Passaralho na Marvel? Age of Ultron foi um fracasso? Quequitáacontecenu?

cinetop.com.br

Essa semana foi louca, hein? Pelo menos pra quem segue os principais portais de notícias especializadas em cinema/cultura pop, ou seja, a gente mesmo, né? Cê não chegou aqui por acaso.

Bom, segundo essa galera aí, a Marvel Studios tá passando por uma super-reformulação nos bastidores e tem uma gente sendo eliminada do Masterchef do Feige.


 A partir de agora, vou fazer um recapitula do que apareceu na mídia nesta semana. Quer dizer que vou falar pra c*ralho, ainda mais que estou com tempo livre. Se quiser desistir, a hora é agora.

Que espécie de redatora escreve esse tipo de coisa? Espantando o leitor. Retiro o que eu disse. Continue lendo! :D

Senta aqui. Deixa eu te contar o bafão. O Kevin Feige, presidente da Marvel Studios nunca mandou em tudo sozinho. Ele respondia ao presidente da Marvel Entertainment, o Ike Perlmutter. Só que agora, ele não obedece mais a esse cara. Feige agora vai se reportar DIRETAMENTE ao presidente da Walt Disney Studios, Alan Horn. Isso saiu no Hollywood Reporter e o Judão fez uma bela matéria explicando tudo. Leia aqui

Se você ler, vai ver que o Ike era meio que o cara do “seje menas”. Ele que botava freio nas coisas, controlava o orçamento, e também é dele o e-mail do #SonyHack falando que filme com super-heróina é desastre na certa. Ele continua no comando da Marvel Entertainment (que é a dos quadrinhos, da Marvel Television), e vai dar umas opiniões indiretas no MCU, mas a palavra final agora é do Feige, se o Seu Disney lá deixar, lógico. Aparentemente o Horn é menos cabeça dura que o Ike. Pode ser também que agora os filmes das super-heroínas da Marvel e os produtos licenciados com elas venham pra ficar. Posso ouvir um GLÓRIA? Um Amém, pelo menos?

Saíram também outras duas matérias sobre o mesmo assunto, no Melhores do Mundo e no Judão, comentando o que seria a primeira decisão do Feige agora que ele tá “No Strings Attached”: dissolveu o Comitê Criativo da Marvel. Quem é esse povo? MDM explica:

“(...) todo o Marvel Creative Committee – uma espécie de grupo de conselheiros criativos para guiar as adaptações do estúdio – foi dissolvido numa decisão tomada após o anúncio de segunda-feira. O grupo continha nomes famosos como Brian Michael Bendis e Joe Quesada que agora vão ter que riscar mais uma linha do Lattes currículo. E parece que o bilhetinho do RH chegou por pura incompetência: o grupo, que inicialmente orientou boa parte das produções do estúdio, teria se tornado obsoleto frente ao crescimento do mesmo. Isso, além do rumor de que talvez o grupo teria sido responsável, por exemplo, pela saída de Edgar Wright do filme do Homem-Formiga (depois de quase cinco anos de planejamento) teria sido um fator determinante para a dissolução.”

É um passaralho (demissão em massa)? Não sei, por isso coloquei a interrogação lá no título. A dissolução do conselho não significa necessariamente que essas pessoas estão fora da Marvel. Pra mim, elas foram “mandadas embora” deste comitê especificamente.

A dissolução do grupo pode significar duas coisas:

1)     Agora quem fizer os filmes da Marvel vai ter mais liberdade criativa, pra colocar um toque pessoal na parada, uma visão própria, etc. Isso é o que já afastou vários diretores. Entre eles, mais recentemente, a Ava DuVernay, que chegou a se reunir com os produtores pra falar de Pantera Negra, mas não topou.

2)     Era esse comitê que colocava “a Marvel nos filmes da Marvel”, como disse o MDM. Esse povo que falava, por exemplo, que o Homem de Ferro tem que ser assim nos filmes, porque na HQ ele é assim. Era essa gente que fazia a ligações entre as histórias, foi esse povo que inventou a cena do Nick Fury chamando o Tony Stark pros Vingadores. Essa gente é que ajudou a criar a base do que é o MCU, e que agora inspirou a Warner a botar o Batman no filme do Superman e etc. Entendeu?

É, pode dar certo, mas pode dar ruim também!

Agora quem vai ficar com a função do comitê, além do Feige, é a Victoria Alonso e o Louis D’Esposito. Acho que a gente não ficou completamente entregue porque nesses anos todos acompanhando as produções eles sabem o que fazer, né?... Né? OO’ Por via das dúvidas, se você é uma pessoa religiosa, bota esses três nas suas orações. Custa nada =P

Quando vamos ver o primeiro filme da Marvel Studios feito sem o comitê? O MDM acha que é ano que vem com o Doutor Estranho. Judão já acha que vai ser Guardiões da Galáxia Vol. 2, em 2017 porque o Doutor já está em pré-produção.

E o flop de Vingadores: A Era de Ultron?


A Marvel desperta muitas paixões. Não estou sendo romântica não. Estou falando de emoções exacerbadas. A DC também desperta isso. As pessoas ficam exaltadas. Toda vez que eu toco nesse assunto, tenho medo de apanhar virtualmente. Mas, pra mim, Age of Ultron flopou.

Acho que disso você não pode discordar: a segunda aventura da super-equipe que a gente tanto ama não gerou nem a metade do buzz que Vingadores fez lá pelos idos de 2012 (saudades, 2012). Naquele ano, não se falava de outra coisa internet, na televisão. Nas ruas. ATÉ NA RUA O POVO FALAVA DESSE FILME. Você viu isso em 2015? As reações foram bem mornas, pra não dizer outra coisa.

“Ah, pra mim isso não faz diferença. Só quero assistir o filme. Eu gostei, e não vou ganhar um tostão. Nem sei pra que você discute isso!”. Gente, mas a minha função é discutir esse tipo de coisa!:D E isso aí acaba espirrando na gente, no consumidor final.

"EU TAVA CEEEEEEEEERTAAAAA!!!!"

Fiquei muito satisfeita nesta semana quando saiu uma matéria falando que a Marvel SUPOSTAMENTE também considera Age of Ultron um fracasso. “Nossa, mas você fala que é fã e parece hater”. COISINHA, VÁ DEVAGAR. CALMA.

AOU fez dinheiro? Fez. O Box Office Mojo aponta ele como o segundo filme mais lucrativo do Marvel Cinematic Universe, atrás justamente do seu antecessor. Mas, de acordo com o Bleeding Cool, citado aqui no Legião dos Heróis, não fez dinheiro suficiente, como o mesmo Box Office Mojo também revela:


Beijo grande pra turma de Exatas =*



Neste ano, a Marvel Studios assistiu Vingadores sendo atropelado (ahá) por Velozes e Furiosos 7, que tinha saído primeiro, e logo em seguida veio o Chris Pratt montado num tiranossauro roubar o terceiro lugar nas maiores bilheterias mundiais com Jurassic World. O Vingadores de 2012 caiu pro 4º lugar e AOU ficou em 6º. Tudo isso no primeiro semestre! E sabe da maior? Pode cair mais ainda! Até dezembro ainda tem o novo 007, Star Wars (que é da Disney, de qualquer forma) e, maior que tudo isso (vamos reconhecer) o final de Hunger Games: A Esperança – Parte 2. 



A Era de Ultron não se saiu tão mal, mas também foi aquém do que se espera de uma p**** de um filme dos VINGADORES. Era pra ser um evento, um mega acontecimento. Passou longe disso. Mad Max fez mais barulho.

E atenção para este trecho da matéria do LH:

“Basicamente, isso se deve ao fato de Era de Ultron ter recebido mais criticas negativas do que Os Vingadores, o que afastou algumas pessoas do cinema. Afinal, grande parte do público não volta para assistir um segundo filme, que, em tese, foi pior do que o primeiro. Como resultado, a Disney vê o filme como um ‘fracasso’.”

Vamos usar o Rotten Tomatoes para ilustrar esse fato:


O Rotten contabiliza 315 críticas para Vingadores contra 281 de Age of Ultron. O número de críticas negativas subiu de 26 para 72, e mais uma vez chamo o povo de Exatas para explicar melhor o tamanho da tragédia. Só sei que aumentou mais de 100%, não?! =P



Tem mais.

“Tal ‘fracasso’ permitiu que Kevin Feige tirasse Isaac Perlmutter da jogada, e forçasse a dissolução do Comitê Criativo da Marvel alguns meses atrás.”

Tá vendo como que as coisas acontecem? Um resultado abaixo do esperado (não vamos falar da sua opinião agora) pode ter gerado uma mudança significativa nos bastidores do MCU, que vai começar a alterar o jeito de fazer filmes, os filmes que você gosta e consome, e que você vai ver na sua próxima ida ao cinema.  Estamos de oooooolho... Acompanhe as cenas dos próximos capítulos ;)

2 comentários:

  1. E tudo isso por causa da cagada que fizeram colocando uma casal tão nada haver como Hulktasha que estragou a personagem e por ter tirado o papel do Hank Pym como criador do Ultron. (Minha opinião)

    ResponderExcluir
  2. Também tenho saudades de 2012... Não se falava de outra coisa, nas ruas, TV, sites... Os Vingadores foram uma paixão mundial que ultrapassou todo o tipo de barreira social. Mas mesmo eu sendo uma maníaca pelo universo Marvel, concordo que a Era de Ultron foi horrível. Ele era o 2º vilão que eu tinha mais medo e agora virou uma piada. A história dele até tinha uma pegada ecológica, como foi programado para proteger a Terra percebeu que quem a destruía era os humanos e resolveu os destruir.
    Às vezes percebo que o desenho Esquadrão de Heróis foi mais fiel as histórias originais do que os filmes.
    Estou com medo do que vão fazer com o Thanos. Será ele mais um vilão simpático ou o amedrontador que conheço? Oremos...

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...