Uma parada sem previsão de volta




Tomei emprestada a frase é de um certo cantor mineiro anunciando a separação de determinada banda em 2019. O Vingadores da Depressão acaba de entrar em uma parada sem previsão de volta.

Sem querer parecer o meme do "visionário Kevin Feige", que sempre tem tudo planejado desde eras ancestrais, confesso já estava decidida desde antes da San Diego Comic-Con, em julho. O que me segurou foi o incentivo que recebi para tentar o credenciamento de imprensa/influencer da CCXP19. Eu nunca havia me inscrito, mas pensei que cobrir o painel da Marvel Studios seria uma boa forma de fechar este ciclo. E para participar eu precisava das páginas em pleno funcionamento.

Como vocês sabem, meu credenciamento foi negado. O que não contei é que ainda tentei pedir um convite. Enviei e-mails para contatos da Disney no Brasil, me apresentando e contando minha história, e um deles foi respondido: sem convites naquela edição. De qualquer forma, vendo o caos da fila no dia anterior, e sabendo que foram apenas 20 minutos do chefe mostrando pouca coisa, parei de sofrer. Foi uma boa viagem a São Paulo. Desta vez tive tempo para visitar pontos turísticos, como o MASP e o congestionamento em dia de chuva.

Em 2019, principalmente, notei que já não presto um bom serviço ao fandom brasileiro da Marvel Studios. Quando comecei, no fim de 2011, eu tinha mais tempo, disposição e mais gente. Tudo era novo e quase não existiam contas dedicadas exclusivamente ao cast e aos filmes do MCU. Precisávamos ir atrás das notícias MESMO. Muitos sites especializados em "comic book movies" em geral ainda estavam engatinhando. Hoje são gigantescos, muitos, e em diversos países.

Quando retornamos em 2015, o cenário já era mais amplo, havia fansites consolidados. Continuamos produzindo e, mais adiante, segui sozinha. Fui abandonando alguns canais que já não davam retorno ou não poderiam ser alimentados como devem: Facebook, Tumblr, Youtube.

Nestes últimos anos, eu já não tinha a mesma disponibilidade para produzir. E produzir o que, uma vez que outras páginas fazem um ótimo trabalho com gente em função disso?

Mais além, vem me faltando o que eu considerava o principal diferencial no meu trabalho aqui e no Twitter: a inspiração. No início, eu podia até dar a mesma notícia que diversos sites replicavam, mas com um tratamento especial. Eu escrevia minha visão daquilo. E calhou que sou naturalmente bem-humorada. A produção fluía e as pessoas gostavam. Não era forçado. Simplesmente saía assim.

Porém, as coisas mudaram, eu mudei. Estou cansada, sabe? Quem teve a curiosidade de ler meu perfil aqui no blog descobriu que já trabalho com as palavras há muitos anos. E faz algum tempo que o cansaço e a falta de disposição me impedem de chegar em casa e encarar novamente teclado, monitor e mais linhas para preencher. Ando mais ocupada off-line, tenho demandas minhas e de outras pessoas.

Neste último ano também me vi em uma encruzilhada. Meu público mudou e, entre outras coisas, não tem mais paciência pra ler textões. Não tenho a menor vontade de virar Youtuber. O fato de eu ter deletado meus perfis pessoais nas redes sociais já diz tudo. Infelizmente, não tenho condições de tocar um podcast semanal. Qual rumo tomar? Pensei muito, de verdade, no que eu poderia fazer para continuar relevante e ter talvez pelo menos mais uma fase do Marvel Cinematic Universe (MCU) de sobrevida. Nada me ocorreu.

Não atendo mais às demandas de quem me segue. Se você rolar minha timeline do Twitter nos últimos tempos vai perceber que eu ando perdida. Há mais retweets que tweets. E retweets de gente que aposto que você segue. Eu também notei e peço desculpas.

Também entrei em uma fase em que preciso fazer mudanças inadiáveis. Elas vão demandar reflexão, energia, tempo. E o Vingadores Deprê não se encaixa neste meu momento, e talvez nem no futuro que se desenha.

Além disso, estou precisando dar um tempo e me afastar do Twitter, que anda mais me irritando do que divertindo ultimamente. Necessito de mais tempo longe da internet. Subir à superfície e respirar.

Eu queria escrever um "espero que você entenda", só que isso não faz sentido. Esteja livre para não entender também.

Fica aqui meu desabafo, na medida do possível, e a explicação da minha pausa sem data pra acabar. Pode ser que os ventos mudem e eu volte daqui a um mês, ou um ano, como em 2014/15. Ou cinco. Ou nunca. Tive um blog pessoal que ficou lá e só lembrei de deletá-lo há uns anos. Já tive projetos sobre outros assuntos, mas este aqui foi o que mais durou. Desta vez não vou apagar.

Para quem anda sem ideias, até que eu escrevi pra caramba.

Fica aqui meu agradecimento a você que me acompanha e chegou até aqui. Talvez um dia a gente se esbarre na fila para a pré-venda de ingressos de algum filme novo da Marvel Studios. Ou em outra na CCXP. Embora a gente não vá saber quem é quem. Obrigada.

Cristiane, a Cris do Vingadores Deprê

Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...