O que você precisa saber para ir à CCXP19 segundo a Vingadores Deprê

Estande da Marvel Studios na CCXP17

Em dezembro de 2017 estive pela primeira vez na Comic-Con Experience (CCXP), em São Paulo. Também foi minha primeira viagem solo. Muitas coisas deram certo, outras nem tanto, e hoje a nerdaiada brasileira se prepara novamente para invadir a capital paulista entre os dias 5 e 8 de dezembro.

Na época eu fiz quase um bate e volta e não achei que minha experiência fosse digna de nota, mas como qualquer experiência é experiência e disseram na enquete do Twitter que gostariam de algumas dicas sobre como proceder no evento, finalmente estou aqui para trazer um pouco de luz a quem está perdido. Este post é principalmente para quem, assim como eu, mora em outro estado.

Dividi este post em categorias para ficar mais organizado e ajudar quem tem interesse em apenas um tema específico. Inclusive, ORGANIZAÇÃO é a palavra chave é a palavra chave para qualquer pessoa que está planejando uma viagem ou ida a um evento específico. Então, pegue o seu bloquinho e tome nota do que eu vou explicar aqui (ou salve nos favoritos, né?).












O que é que eu compro primeiro?


Sem a ou as credenciais você não vai entrar, né? Em 2017, eu comprei a credencial primeiro, depois a hospedagem, as passagens e por último o seguro viagem (importante!). Neste ano, providenciei a hospedagem primeiro porque fiquei com medo de perder a vaga no local que escolhi. Isso porque acho que ele será bem procurado no período do evento. Em seguida, as credenciais e depois vão as passagens. Esta ordem depende da sua disponibilidade, do que você pretende, quanto tempo vai ficar lá, do seu orçamento. Coloque tudo no papel.


Comprando a credencial (ingresso)


As credenciais da CCXP19 começaram a ser vendidas em 9 de abril. Você pode comprar uma credencial para quantos dias quiser ou uma para ir aos quatro dias. Escrevo este post em 13 de abril e os ingressos Full Experience e Quatro Dias já estão esgotados. Também existem as categorias Epic Experience e Unlock. Para mais detalhes do que cada uma oferece, clique aqui.

Sábado é, sem dúvida, o dia mais concorrido e mais cheio da CCXP. É o ingresso que tem maior potencial para acabar primeiro, especialmente quando houver algum anúncio para a data. Assim como na San Diego Comic-Con, sábado é o dia tradicional do painel da Marvel Studios. O domingo também está com o mesmo preço nesta edição.

Outra coisa importante que você precisa saber é que neste ano o Omelete (=P) separou financeiramente a Meia-Entrada do Ingresso Social. Antes era tudo o mesmo preço. Agora, a Meia-Entrada é para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, aposentados, professores das redes estaduais e municipais de São Paulo.

Painel de ingressos por volta das 19h de 13 de abril no site da CCXP

E o Ingresso Social, que ficou R$ 20 mais caro, é para quem doar um livro em bom estado na entrada do evento. Não pode ser qualquer livro. ATENÇÃO: se você comprou a credencial para os quatro dias, vai doar apenas 1 livro. Mas, se por exemplo, você comprou quinta esexta, vai doar um livro na quinta e outro livro na sexta, entendeu?

Para comprar é preciso fazer um cadastro no site da CCXP. Se você já tem uma conta na loja Mundo Geek, é só usar o mesmo login. Lá no site você escolhe os dias (coloque no carrinho um de cada vez), preencher os dados solicitados para sair na sua credencial, escolher a forma de pagamento (cartão, boleto bancário, pode parcelar também), escolher como quer pegar a credencial (receber em casa por R$ 21 de frete ou pegar no São Paulo Expo no dia – tem fila), comprar um cordão temático pra pendurar a credencial (se você não quiser, a credencial chega com um cordão da CCXP. Você não vai ficar sem).

Deus que livre e guarde, aconteceu alguma coisa e você não pode mais ir. O site da CCXP explica que você pode CANCELAR A COMPRA e receber seu dinheiro de volta, desde que faça o procedimento sete dias depois de comprar e antes que complete 48 horas antes do evento. Saiba mais aqui


Indo para São Paulo


Eu fui e voltei de avião porque 1) Tenho medo de acidentes nas estradas 2) Naquela época, a passagem do ônibus estava o mesmo preço do avião. Entre enfrentar 10 horas apavorada a cada curva ou penhasco no “balaio” de BH pra São Paulo ou 1h20 de avião...

A vantagem do ônibus é que é só comprar as passagens pela internet ou na rodoviária (que em condições normais é mais barata do que pra voar), não tem que pagar pelas malas, não tem check-in. Fora que a maioria das pessoas tem medo é do avião. O ônibus tem menos burocracia também.

De avião é o seguinte: você deve comparar os preços das passagens em cada companhia aérea. Existem sites e aplicativos que fazem isso por você. Quando encontrar, saiba que comprar direto no site ou app da empresa (Gol, Azul, Latam, etc) é mais barato porque alguns sites especializados cobram uma “comissão”.

Enquanto escolhe, é bom monitorar as páginas das companhias DIARIAMENTE, e MAIS DE UMA VEZ POR DIA. Uma promoção pode surgir a qualquer momento.

  
Dezembro é mês de chuva no Sudeste brasileiro. Prepare-se.

Se você nunca viajou de avião, saiba que os procedimentos de embarque geralmente são bem tranquilos e a equipe da companhia aérea vai tirar todas as suas dúvidas e te ajudar no que fazer e aonde ir.

O mais chatinho é separar o que pode levar no avião ou não, o que vai em cada bagagem (spoiler: dinheiro, documentos e objetos de valor não são despachados, ficam coladinhos com você). Nos sites das empresas você encontra essas explicações, e vou indicar este post aqui também.

Infelizmente, hoje em dia a bagagem despachada (aquela mala grande que é pesada na balança da companhia aérea, fica com eles e você pega na esteira depois) é cobrada à parte. Como são só quatro dias de CCXP, se você não for fazer cosplay, acho que dá pra ir tranquilamente com bagagem de mão (mala menor que vai no compartimento em cima da poltrona e tem que seguir rigorosamente estas medidas) e uma mochila ou bolsa que cabe no seu colo ou debaixo do banco do passageiro da frente. A bagagem de mão e o item pessoal (essa bolsa) você pode levar de graça.

Uma coisa boa que é na hora que você desembarcar não vai ter que ficar esperando sua mala aparecer na esteira. É só pegar sua mochila e/ou bagagem de mão e sair PLENA (ou PLENO, ou PLENX) pelo saguão do aeroporto. Você viaja mais leve, o que dá mais liberdade de movimento e deslocamento e ainda economiza dinheiro.


Onde ficar


Já falei várias vezes que eu posso ser bem pão-dura e a atual conjuntura nacional ™ favorece isso. Se me perguntar onde ficar, rapidamente vou responder HOSTEL. Esse hotel com um S no meio é a opção mais barata de hospedagem e bom pra quem vai sozinho. Ao contrário do que muita gente pensa, se você não quiser não precisa dividir um quarto com um monte de gente que nunca viu na vida. É possível reservar um quarto individual (com banheiro coletivo do lado de fora) ou uma suíte (quarto com banheiro dentro). Essas duas opções são mais caras que o quarto coletivo, mas ainda assim mais baratas do que os hotéis.

A diferença é gritante. Em uma comparação que eu fiz, três noites em um hostel não chegavam ao valor de uma diária em um hotel três estrelas de São Paulo. Alguns hostels oferecem café da manhã de graça, outros cobram uma taxa. Você também pode usar a cozinha compartilhada e fazer seu almoço, pode pedir comida, etc. Peça mais informações e negocie a reserva diretamente com os proprietários ou gerentes. Normalmente você paga uma entrada e o restante no primeiro dia da hospedagem. Aí vai de cada um. Se você pode e quer ficar em um hotel, fique.

Pesquise tudo em sites como TripAdvisor ou o próprio Google pra ver o que as pessoas estão falando do lugar onde você quer ficar. Se é seguro, limpo, caro, se é área de enchente, se os funcionários são legais. Acredite: as pessoas falam de absolutamente TUDO. E peça referências de hospedagem para alguém que você conhece e já esteve na cidade. Airbnb pode ser uma boa para quem vai em grupo, dá pra dividir o valor.

Independentemente da sua opção de hospedagem, procure uma que fique perto do São Paulo Expo (onde acontece a CCPX) ou se que seja fácil para chegar até lá. Assim, introduzo o próximo tópico...


Transporte público em São Paulo


Uma mulher sozinha já anda cabreira pela rua, de olho em tudo. Se ela tá viajando sozinha é pior ainda. Quando decidi ir assim para a CCXP, botei na cabeça que faria de tudo pra não parecer turista. Então, viajei só com uma mochila e comprei um Bilhete Único.

O Bilhete Único é o equivalente ao Cartão BHBus que a gente tem aqui na roça para andar de ônibus e metrô. Você compra, coloca um valor nele e anda no transporte público pra cima e pra baixo sem usar dinheiro em espécie. Praticamente todo mundo tem. Mas, ao contrário de BH, não dá pra comprar o Bilhete Único em qualquer estação ou até no ônibus em São Paulo. Ele é vendido em apenas alguns terminais, o que pode dificultar as coisas.

No entanto, um dos terminais que vende o Bilhete Único é o Jabaquara (Linha Azul), ponto final para quem vai para a CCXP de metrô!

Em dezembro de 2017, desembarquei em São Paulo à tarde, almocei no aeroporto mesmo (confira a dica ao final do post), peguei um ônibus para o metrô e fui direto para Jabaquara comprar o Bilhete Único e conhecer o caminho para o São Paulo Expo.

Na época, comprei o Bilhete Único Anônimo, que não exigia cadastro prévio no site da SPTrans, só que neste ano a regra mudou e acabaram com esta modalidade. Clique aqui pra ver como ficou. Agora estou pensando no que vou fazer...

Você pode instalar o Moovit no celular, configurar para São Paulo e usá-lo para organizar seu trajeto, saber quais linhas de ônibus passam por onde você está, etc.


O que levar para a CCXP


Traje do Doutor Estranho em exposição
Pegue um papel, lápis, borracha e escreva tudo que você precisa e quer levar para sua viagem, considerando quantos dias vai passar em São Paulo. Veja o tamanho da sua mochila, mala ou bolsa e se isso vai caber lá, e, se for de avião, quanto isso vai pesar. Pense nas coisas que você vai comprar e ganhar de brinde no evento. Volte na lista e apague metade dela.

É basicamente isso que vai acontecer. Esse processo é necessário.

Além das roupas, dinheiro, cartões, documentos e CREDENCIAL, os LIVROS do Ingresso Social, tem os itens de higiene, eletroeletrônicos (que costumam pesar, vide o carregador portátil), remédios (se você não tem nada de uso contínuo, um pra febre e dor, outro pra indigestão e pra resfriados e alergias já resolvem). Tudo isso vai.

Se você vai de avião, pode ir vestindo suas roupas e par de sapatos mais pesados. Vai sem medo porque faz frio no avião. Mas, não exagere. Tem que ser um casaco que dá pra tirar quando você desembarcar, por exemplo.

E quem dorme na fila vai levar cobertor ou saco de dormir =/

Você vai precisar de mais blusas do que calças. Monte em casa as combinações que você vai usar em cada dia. Escolha um calçado confortável pra aguentar o batidão porque você vai andar (e correr, quem sabe) MUITO.

Outra dica pra quem vai de avião e terá que despachar mala: além das coisas de valor, coloque uma muda de roupas na mochila pra não ter problema se a mala for extraviada *bate na madeira*.

Dezembro é período chuvoso aqui no Sudeste, mas não faz frio. Faça sua mala pensando nisso.

Para aproveitar o dia na CCXP, eu recomendo ir de mochila, de preferência uma que seja leve porque você vai passar HORAS com ela nas costas. Leve água e não jogue a garrafa fora para que você possa encher nos bebedouros ($$$), biscoitos, salgadinhos, barra de cereal, chiclete, frutas (parece que têm que estar picadas e em uma vasilha). Tem praça de alimentação, mas a comida é cara. Quando fui comprei o hambúrguer mais barato que eu achei porque a fome apertou.

Recarregue seu celular e leve também o carregador normal, um portátil (power bank), chip extra de outra operadora (em caso de sinal ruim) uma câmera digital (se der ruim com o celular, este item dos primórdios do século vai te ajudar a não perder nenhum clique).

Pegou seu remédio pra dor de cabeça? (a esta altura já estou igualzinha à sua mãe)

Não se esqueça dos cartões e dinheiro trocado pra fazer alguma compra lá (embora eu mesma tenha comprado só o sanduíche lá de cima).


Como chegar à CCXP


O sotaque eventualmente vai te entregar, mas sabe o que mais você precisa saber pra não ficar parecendo turista e não chamar a atenção de espertinhos (e do ladrão mesmo)? Saiba onde você está indo. Não basta “parecer” que sabe, você tem que saber mesmo.

Meses antes de viajar eu já sabia exatamente o trajeto que tinha que fazer do aeroporto pro hostel e de lá para o São Paulo Expo. Eu estudei o transporte público de São Paulo, fiz os mapas de onde eu precisava ir, “andei” no Google Street View, guardei cada plaquinha ou comércio. Planejei absolutamente tudo. Ao invés de ficar rolando a timeline no ônibus ou em casa depois do almoço, ganhe tempo estudando seus caminhos durante a CCXP.

Fila ao lado do Terminal Jabaquara para o ônibus gratuito da CCXP. Não sei o nome da rua =(

A maneira mais fácil de chegar ao São Paulo Expo é de metrô. Pesquise quais linhas e baldeações você precisa fazer para chegar ao Terminal Jabaquara. Chegando lá, se for dia de CCXP é só seguir o fluxo. Você vai encontrar a galera a caminho. Do lado de fora da estação, se forma uma fila para os ônibus gratuitos que “atravessam” a Imigrantes pra deixar a gente lá.

Saiba que quanto mais tarde você sair da CCXP, maiores serão as filas para pegar o ônibus de volta. Eles te deixam lá no Jabaquara outra vez e de lá você se vira =P

Pra quem vai de carro, que riqueza, é possível estacionar no edifício garagem, local da Fila. Assim, maiúscula mesmo.


Entrando (ou não) no painel da Marvel no Auditório Cinemark


Como eu disse antes, o painel da Marvel Studios na CCXP acontece no sábado. Em 2017, um conterrâneo queria entrar nesse painel e começou a fila às 18h30 de sexta. Ele dormiu lá. Kevin Feige, que participou ao vivo por “skype”, deu de presente pra ele um convite para o red carpet de Pantera Negra em Los Angeles. Até onde eu consegui seguir a história, ele não conseguiu visto para os Estados Unidos a tempo e o convite foi transferido para Londres. Depois disso não tive notícias se conseguiu.

Não tô querendo insinuar que todo ano vai aparecer o Kevin Feige e dar um presente pra alguém, mas chamo atenção para o fato de que o primeiro da fila chegou na tarde do dia anterior. Quem vai de Full Experience não precisa disso, tem o lugar reservado na cara do palco do Auditório. O Epic entra uma hora antes no prédio, mas sem preferência no auditório. O resto não.

Como eu estava sozinha, não encarei sair de madrugada do hostel por motivos óbvios. Então, já estava conformada em chegar lá cedo, mas de dia, e ver no que dava.

Fila para passar as catracas e, finalmente, entrar na CCXP em si
Na fila do ônibus, uma menina me contou que um amigo dela foi o último a receber a pulseira do Auditório Cinemark lá na fila do estacionamento. Ele havia chegado às 5h30 de sábado. Então, que chance a gente tinha? Entrar na fila do estacionamento, depois para a fila da catraca e, lá dentro, sair correndo para a fila do Auditório Cinemark.

Achou que eu repeti muito a palavra fila? É porque a situação se repete com essa frequência.

Uma coisa curiosa sobre a CCXP é que eles têm animadores de fila. É parecido com a função que o Liminha tinha no Domingo Legal, quando o Gugu era do SBT. Eles chegam e ficam lá no microfone anunciando o que tem no dia, perguntando “cadê a caravana de onde” (essa referência é antiga, viu?). Isso lá fora.

Pessoas esperançosas no aguardo de alguém liberar um lugar no Auditório Cinemark

Depois, os animadores vão para a fila do auditório Cinemark e a cena toda lembra outro programa de TV da minha infância, o do Sérgio Mallandro, que tinha o quadro da Porta dos Desesperados. Na CCXP17 era mais ou menos o seguinte:

(Animadora ao microfone, perto da porta do auditório): VOCÊS QUEREM ENTRAR?

(Pessoas cercadas por grades na fila): SIIIIIIIIIIIIIIM! SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM!
(A): QUEM QUER ENTRAR, GRITA!
(P): AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
(A): Saíram umas cinco pessoas!
(P): AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
(A): Se sair mais gente, vai dar pra entrar!
(P): SAI! SAI! SAI! SAI!

Foi tudo uma grande experiência antropológica. É incrível como o ser humano se rende à massa em situações extremas. Em pouco tempo, até eu, que me julgava sensata, estava berrando “SAI!” num fervor quase religioso. 

Não adiantou nada, porque quem sairia antes do painel da Marvel, rapaz? Naquela manhã tinha painel de Star Wars, a pré-estreia de Coco, da Disney. O produtor de Pantera Negra, Nate Moore, foi um dos cancelamentos de última hora, mas a Danai Gurira estava lá para representar.

Exibiram clipes que já tinham sido divulgados na San Diego Comic-Con (como aquele em que Paul Rudd e Michael Pena resumem o MCU para a Michelle Pfeiffer – e que não caiu na internet até hoje), transmissões ao vivo com Kevin Feige e Ryan Coogler. Acompanhei tudo pelo Twitter porque, apesar de ter um telão do lado de fora, ele não transmitia nada.  Mesmo sabendo que o mais provável era que eu não entrasse, foi bem frustrante.

Acabou o painel da Marvel, o MUNDO saiu lá de dentro do auditório e eu entrei. O seguinte era da série The Walking Dead. Vamos ver a Danai Gurira!

Vi Danai Gurira numa distância como se fosse de São Paulo até a minha casa

Não sei se a foto vai te dar a dimensão do tamanho do Auditório Cinemark, mas eu vi a Dani Gurira minúscula da distância em que eu estava. Ainda bem que tinha o telão. Como eu não sei NADA de TWD, achei muito legal da parte da mediadora fazer algumas perguntas pra ela sobre Pantera Negra pra incluir o pessoal que entrou mais tarde no painel. Quando acabou, saí de lá (quem sai, não entra mais) e fui finalmente visitar os estandes do evento.

No ano passado, além de transmitir os painéis ao vivo pelo Youtube, menos o conteúdo exclusivo, a CCXP facilitou o acesso do pessoal que ficou de fora do painel aos artistas. Quem ficou perto do estúdio do Omelete (o “aquário” no meio do São Paulo Expo), viu Tom Holland, Jacob Batalon, Jake Gyllenhaal, Sebastian Stan, e ainda foi abençoado pela Tessa Thompson, que se jogou na galera, deu autógrafo, tirou selfie, gravou Stories para o Chris Hemsworth. Espero que neste ano isso se repita.

Moral da história: se você vai à CCXP por causa dos painéis e não comprou Full Experience, se tiver jeito e não for o caso de arriscar sua vida, CHEGUE CEDO. Ou no dia anterior (leve escova, creme dental, lenços umedecidos, desodorante, roupa limpa...).

O que mais tem na CCXP?


O que mais tem na CCXP é a CCXP em si porque o evento não é só o Auditório Cinemark, embora ele seja o motivo pelo qual a maioria das pessoas mete a mão no bolso e sai de casa.

Netflix, Warner, Marvel, Sony, HBO e outras empresas montam estandes com atrações interativas (as chamadas “ativações”) pra você se divertir e tirar fotos. Alguns deles têm distribuições de brindes.

No da Marvel, em 2017, o tema era Pantera Negra. Você podia posar no trono de Wakanda e ganhava uma ecobag e um adesivo. Roupas usadas nos filmes estavam expostas também. Em outros estandes você pode ganhar pôsteres.

Trono do Pantera Negra na CCXP17

Naquele ano, para onde você olhasse tinha alguém com as orelhas amarradas do Sansão na cabeça. Todos passaram pelo espaço da Maurício de Souza Produções para tirar foto com o coelho da Mônica gigante.

Perto da saída da CCXP, você podia fazer o seu pedido ao Shenlong, que te olhava quase lá do teto. Pra fazer outro, você precisa reunir as Esferas do Dragão outra vez, dá muito trabalho.

Alguns estandes também têm filas, como o do Game of Thrones. Nem tentei.

No Artist’s Alley, você pode conhecer quadrinistas e ilustradores, comprar desenhos. Fica bem cheio lá.

Tem os cosplayers! Há quem tope tirar foto com você. É só perguntar.

Rocket e Baby Groot da Iron Studios

Não deixe de visitar o estande da Iron Studios. As estátuas deles são fantásticas. Dá pra passar um bom tempo lá só admirando.

E tem as lojas, Funko, Piticas, JBC (mangás), ComiX (HQs). Arrisquei entrar na fila quilométrica de uma fast fashion porque pensei que encontraria coisas que não teria na minha cidade e mais baratas. Lá dentro, nada me agradou e estava tudo com o mesmo preço do shopping. Tem que olhar tudo isso antes de pular na fila, galera.

Fila com várias voltinhas para entrar em uma fast fashion na CCXP17

Na real, achei o espaço do São Paulo Expo bem menor do que eu imaginava.



Dicas extras



  • Comida na praça de alimentação do aeroporto é uma fortuna, mas sabia que tem selfie service barato ESCONDIDO dentro do Aeroporto de Congonhas? Pra chegar lá, vá descendo a rampa até o subsolo. No final do corredor (perto da saída para o ponto de táxi), você vai ver uma fila de caixas eletrônicos. Vire à direita. Vai dar em um corredor bem esquisito. Quando eu fui, um funcionário falou comigo que não tinha problema entrar e me mostrou onde eram os restaurantes. São dois. No blog que eu acessei originalmente (infelizmente perdi o link) o autor do post explicava que são restaurantes para os funcionários, mas ninguém é impedido de comprar lá. Montei um pratinho de R$ 14 e saí me sentindo a pessoa mais esperta do Brasil. Achei um outro site que dá essa dica e tem fotos do caminho.


  • Guarde cópias dos seus documentos em um rascunho no seu e-mail. Vale escanear ou tirar fotos. Nunca se sabe você vai perder alguma coisa. Quando voltar pra casa, apague o e-mail da pasta de rascunhos e da lixeira por segurança.

  • Faça um seguro viagem. Ele cobre as despesas de saúde e outros problemas que você pode ter quando estiver fora do seu estado. Ou seja, é uma coisa que a gente paga torcendo para não usar. Pesquise operadoras de seguro pela internet ou agências de viagem com boa reputação.

  • Se pretende comprar algum pôster ou ilustração, leve um tubo telescópico ou então um tubo de papelão (desses que vem com papel alumínio ou plástico filme) pra mantê-los organizados. Se escolher a segunda opção, acomode direitinho na mala pra não amassar. Se for voltar de avião, acho que não dá pra levar na mão ou no bagageiro, viu?

  • Faça prints ou salve off-line os mapas que você vai fazer para andar lá em São Paulo. É bom que economiza o pacote de dados do celular e você pode acessar mesmo se estiver sem sinal.
  • Leve uma doleira. É uma bolsa fininha para usar debaixo da roupa. Guarde ali documentos, dinheiro, cartões.

  • O app da CCXP não adiantou muita coisa pra mim não. É melhor você acompanhar pelas redes sociais do evento, pelo site e pelo perfil do Omelete no Twitter.



Se você tem mais alguma dúvida ou quer dar outra dica para quem vai à CCXP 19, poste aqui no espaço dos comentários!  

Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas! Ajuda bastante quem tá indo pela primeira vez. Valeu!!!

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...