O deus por trás da caveira - Frank Castle e as divindades do caos

Avengers: Random & Fandom: O deus por trás da caveira - Frank Castle e as divindades do caos 



Uma das formas de manter o paganismo vivo (e bem) são as vias indiretas e informais pelos quais ninguém sequer suspeita que vá se perpetuar. Há uma forte ligação entre mitologia e quadrinhos e é a minha de trazer ninguém menos que Frank Castle e sua relação com deuses do caos. 



A imagem acima é de um vilão do Thor nos quadrinhos, Seth, que também é o Deus egípcio do Caos que se torna uma grande cobra quando ameaçado. Seth é o senhor da desordem, na antiga religião egípcia, antagonista de Rá e vinculado a seres noturnos e reptilianos, como cobras e jacarés:

O DEUS SETH — nos conta o egiptólogo Wallis Budge — foi considerado, num período muito primitivo, irmão e amigo de Hórus, o antigo. Seth representava a noite, ao passo que Hórus representava o dia. Cada um desses deuses executou muitos serviços de natureza amistosa para os mortos e, entre outros, ergueu e segurou a escada pela qual os falecidos subiam desta terra para o céu, ajudando-os a escalá-la. Num período subseqüente, todavia, as opiniões dos egípcios no que diz respeito a Seth se modificaram e, logo depois do reinado dos reis chamados Seti, isto é, aqueles cujos nomes tinham por base o nome do deus, tornou-se a personificação de todo o mal, de tudo o que é horrível e terrível na natureza, como, por exemplo, o deserto em sua mais desolada forma, a borrasca e a tempestade, etc.

No panteão das civilizações que foram berço da humanidade, Seth não está sozinho, ele está acompanhado por Tiamat, deusa do caos, para os babilônicos;

TIAMAT é a deusa sumeriana primordial do Caos e das Águas Salgadas e, junto com Apsu, o Senhor das Águas Doces, trouxe à existência toda a primeira geração de deuses.
Tiamat é a Criadora de todo o Cosmo e das sucessivas gerações, pelo casamento sagrado entre os abismos das águas salgadas e doces. Também é considerada a Energia do Caos Primordial e sua regência e imagem são associadas às serpentes do mar e aos dragões. Tiamat deu à luz à primeira geração de deuses. Também é conhecida como Thalassa - a variação grega para "mar".

Mas o que tudo isso tem a ver com a Marvel e o MCU? Estaria eu ficando velha e louca de tanto estudar? 

Não (eu espero)! A Marvel  tem a sua própria contraparte do caos que é ninguém menos ninguém mais que Frank Castle, o Justiceiro (Punisher). 


Castle traz o caos para Hell's Kitchen em sua busca sedenta por vingança. Não é a justiça convencional que vai apaziguar a fúria de Frank, assim como os Deuses mencionados anteriormente, Castle quer ver a desordem, a destruição de seus oponentes. A própria iconografia de Castle pode ser associada a iconografia desses deuses antigos, pois Castle usa uma caveira e veste trajes negros, e no último episódio da segunda temporada de Demolidor fica clara a associação entre Castle e a noite (na sua última aparição para Karen Page). Essa associação da caveira/noite também se repete em vários panteões, Seth tinha por representação a cobra, mas também era vinculado a morte (assim como Frank) e a noite. A cruzada de Frank contra os algozes de sua família também pode ser associada a guerra travada por Tiamat, que se levantou em fúria para vingar o marido assassinado por seus filhos. 


A rivalidade Rá versus Seth  pode ser interpretada e comparada a relação de Matt e Frank, que incorporam ideologias e práticas totalmente opostas, apesar de dialética, pois Frank é fundamental no desenvolvimento do herói de Hell's Kitchen.




Acima de tudo, como os deuses pagãos acima citados, Frank Castle nos traz uma mensagem muito verdadeira; nem sempre o caos é sinônimo de algo ruim e que essa bipolaridade e dualidade deve ser desconstruídas. Acima de tudo, em suas aventuras solo, Frank continuamente questiona a moralidade dos leitores, as falhas do sistema jurídico norte-americano e a eficácia da punição de certas figuras de poder. Assim como Seth e Tiamat, que tinham seus próprios cultos no Egito e na Babilônia, Frank nos ensinam que o caos e a 'escuridão' são elementos fundamentais para construção de uma sociedade realmente justa.

Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...