continue assim.

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...