O melhor e o pior de Vingadores: Ultimato (COM SPOILERS)



Dez anos depois, chegamos aqui, minha gente. O fim da agora chamada Saga do Infinito, com 22 filmes, está sobre nós. Muitos começaram crianças, ou adolescentes, ou já mais velhos, e esses personagens, atores e cineastas passaram a fazer parte das nossas vidas. A sensação hoje pra mim é bem esquisita, na falta de o cérebro conseguir definir melhor o que está acontecendo.

Assisti ao filme ontem (25), mas cheguei tão exausta que deixei minha resenha em tópicos para o dia seguinte. Pra quem tá chegando agora e não sabe como funciona, isso aqui é uma mistura de crítica, com resumo do filme, com memes, com surtos, em ordem nada cronológica, e SPOILERS, muitos SPOILERS. Leia por sua conta e risco. 

Se está dispostx continuar, abrace essa saudade louca, role a página e dê play no refrão épico que escolhi pra nos guiar:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.


- Eu sempre começo falando se vale a pena ver em 3D ou não. Por mim, você pode ver em 3D, em IMAX, 4DX, em 2D, na sua casa, o negócio é ASSISTIR A ESTE FILME, desde que seja com imagem boa.

- Só peço encarecidamente que você evite spoilers a todo custo porque eles podem estragar real sua experiência. E também não dê spoiler, nem falso spoiler pra zoar. Nem se a pessoa te implorar. Não seja essa pessoa. NÃO SEJA ESSA PESSOA EM HIPÓTESE ALGUMA.

- Quem viu trailer se lascou, porque tem cena que não entrou no filme. Eu não avisei?


- Não cheguei a ler as teorias, mas acho que a única que estava certa era a da viagem no tempo. Mesmo assim, eu não imaginava que seria daquele jeito. Bem, mais ou menos:



- Vingadores: Ultimato começa exatamente como Infinity War devia ter terminado: com o Thor cortando o braço da manopla ou a cabeça do Thanos. Mas, too late, neném. As Joias do Infinito sumiram, como as Esferas do Dragão. Ou melhor, o Thanos destruiu todas, deve ter pegado os cacos pra fazer cerol e soltar pipa no meio do mato.


- De qualquer forma, numa plot que até lembra um pouquinho Dragon Ball, eles tiveram que ir atrás das Joias em mil lugares diferentes, só que no espaço/tempo. 

O rato salvou o Homem-Formiga. Baita homenagem ao Mickey


- Esse começo do filme é muito triste. Parece que ele foi feito especialmente pra doer. Principalmente quando você vê o Tony magrinho, com o reator até saltando do peito, tomando soro na veia. É tudo triste, há muita raiva, não há horizonte. Acho que o fato de eles, desta vez, executarem o plano direitinho e não dar certo foi bem realista. Há coisas na vida que não têm conserto.

- E QUE ATUAÇÃO, ROBERT DOWNEY JR.! MISERICÓRDIA. Por muito menos teve gente indicada ao Oscar. Estamos de olho, Academia. 

- Na verdade, tava todo mundo muito bem neste filme. Pra não destacar só os óbvios, o que foi o PAUL RUDD, Brasil?

- O que acontece é que depois que eles matam o Thanos e as Joias não existem mais, passam os tais 5 ANOS QUE FALARAM QUE IA PASSAR. É isso, gente. Eles meio que se entregam. Menos a Natasha  - AI, NATASHA =(


- Steve agora coordena um pequeno grupo de terapia, onde encontramos Joe Russo, o diretor, talvez fazendo o papel do primeiro personagem gay em todos esses anos de Marvel Cinematic Universe. 

Eu falei que não tinha referência às séries da Netflix, mas tem sim, né Bruce?



- E nessa de se entregar e desistir, chegamos ao Thor. Acho que alguns de vocês vão concordar que o Thor merecia um texto só dele porque, minha gente, é polêmico.

- NENHUM BONEQUINHO, NENHUM PÔSTER te preparou para o que acontece com o Thor. ERA GOLPE.

- Vou tirar logo isso do caminho: você achou que eu ia ficar puta, né? Pois achou errado! Me diverti horrores.

- Confesso que eu também estou surpresa de não ter ficado com raiva, por isso respeito quem tenha ficado. Acredito que não foi pouca gente.

- Pois bem, meus caros. A Valquíria, o Korg, o Miek e um punhado de asgardianos fugiram na Commodore sim, sobreviveram sim, e a gente não vê nada disso em cena. Eles reconstruíram Asgard lá naquele terreninho na Noruega SIM, e tá longe de ser um primor da arquitetura. Na verdade, é uma mistura de Asgard com a favela dos “camarões” do filme Distrito 9 e a vila de pescadores do Aquaman lá na Liga da Justiça.

 - Aí Rocket e Hulk Banner chegam lá de pau de arara na traseira da caminhonetezinha pra buscar ele. Cinco anos, né gente? Precisamos de todo mundo junto pra salvar o universo, vamos reverter essa merda. Eles são recepcionados pela Valquíria Rainha Sensata (guarde este título), que tá lá trabalhando e explica que o Thor não tá fazendo muito a social, que só passa lá pra buscar as cangibrina.

- Eles chegam ao barracão do Thor, que é naquela portinha que o Rocket abre no trailer. Rapaz...Nada te prepara pra isso. Eu miei.


- Eis que surge Thor, com uma barriguinha roubada diretamente do armário de figurinos de O Professor Aloprado ou Vovózona, trêbado, xingando as pessoas na partida de Fortnite – jogo favorito dos irmãos Russo, morando com Korg e Miek. Korg COM A CAMISA DE ABACAXI DO TAIKA WAITITI, QUE COISA SENSACIONAL. 


- Pra mim o mais problemático foi o Thor virar o cara que xinga criancinhas na partida de Fortnite. Lamentável.

- Alguém no cinema gritou “LEBOWSKI” e eu só pude gritar junto. Quem diria que além dos outros 21 filmes da Marvel, você teria que assistir a este clássico dos irmãos Cohen? Deu até vontade de ver de novo. Assisti há anos e lembro de deitar de rir.



- De todos os Vingadores, Thor é o único que reagiu da pior maneira possível ao que aconteceu. Ele tá um caco, ele tá miserável. Constantemente eu via tweets, acho que você também viu, listando todas as merdas que aconteceram na vida do Thor em todos esses anos, e o sentimento de culpa. Pois é, ele sucumbiu. Ele, literalmente, SE LARGOU.


- E ele vai passar boa parte do filme fazendo cosplay do Jeff Bridges tonto, ansioso, com medo, descontrolado. 


Na verdade, não é de hoje que Chris Hemsworth está mandando esta mensagem subliminar para nós. Estas fotos são de 2011.


Chego até a me sentir culpada




- Mas no final, GENTEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

- Pra resumir, porque como eu disse o Thor precisa de um texto só dele, o que aconteceu com ele fez sentido PRA MIM, porque o Thor sempre foi mais emocional que racional. E ele sempre bebeu MUITO, acabou que o baque o fez passar do limite. Mais uma coisa, esse Thor que a gente viu, PRA MIM (tô sempre fazendo questão de ressaltar que é minha opinião de merda) é uma mistura do Old Thor que a gente vê nas HQs de O Carniceiro dos Deuses/Bomba Divina com o Indigno Thor de A Poderosa Thor (que ficava chorando agarrado ao Mjolnir). “Ah, mas ficou muito galhofa”. Depois de Thor: Ragnarok eu achei foi bem coerente.

- Atualizando o texto com outra referência que me ocorreu: Rei Robert Baratheon ;)

- Acho que deve ter muita gente revoltada também porque provavelmente vai ter que assistir Guardiões da Galáxia Vol. 3 pra ver o Thor. É ¯\_()_/¯
- E pra mim valeu muito a pena pra ter aquela conversa entre ele e a Frigga que eu queria demais ter visto em Thor 2. Sempre senti falta de explorarem mais a conexão dele com a mãe, porque achavam que ela só se importava com o Loki. Que cena linda, meu Deus. E a Frigga era incrível. 

- Me peguei pensando em quantas pessoas dariam um braço por uma chance de reencontrar alguém que amam, pedir conselhos ou perdão, verbalizar seus sentimentos, ver e tocar. Por uma chance de tentar salvar essa pessoa, se é o caso. Que tristeza, gente. Você também viu isso?
Na primeira imagem, Thor jogado no colo da mãe após perder o Mjolnir em em Thor #1 (2014), e abaixo em Thor, O Deus do Trovão: O Carniceiro dos Deuses (não sei o número). Qualquer semelhança...




- E agora vai ter cosplay do Thor plus-size jogador de Fortnite, Thor igual ao The Dude, Thor com a barbinha trançada. Thor virou um dos cosplays com mais opções da história. Mal posso esperar pra ver o primeiro que vai fazer. E OS BONEQUINHOS ATUALIZADOS =P

- Outra coisa que eu queria ver demais é como o Rocket tirou o Éter da Jane Foster.


- BTW, eu esperava mais é da Capitã Marvel, que mal apareceu no filme. A Brie Larson contou que gravou a participação dela em Vingadores: Ultimato antes mesmo de gravar Capitã Marvel. Acabou que ela fez o mesmo papel da polícia nos filmes de ação dos anos 80: chegar atrasada. Não foi uma merda, mas não foi satisfatório, percebe?


Isso foi pior do que eu imaginava

- Também fiquei bolada com a morte da Natasha, coisa minha mesmo, egoísmo, porque eu não queria. Só que faz sentido para o arco dela. Ela ficou anos insistindo em busca de qualquer sinal que pudesse reverter o estalar de dedos do Thanos, e estava disposta a fazer QUALQUER COISA pra consertar tudo. Nat também achava que era a que menos tinha a perder, a que menos faria falta. Colocar justo ela e Clint pra buscar a Joia da Alma foi cruel demais, a cena toda é horrível. Ela não merecia aquilo ali. Nenhum deles. PQP.

- O filme solo dela vai ser um prequel. Era pra eu ter desconfiado...

- Gente, o tanto que eu gritei quando eles conseguiram “hackear” a Nebula. Meu Deus do Céu, que coisa tensa. Foi desesperador quando Thanos começa a descobrir tudo. Nunca imaginei que aquilo aconteceria! Que angústia!


- Achei bem realista o jeito que o mundo ficou após cinco anos do estalar de dedos. Cinco anos não seria suficiente para as pessoas se recuperarem e a sociedade seguir em frente. Ao mesmo tempo em que eles construíram memoriais, eles não conseguem resolver os problemas das casas abandonadas e do lixo na rua. E, por outro lado, as baleias estão chegando mais perto da costa na área urbana porque há menos navios e elas estão seguras. Olha a complexidade disso. 


I can't
- Você precisa ver todos ou o maior número possível de filmes e até séries da Marvel porque aparece TODO MUNDO. Quem viu tudo teve 100% de aproveitamento. Eu dei um berro quando apareceu a Anciã. E o Jarvis (de Agent Carter <3), e falaram o nome do Doctor List (Winter Soldier, Agents of SHIELD, que eu nem vejo mais), e aparece até o malinha do Harley (Homem de Ferro 3).

- Se não tiver visto os outros filmes a pessoa também vai boiar nas referências. Por exemplo, ela não vai SURTAR COMPLETAMENTE quando Steve falar “Hail, Hydra” no ouvido do Jasper Sitwell.


- Eu também achei que Vingadores: Ultimato tem umas cenas violentas bem mais “gráficas” do que nos outros filmes. O Thanos decapitado, as queimaduras que a manopla causa em quem a usa, o Clint Ronin degolando o mafioso no meio da rua, a Natasha ( =( ). Bem pesado comparado com os padrões aos quais estamos acostumados. 

Como diz a Pepper  Potts, "isso foi muito violento"


- Ava Russo (filha do Joe) é a Lila Barton, filha do Clint. E a Katherine Langford, dos 13 Porquês, não apareceu no filme.

- Esse texto já tá ficando grande demais.


- Pessoal, na batalha final, em que todos os mortos começam a voltar e entrar na luta, eu chorei. Não sei o que foi que me deu. Foi a primeira e a única vez nesse filme e em todos os outros que eu chorei. Um choro quase sem lágrimas, bem estranho, mas veio do fundo da minha alma. Cheguei a falar baixinho “eu não acredito que isso está acontecendo”, porque eu estava maravilhada e triste ao mesmo tempo. Não sei explicar.
 

Estágios assistindo à volta dos que não foram + batalha final



- Quando eu falei no Twitter que tudo que podia acontecer, pra bem ou pra mal, acontece neste filme, é verdade. Por exemplo, eu pensei que o Mjolnir tinha saído do chão sozinho pra salvar o Thor, que tava pra levar a machadada final do Thanos, mas era o Steve. Steve ergueu o Mjolnir. A sala de cinema foi abaixo.

- Em algum lugar do universo, Thor está desarmado. E em algum lugar do universo, LOKI ESTÁ VIVO e com o Tesseract na mão. Estão felizes?

- Eles foram bagunçando a timeline toda no caminho. Steve falou com ele mesmo (!) que o Bucky tava vivo!

- E Peter Parker saiu correndo com a Manopla com a ajuda de todas as super-heroínas. A Pepper na Resgate. E a Valquíria com o Pégasus (onde ele tava, gente?). E eu chorando. 


Foi tudo muito rápido


- E a gente preparado pra morte do Capitão América, vem o Tony. E eles preparando o terreno o tempo todo. Ele refez a vida, foi para uma casa mais humilde, virou “dono de casa” cuidando da Morgan. Sim, parece que a Pepper estava mesmo grávida e não sabia. Ou ficou pouco tempo depois. Assim como o Thor, no passado ele tem oportunidade de falar com o pai, e é muito emocional também. Acredito que os fãs do Homem de Ferro estão se sentindo redimidos e satisfeitos nesse sentido porque sim, tudo que aconteceu foi uma “prova de que Tony Stark tem coração”. Mas, eu não queria isso. Na hora eu só consegui ficar arrepiada. Eu fiquei inteira arrepiada, cara. Acho que a ficha ainda não caiu. Sem reação.

- Lá pelas tantas eu jurava que ia ficar tudo bem com o Steve. Já tinha respirado aliviada, eu tava quase feliz. Quase. Mas faltava o que eu mais temia. É, o que eu não queria que acontecesse porque seria muito previsível, aconteceu: ELE VOLTOU PRO PASSADO PRA FICAR COM A PEGGY. ELE VOLTOU.


Faz nem um mês que acabou Espelho da Vida. Tenham bom senso, roteiristas!

- Quando eu vi o velhinho sentado de costas no banco eu gritei “AH NÃO”.

- Ao mesmo tempo em que não tinha outro jeito disso acabar, não tinha mesmo outro jeito?

- Eu nem consegui comemorar que agora SAM WILSON É O CAPITÃO AMÉRICA, QUE EU SEMPRE QUIS ISSO porque eu só pensava “O Steve tá morto já, ele vai dormir e amanhecer morto igual à Rose do Titanic qualquer dia desses =’(("

- Tô tentando ficar feliz com a felicidade do Steve porque eu gosto muito dele, vocês não fazem ideia, mas não queria perde-lo. Tá doendo...

- E o Thor, quer o trono menos que um certo personagem de certa série que tá passando aí, entregou o cargo de rei para a primeira pessoa sensata que apareceu. Que, graças aos deuses, É A VALQUÍRIA. Sério, gente. Podemos falar “VALQUÍRIA RAINHA!” à vontade porque agora é oficial! Os olhinhos dela até brilharam pensando nas obras de pavimentação e saneamento básico que ela vai fazer na Nova Asgard.


- Confesso que na hora eu pensei, “poxa, Thor?”, mas ele nunca quis ser rei mesmo. Já é a segunda vez que ele faz isso (a primeira foi pro Odin/Loki), e em Ragnarok ele fala com a Hela que daria aquele fardo pra outra pessoa de bom grado, mas pra ela não dava porque era a pior opção. Largou o trono e saiu correndo. Típico.

- O que eu não imaginava é que ele se juntaria aos Asgardians of the Galaxy logo de cara. Será que ele vai aparecer no terceiro filme mesmo ou sai um Thor 4 ou (“4hor”) com o Taika Waititi pra evitar transtornos aos que estão boicotando? O Renascer dos Deuses tá aí de bobeira nas prateleiras...


Eu tentando entender qual Nebula matou qual e como ela não morreu no presente


- Era verdade: não existe cena pós-créditos. Na minha sessão, bem no finzinho dava pra ouvir alguém martelando metal. Pensamos que fosse uma cena, mas não era. Você ouviu isso também (vai quer era barulho no cinema)? Era uma referência ao finado Tony?

- Parece que ainda não acredito que ele se foi.

- E os créditos finais com os autógrafos deles na tela?

- Sei que tem muita gente que não gostou desse filme, e é péssimo estar no meio de uma outra porção de gente que gostou. Por enquanto, não acho que estamos diante de um Era de Ultron, que a gente empolga e depois vem a ressaca. Pra mim, o que eles fizeram foi uma grande homenagem aos que acompanharam as histórias desses personagens até aqui, com altos e baixos, recompensando quem assistiu tudo (com referências a praticamente tudo – menos Netflix). 


Na hora de finalmente soltar o grito de "AVENGERS ASSEMBLE" da garganta


- Fiquei muito feliz em ter chegado até aqui, passado por isso tudo. Mas, agora realmente não sei o que vai ser de nós. Não sei o que eles pretendem fazer nos próximos 10 anos. Tá rolando meio que um vazio. Muita gente vai parar de acompanhar os filmes que eu sei, porque uma parte desse universo foi embora agora. Não será a mesma coisa. Compreendo. O que nos resta agora é viver o momento, viver este fim, e torcer pelo melhor.

- Vou encerrar esse post gigante da forma mais cafona possível, agradecendo a você que chegou ao final deste texto, aos que acompanham o Vingadores da Depressão, as idas e vindas, os erros e acertos. Embora eles não vão ver, agradeço também a Robert Downey Jr., Scarlett Johansson (que ainda vai ficar mais um pouco) e Chris Evans pelo seu trabalho dando vida a esses personagens e a todos os momentos que nos proporcionaram, e aos irmãos Russo, os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely, ao Feige, ao elenco gigante que não dá pra botar nome por nome aqui. Obrigada por todos esses anos em que esses filmes e séries trouxeram um pouco de alegria pra minha vida e a de tantas pessoas. De verdade. 

3 comentários:

  1. Dei uma choradinha com o texto lembrando de tudo, confesso kkkkk Eu amei cada detalhe do filme tb. Até entendo a raiva de alguns com certos detalhes, mas eu achei que o filme fechou todas as pontas com muita sensibilidade. Como alguém que entrou nesse universo de heróis pelo MCU, não tenho do que reclamar. Amei d+ <3 E eu to muito animadaaaaa pros próximos anos! To prontíssima pra ser surpreendida!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com muita coisa dita no texto, e minha sensação é que esse filme se parece menos com um filme de fato,por isso muita gente vai achar guerra infinita melhor, e eh justo. Parece um episódio muito longo(season finale) de uma série de quebra da 4 parede. Vários momentos pareciam que os personagens sabiam que estavam num filme, sei lá, parece meio louco, mas eh oq sinto... e sabe o filme faz a sua maneira aquilo que eu mais gosto na Marvel, que Stan Lee plantou lá atrás... Nós somos uma família, e o filme passa por diversos momentos com o laço familiar sendo explorada incansavelmente... E isso me deixou muito feliz, mesmo que muitas famílias tradicionais, tirando os guardiões... Sem mostrar diversidade familiar(ainda!! Vao mostrar)... Foi lindo demais. Um ponto que vi meninas comentando sobre a representatividade feminina na tela, que parecia em diversos momentos genérico e acessório... Sinto que se fosse algo diferente, seria meio que hipócrita né, foram 10 anos utilizando personagens femininas meio que assim(por diversos motivos roteiristas/diretores e dono)... Só que eu acho que o grande barato feminino do filme e a passagem do bastao, e consciência disso(caso da Valquíria eh um exemplo, as filhas são outros). Enfim, gostei demais, o ato final fico até agora sem entender... E nos créditos só acompanhei a música olhando a tela até ficar branca com cara de bobo.
    PS: uma participação muito especial na reuniao que aparece o Joe russo, aparece tbm o Jim Starlin, criador do thanos. Achei muito legal... Pq ele tá meio brigado com a Marvel comics rs

    ResponderExcluir
  3. Acho que o escudo deveria passar para o buck o falcão é um personagem muito fraco, Marvel errou

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...