Entrevista com Larissa Reis, do RDJ Brazil

Olá, Marvetes do meu “esse dois”! Aqui é a Cris do Vingadores Deprê, que andou bem sumida. Fiz uma entrevista especialíssima com a Larissa Reis, a boss por trás do RDJ Brazil, um dos maiores – senão o maior – fansite brasileiro dedicado a alguém do cast da Marvel Studios. Fundado em julho de 2013, o portal já teve picos de cerca de 4 mil acessos por dia! Poderosas ou não?

A Larissa falou comigo sobre como criou o fansite, os melhores momentos, do amor pelo Rei Roberto (e o maior defeito dele!) além de refletir sobre o fandom. Vem comigo!

Como não pode deixar de ter...


Arte Vingadores Deprê sobre arquivo pessoal

MOMENTO REVISTA ADOLESCENTE!

Nome: Larissa Reis

Idade: 18 anos

De onde você é? São Paulo

Estuda o que? Atualmente não estudo, mas sou Técnica em Produção de Moda pelo Senac. Comecei a trabalhar agora em Maio/2015

Signo? Escorpião (Como nossa Missus, Susan Downey)

Estado civil? Solteira

Preferências musicais? Rock, Indie... Música dos anos 80, por que não teve época melhor

Fora o RDJ, considera-se fã de quem? Sou fã de Bon Jovi (particularmente do Jon) e Jensen Ackles

Um livro: Percy Jackson (saga)

Um filme: O Diabo Veste Prada e Dança Comigo? (não sei se pode mais de um)

Uma série: Supernatural

Uma coisa inusitada sobre você (que seja publicável =P): Uma coisa que eu uso nas nossas redes sociais, nunca deixar o leitor sem resposta, mesmo que você não saiba, responda alguma coisa. Então eu SEMPRE os respondo. É raro não acontecer isso. (Não consegui achar mais nada inusitado kkkk)


Pegaria o ônibus ou compraria uma goiaba: Pegaria um ônibus por que não gosto de goiabada


Reprodução internet

SOBRE O SITE

Como, quando, onde e por que você decidiu criar o Robert Downey Jr Brazil?
Bom, eu decidi criar o blog quando ainda era ''funcionária'' do Tom Hiddleston Brazil, e naquela época não existia nenhum site do Robert no país, acho que fomos o segundo site do Robert no Brasil. E eu falei: ''Meu Deus, por que ainda não tem um site do Downey nesse meu Brasil baronil?'' E pronto, criei, em casa mesmo.

Como é que foi o processo de criação?

Foi bem difícil, por que eu não sabia mexer em NADA de HTML, configuração, ajuste, troca de layout, domínio... Foi péssimo. E nós começamos com o Blogger, que era o mais acessível na época, não precisava pagar e era só colocar um layout bonitinho. Eu fui caçando uns tutoriais na internet de como mexer e configurar as coisas e no final deu tudo certo!
Qual foi a maior dificuldade no começo?
A dificuldade no começo acho que a própria criação do blog, divulgação, achar uma equipe, etc. E a concorrência que não podemos esquecer. Logo que lançamos o site mais uns cinco fansites surgiram junto. Foi bem difícil se destacar entre tantos, mas desses cinco só sobramos nós, então eu fico feliz.

Quando você percebeu que o fansite estava ficando sério?
Bom, nós começamos o blog em época de pós Vingadores e começo de Comic Con, então foi ótimo. Isso deu um belo empurrão no Blog/site. Eu comecei a perceber que os likes da nossa página do Facebook estavam aumentando rápido demais, cheguei a ficar assustada, eram cerca de 2 mil likes ou mais, não me lembro, por dia! Era incrível. E as pessoas interagindo conosco pelo Twitter, elogiando, agradecendo também foi ótimo.

O começo, no Blogspot (Reprodução internet)

Sobre o seu público - imagino que você possa ter algum levantamento nesse sentido – quem são essas pessoas? Faixa etária, sexo, nacionalidade?
Eu consigo saber o público geral no Facebook e é praticamente do mundo todo. A maioria é mulher, mas o número de homens tem crescido bastante. Idade bem variada, desde 12 anos até 50 anos. Já no Twitter 95% das pessoas são brasileiras, o restante ou é Argentino, Mexicano e Americano.

Você sente que tem uma responsabilidade com o seu público, quer dizer, as pessoas te procuram como uma referência pras informações? Isso mudou algo na sua relação com os leitores/seguidores?
Demais! Eu me sinto como se fosse uma assessora particular do Robert. Porque as pessoas me perguntam diversas coisas, no Twitter mesmo, sempre elogiando que nós sempre postamos as notícias primeiro, sempre em dia, esse tipo de coisa. Eu sempre quis ter contato com todo leitor, não deixar de interagir com eles, por que querendo ou não, quem fez a fama do site, meu ou de qualquer outro, são os leitores. Então eu nunca posso deixá-los na mão. Nada mudou em relação a isso, essa referência sempre esteve presente.

Já aconteceu alguma coisa inusitada envolvendo os leitores?
Já, brigas ainda por cima! Eu não gosto muito de entrar nesse assunto, mas eu conto mesmo assim, rs. No Twitter um FC do Robert começou a nos atacar, não me pergunte por que, nunca agi de forma agressiva com nossos leitores. Então não sei o que gerou esse tipo de briga. E isso ocorreu mais de uma vez com essa mesma pessoa. Ambos fãs da mesma pessoa, acho que essa ''agressão'' foi desnecessária, e nós temos nossos leitores fiéis que sempre estarão/estavam nos apoiando e é só isso que importa.

Durante esses anos, teve algum momento que você considera marcante para o Robert Downey Jr Brazil, de uma forma positiva?
Teve vários momentos rs. Quando nos tornamos a maior fanpage do Facebook sobre o Robert no mundo TODO. Quando o Robert nos mencionou em seu Twitter oficial, foi um momento muito marcante, chorei dentro do ônibus esse dia. Ele também respondeu uma integrante da nossa equipe no Twitter e favoritou um de nossos tweets de aniversário. Sempre conseguimos subir tags comemorativas no Twitter, trends mundiais e brasileiros. E sempre receber o carinho dos leitores, ver que eles estão acompanhando cada passo nosso.

Como nem tudo na vida é lindo e maravilhoso, já rolou alguma coisa muito chata?
Essa briga que eu acabei de contar, isso foi muito chato. E claro não podemos esquecer da vez que o Facebook retirou mais de 20 mil likes da nossa página, fiquei bastante irritada. Mas felizmente, já recuperamos esses likes em um mês e até ultrapassamos essa marca, atualmente estamos com 830 mil likes, rumo ao 1 milhão.

Recentemente, a Torrilla, uma conta famosa no Tumblr por postar fotos do Tom Hiddleston, foi excluída por causa dedireitos autorais. Outros sites também costumam passar por problemas com postagens. Já aconteceu alguma treta assim com vocês?
Fiquei sabendo do Torrila, eu adorava aquele Tumblr. Graças ao bom Deus, isso nunca aconteceu conosco. Eu estou sempre creditando tudo que eu posto, no site mesmo, toda matéria tem uma fonte, e é extremamente importante colocar isso no post. Em questão as fotos, quando achamos alguma foto muito exclusiva ou pessoal, postada por parentes e coisa do tipo, nós nem divulgamos, por respeito as pessoas e também com medo delas nunca mais postarem rs.

Atualmente, como é o processo de manter o fansite no ar? Como vocês buscam as pautas, definem o que vai pras redes sociais, para o site, as promoções, parcerias, essas coisas?
Eu tenho todas as minhas fontes confiáveis sempre à mão, olho todos os dias se saiu algo novo, então se o Robert sai pra passear teve fotos, eu já busco postar imediatamente nas redes sociais e depois na galeria do site. Tudo que for novidade, entrevistas são as mais importantes, quando eu não posso postar, geralmente acontece isso quando eu não estou em casa, eu divulgo pra minha equipe e vejo quem pode postar.

As promoções, no começo os prêmios saíram do meu bolso, mas isso lá em 2013. Eu tenho buscado parceria com lojas online do universo geek principalmente, conversamos, mostramos nossos números e etc. Às vezes conseguimos, às vezes não, depende da política da loja. E tem casos que as lojas ou outros sites nos procuram pedindo para fazer promoções em parceria conosco, eu acho isso incrível. Tanto é que, só esse ano, três promoções foram realizadas!

Dá muito trabalho? rs
Sim, e muito! Principalmente traduzir as entrevistas do Robert, por que, é difícil entender o que ele fala, ele mistura muito as coisas, então a gente tem que adaptar da melhor forma possível para que o leitor entenda. Em questão as redes sociais, procuro SEMPRE manter atualizadas.

Você fez amizades por causa do RDJ Brazil? Já conheceu alguém pessoalmente?
Já, as pessoas da minha equipe, por exemplo, amo todos e alguns FC's do Robert também, gosto muito. Já conheci sim, a Ana Castanhari. Nos chamamos de ''primas'', falamos que somos da mesma família por ser apaixonada por praticamente as mesmas coisas, Robert e Stark principalmente.

Como você avalia a caminhada até aqui?
Superação, persistência e dedicação. Por que não é fácil chegar até onde chegamos, e eu tenho muito orgulho disso. O site faz parte da minha vida agora, não quero largar nunca mais. Ser referência de informação pra alguém, isso é demais, o ponto alto da vida rs. E pretendo crescer muito mais.

Aonde vocês querem chegar com o Robert Downey Jr Brazil?
Quero que o RDJBR chegue até os olhos do Robert. Esse é o foco, se ele souber - se já não sabe, eu estourei na vida rs. Tem coisa melhor do que o causador disso tudo saber e reconhecer o seu trabalho?! Não existe nada melhor.

Reprodução internet/Facebook


SOBRE ROBERT

Quando Robert Downey Jr. entrou na sua vida?
O Robert entrou na minha vida em Soltando os Cachorros, não foi um bom começo mas ta valendo. Mas eu me apaixonei mesmo, acho que como muitos, em Homem de Ferro. Depois disso foi só amor e nada mais.

E quando você percebeu que era muito fã dele, a ponto de criar um fansite?
Difícil, mas acho que depois de conhecer os outros projetos dele, fuçar a vida toda dele, fotos, entrevistas e mais esse monte de coisa, eu falei: ''Esse cara é demais''. Eu demorei pra tomar coragem e criar o site, mas acho que deu certo depois disso.

De que forma RDJ influencia a sua vida?
Sempre lutar pelo que quer, nunca desistir, caiu? Levanta! Só você pode comandar o seu destino, e toda essa história de superação do Robert é um exemplo que eu levo pra vida toda. E só de ver ele sorrindo me faz querer continuar e lutar pelos meus sonhos. E um dia chegar a conhecê-lo.

Você já brigou por causa dele? rs
Nunca briguei, ainda bem, se não a pessoa ia ficar com sérios hematomas.

Você coleciona artigos relacionados a ele (filmes, recortes, fotos)?
Eu sou fã pobre, então fica meio difícil, mas sempre que eu posso, eu compro um DVD aqui e ali, pôster, camiseta, caneca, essas coisas. E é tão difícil ter coisa do Robert aqui no Brasil, então temos que nos contentar com objetos do Homem de Ferro, que por sinal eu adoro.

Pra você, qual é o pior filme que Robert já fez? E o melhor? Por quê?
Santo Deus, o pior, na minha humilde opinião, Soltando os Cachorros, aquele filme é a treva. Tem Friends and Lovers também que é bem trash, não cheguei a assistir por motivos de cenas muito calientes para meu coração de fã. Melhor filme não tem como eu dizer apenas um. Chaplin é sensacional, Less Than Zero, FUR, Trovão Tropical, O Solista e The Judge, meu mais novo amor <3




Você prefere Robert ator ou Robert cantor?
O conjunto da obra! Junta todos os talentos do Robert em um só e fica perfeito.Qual é a sensação de receber um reply/ser citada pelo seu ídolo?
É de chorar! Ele mencionou o @RDJBrazil no seu 100º tweet. Eu estava indo pro curso esse dia, chorei no ônibus, ficava rindo, chorando, sorrindo e depois chorando de novo.

Pra você, quais são as maiores virtudes do Robert?
Carisma, compaixão e atenção. Ele é uma pessoa que sempre está ali com os fãs, tira foto, dá autógrafo, etc. Ele é incrível né?! Não tenho o que falar sobre isso, sempre ajuda os colegas de elenco, totalmente dedicado a esposa, ajuda as crianças com problemas físicos e os dependentes químicos. E sempre essa eterna criança que nós conhecemos.

E os defeitos? O que você viraria pra ele e falaria “melhore”?
Ele fala D E M A I S! Parece o Faustão. Às vezes ele está em entrevista com a esposa ou algum colega de elenco... Só ele quer falar, o famoso pavão.

Robert costuma fazer algumas declarações polêmicas e nem todo mundo aprova. Nesse sentindo, até haters ele tem (quem não tem?). O passado dele em si é polêmico e vira e mexe alguém resolve cavar, como aconteceu na press tour de Age of Ultron, quando ele abandonou uma entrevista. Como você lida com isso, até mesmo enquanto administradora de um site que se dedica a ele?
Robert Downey Jr é muito polêmico. Eu apoiei a atitude dele ao sair da entrevista, acho que toda a população. O passado do cara ta ai na internet, nos livros, nas enciclopédias pra todo mundo ver, o que um infeliz que se diz ''jornalista'' precisa cutucar esse tipo de assunto? Isso é muito delicado, ainda mais pra ele que passou por vários problemas e hoje tá ai bombando. E vamos combinar que esses últimos meses têm sido muito polêmicos, não só com ele, mas também com o elenco de Avengers. As pessoas precisam ter sendo de humor, a vida é mais bonita assim.

pipocamoderna.virgula.uol.com.br
Robert passou pelo Brasil em 2012 para promover o segundo Sherlock Holmes. Qual foi o mais perto que você já chegou dele?
Cheguei mais perto das fotos, pois é! Infelizmente ele foi pro Rio de Janeiro e eu sou de São Paulo, então... Não rolou. E na época mamãe não deixava eu me aventurar muito, até hoje isso continua.

Se você tivesse a chance de entrevistar RDJ, mas pudesse fazer apenas três perguntas, quais seriam?
Eu não faço idéia! Eu fico imaginando a minha reação só de ver ele na minha frente, imagina perguntas, não ia conseguir falar nada. Mas sei lá, acho que perguntaria da família, como ele vê os filhos futuramente, sobre a carreira, o que pretende fazer e qual foi o high light dela e é claro perguntar se ele conhece o site e o que acha sobre ele, ehehhe.

Agora você não é mais repórter, é a fã: o que você diria ao Robert Downey Jr., cara a cara com ele?
Eu ficaria de boca aberta por sei lá, uns 3 minutos e acho que ia começar a chorar e depois perguntar se eu poderia dar um abraço nele, que é o meu sonho de consumo. Falar que eu o amo muito, bem clichê, falar o quanto ele é incrível, etc. E depois ir para o hospital medir a pressão.

Você se imagina velhinha, sendo fã do RDJ, vendo ele mais velhinho ainda no Oscar? rs
Espero que ambos ainda estejam vivos e ''novos'' para ver ele ganhando um Oscar. Robert vou levar pra sempre na minha vida <3

Reprodução internet/Youtube

O FANDOM

Dá pra separar os Ducklings dos fãs da Marvel ou os fandoms colidem e se confundem?
Pergunta interessante. Olha, sinceramente? Sim. É claro que tem Duckling que aponta pra tudo quanto é lado, eles nunca são só fãs do Robert, sempre tem mais alguém. Principalmente a Marvel, acredito que não chegam a ser fãs roxos ou que acompanham toda HQ que sai na banca ou as antigas. Apenas gostam muito do que a Marvel apresentou nesses últimos anos, tanto no cinema quando nos quadrinhos.

Qual é a melhor coisa de fazer parte do fandom do RDJ?
Todo mundo pira! É legal surtar... ÀS VEZES. Mas tem muita encrenca boba entre a galera e isso acaba separando o fandom. Mas é legal, e nossa função aqui nessa Terra é estar junto com o Robert sempre.

Agora, o que é pior? Tem alguma coisa que te irrita?
Tem uma galera que se acha superior, isso não é legal, independente do fandom. Todos somos iguais, alguns tem mais conhecimento que outro, normal, mas vamos respeitar o colega. E as brigas né? Odeio brigas.

fanpop.com
Acredito que não seja uma exclusividade brasileira, mas as fangirls não costumam ser “bem aceitas socialmente”. Ainda mais se já saíram da adolescência. Te acham ridícula por “surtar por causa de um homem”, ou que “ser fã de qualquer coisa” depois de certa idade é um vexame. Passei por isso algumas vezes, ainda que de forma velada. Você já sofreu algum preconceito por isso?
Preconceito não. Mas minha mãe acha besteira eu gostar de alguém que nem me conhece, típico. Eu nem dou ouvidos e sigo com a minha vida, eu conheço ele, e isso basta pra mim.  A única coisa que a maioria fala, é por ele (Robert) ser bem mais velho, eles dizem: ''Você tem que gostar de coisas da sua idade'', acontece que não tem nada de bom na minha idade, então eu prefiro as coisas antigas ;)

Hoje em dia eu percebo que as pessoas têm certo receio de se apresentarem como fãs de algo com medo de serem taxadas de posers. Aparentemente, anos atrás, para ser fã bastava gostar de alguém ou alguma coisa. Agora, só é fã quem sabe o RG e tipo sanguíneo do ídolo, ou tempo de duração de cada episódio da série, por exemplo. Como é que você enxerga essa definição. Pra você, o que é fã?
Isso é tão relativo. Mas você também não pode se denominar fã do Robert só por que assistiu um filme dele e esse filme ser Homem de Ferro, ai me desculpa, mas você não é fã, você admira muito o trabalho da pessoa e gostou dela quando assistiu tal filme, ponto. Agora fã é acompanhar o trabalho da pessoa, conhecer pelo menos o passado, a carreira, onde mora, essas coisas. E estar ali, dia após dia acompanhando o que acontece com seu ídolo. Ser fã é amar, se dedicar imensamente a uma pessoa.

Você mesma, enquanto criadora do RDJ Brazil, tem fãs? Alguém já passou pelas suas mentions dizendo que você é ídola, uma galera já propôs você marcar um rolezinho para o povo te conhecer, tirar uma selfie, ou nem passou perto de uma opção ou outra? rs
Tenho milhares de fãs... Mentira! Mas o pessoal sempre manda nas mentions que adora o nosso trabalho, adora o site e afins, eu tiro isso como um elogio a mim rs. Galera já pediu pra me adicionar no Facebook por que queria ser meu amigo (a), essas coisas. Eles já pediram encontro de fãs, os Ducklings, mas eu acho isso meio complicado, prefiro não me manifestar. E tem a Nanda do Jeremy Renner Brasil que é doida por mim, tenho até medo, mentira rs. Somos grandes amigas e iremos nos conhecer pessoalmente num futuro próximo. Ela compara a nossa relação, como se eu fosse o Robert e ela o Jeremy, Downner Time, enfim...

Pra finalizar, Larissa, deixe um recado para os leitores do RDJ Brazil (ou para os fãs)!
Amigos queridos, Ducklings, leitores, pai, mãe, BRASIL! Nunca desista dos seus sonhos, você acha que criar um site é besteira, ou até mesmo não tem tempo pra tomar conta, pense positivo, ele pode te abrir portas e até mesmo te levar ao encontro do seu ídolo. Abriu um fã site? Se dedique sempre, não abandone, é triste ver fã site abandonado, eles custam dinheiro, layout hoje em dia está pela hora da morte. Leitores do RDJBrazil, muito obrigada por nos acompanhar e nos apoiar sempre, sem vocês não seríamos nada. Agradecer também a minha equipe: GabrielaS, Letícia, Lucas, Bruna e Natália, obrigada pela ajuda. 


Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...