Bem vindo de volta, Frank (e à Netflix também) - Avengers: Random & Fandom

Nota: A coluna de hoje possui SPOILERS de "Bem vindo de volta, Frank" (parte 1), recentemente lançado pela Marvel.


Frank Castle (Justiceiro) está chegando na segunda temporada de Demolidor, série produzida pela Netflix. O teaser da nova temporada saiu essa semana e eu fiquei curiosíssima com o novo nêmesis do Murdock. Então, li o "Bem vindo de volta, Frank" e hoje, farei uma breve review, misturada com minhas perspectivas para o personagem na série.

Tenho muita esperança que esse arco seja incluído na série da Netflix, pois é extremamente político e muito questionador. Eu acho que a história desse arco pode ter sido uma forte influência para a Netflix porque a luta entre Demolidor e Justiceiro no trailer é muito parecida com a da HQ: 



Cena que também ocorre na HQ:



A trama de "Welcome back, Frank" é o plano de Frank Castle de punir o clã Gnucci, na sua cruzada contra os clãs de gangsters de Nova York, que trucidaram sua família e saíram impunes na Justiça por terem juízes e promotores comprados a seu favor. O que parece uma simples vingança é levado a cabo de maneira extravagante, com muitas explosões e muita sanguinolência, numa cruzada de Frank para chegar a matriarca do clã, mama Gnucci. A polícia de Nova York praticamente abandona o caso, pois os policiais admiram Castle e o respeitam e o apoiam. Um tira falido e uma funcionária pária são os únicos que vão em frente com o caso, mas sem grandes perspectivas. 

O que é realmente diferencial em relação a tramas anarquistas é a postura por vezes niilista, por vezes anarquista de Frank, porque realmente eu, como leitora, não consegui mesmo ficar totalmente contra ele, mesmo discordando de seus métodos, porque Frank inegavelmente ressalta o quanto o sistema legal e todo o aparato social estão corrompidos e via de regra servem aqueles que deveriam punir e condenam aqueles a quem deveriam defender. Não há justiça neutra, há justiça para os que têm poder para influenciá-la.

Claro que, o confronto de Castle e Murdock é um claro confronto entre democracia e 'justiça com as próprias mãos'. O fato de Matt ser um advogado ressalta isso. Mas a dureza de Frank, ex-soldado no Vietnã, não compra o discurso de Murdock. O leitor fica realmente dividido e sem saber qual lado escolher, como se posicionar. É uma sinuca de bico.

Ao longo da trama, paralelamente ao eixo de Castle, temos o surgimento de muitos outros justiceiros. Tem o "Elite", no melhor estilo pureza branca, que assassina tudo e todos que ousem sujar a área nobre onde vive;  tem o "Mr. Payback"  que vinga-se com fogo e sangue no melhor estilo anarco-TylerDurdeniano de grandes empresários corporativistas na base de bazucas e chacinas e também o "Santo", um padre que assassina a machadadas seus fiéis que confessam crimes brutais e infrações diversas no confessionário de uma igreja do Harlem.



Acho que esses três levam o leitor a refletir no quanto é perigosa a atração que sentimos pelo Justiceiro. Abrir a exceção para um discurso de justiça com as próprias mãos é abrir a exceção para todos (embora eu não minta que minhas tendências anarco-marxistas me tenham feito pular na cadeira com o Mr. Payback) e o quanto isso sai fora de controle por causa do sucesso do exemplo de Castle em sair impune (devido a seu treinamento militar e ao respeito que ele cativa com os policiais). Seria algo fenomenal de se ver na Netflix, ver Hell's Kitchen em chamas, e também funcionária como um ótimo gancho para a união de Mudorck com Cage, Jones e o Punho de Ferro (cujas séries-solo já ganharam confirmação de produção e continuação, junto com a de Castle). Seria algo realmente incrível de se ver desenvolvido pela Netflix e acho que a enfermeira Claire pode ser o pivô para união de todos eles nesse cenário de caos. Mas são apostas no escuro.

(E AINDA TEMOS A ELEKTRA PRA BOTAR MAIS GASOLINA NAS CHAMAS DO CABARÉ)

Bom, enquanto não temos certezas, vamos especulando e se divirtam com o teaser da nova temporada:





Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...