10 anos Marvel Studios
Homem Aranha de Volta ao Lar
homem de ferro
Laura Harrier
mcu revisitado
Spider Man: Homecoming
Tom Holland
Zendaya
MCU Revisitado – Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Uma das primeiras coisas que aparece em Homem-Aranha: De
Volta ao Lar é o desenho dos Vingadores que
uma criança rabiscou numa folha de A4 depois da vitória contra os chitauri em
Nova York.
Homecoming, como costumamos chamar, é o filme que olha para
baixo e mostra quem são as crianças que nasceram e/ou cresceram em um mundo
onde os super-heróis sempre existiram. E também um vislumbre de como vivem os
adultos sem poderes (especiais e financeiros) naquele universo. Migramos das
mansões e instalações chiques para os conjuntos habitacionais, coisa que até já era comum nas séries da Marvel na Netflix.
A volta ao lar do título tem algumas mensagens subliminares
por trás. É o Homem-Aranha voltando para casa, já que os direitos do personagem
haviam sido vendidos há muitos anos para a Sony e só agora, por meio de uma
parceria, ele virou parte do Marvel Cinematic Universe (MCU). O outro é Peter
Parker, 15 anos, voltando aos Estados Unidos depois de ajudar o #TeamIronMan no
aeroporto alemão na Guerra Civil. Como levar uma vidinha mais ou menos normal
depois daquilo?
Quem são os super-heróis para esses adolescentes? Deuses?
Não. No MCU, os Vingadores são vistos como celebridades, dessas que são pauta
do canal E!, viram teste no Buzzfeed e fazem parte das brincadeiras de
fuck-marry-kill. Assim como as celebridades, eles são considerados inatingíveis
e qualquer contato que você eventualmente teve com eles é sinal de orgulho.
Eles acham divertido. Howard Stark, Bruce Banner, são cientistas famosos e
personagens históricos. O Capitão América é uma peça de material educativo do
governo.
Nessa busca frenética pela chance de voltar àquele mundo,
ele acaba descobrindo um grande esquema criminoso. É aí que entra o Abutre.
Adrian Toomes trabalhava recolhendo sucata. Quando soube do
estrago deixado pelos Vingadores em Nova York, investiu tudo o que tinha em
caminhões e pessoal para recolher e vender os produtos. Só que, no meio do
caminho, a Stark Industries lança um braço da empresa chamado Controle de Danos
justamente para resolver os problemas deixados pelos super-heróis depois das batalhas.
Ele é dispensado da noite para o dia.
Toomes procurou a prefeitura para reclamar? Acionou o
Ministério Público? Revendeu os caminhões? Pediu socorro de outra forma? Não.
Revoltado, ele achou que a solução era mudar de ramo e entrar para o mundo do
crime. Ele e a galera dos caminhões. O homem ficou rico furtando peças de
artefatos alienígenas, restos da Hidra ou de criações do Tony para fazer armas
e vender pra quem quiser pagar mais. Questionado, ele diz que absolutamente
tudo que faz é para a família: sua esposa e a filha, Liz, a criança que fez o
desenho lá no começo da história.
Falando nela, o grande confronto entre nosso herói e o vilão
não acontece numa grande luta, com um empurrando o outro pra lá e pra cá:
começa na entrada de uma casa do subúrbio e vai num crescendo até a carona de
carro até o baile da escola, quando, num trocar de luzes do semáforo, ele vira
outra pessoa. As atuações de Michael Keaton e Tom Holland na sequência são
sensacionais.
Ainda falando da Liz, é muito raro ver uma atriz negra fazer
o papel da garota mais popular da escola, que deixa todos os meninos
apaixonados. E, apesar de ser a “abelha rainha”, Liz não é uma Regina George. A
jovem estudante do último ano coordena a equipe do decatlo acadêmico (composta
por colegas mais jovens, na maioria) e é uma líder nata, mas sem arrogância.


Outra menina que se destaca na história é Michelle Jones, a
MJ. Ela tem a aparência da típica garota isolada no estilo Clube dos Cinco ou
Ela é Demais. No entanto, ele não dá a mínima e nem passa pela transformação do
“patinho feio”, embora eu não descarte essa possibilidade em uma sequência.
Michelle é irônica, pessimista, sarcástica e muito inteligente. É como se ela fosse
a personificação do Twitter em seu auge =P
Aspecto interessante é que eles estão em uma escola de ciência e tecnologia. Ou seja, até certo ponto, é uma escola para jovens com Q.I alto. Você vê que o bullying nem é contra quem é nerd ou não. Flash Thompson, longe de ser o tradicional cara atlético e valentão, persegue o Peter porque tem inveja e porque ele é pobre.
Aspecto interessante é que eles estão em uma escola de ciência e tecnologia. Ou seja, até certo ponto, é uma escola para jovens com Q.I alto. Você vê que o bullying nem é contra quem é nerd ou não. Flash Thompson, longe de ser o tradicional cara atlético e valentão, persegue o Peter porque tem inveja e porque ele é pobre.
Na falta de um tio Ben, entra Tony Stark, um “pai” ausente
sem ser, para fornecer equipamento e tentar aconselhar o menino. É uma dinâmica
que, na época do filme, me lembrou do desenho Tiny Toon, que tinha o Pernalonga
e o Perninha e os personagens treinavam para fazer parte da turma dos Looney Tunes.


Muita gente reclamou no começo (eu, inclusive, que esperava
um Homem-Aranha já fora da escola) de colocar um Peter Parker ainda mais novo
no MCU, principalmente em Guerra Civil. Mas, o bom é que souberam conduzir isso
de uma forma boa no filme. Peter não é irritante, não é forçado. E, numa cena
de extrema vulnerabilidade (o desabamento), o filme grita pra você que, apesar
das habilidades, da super força, coragem e tudo mais, dentro daquele traje tem
só uma criança. O que vai ser desse menino em Vingadores: Guerra Infinita?
FICHA TÉCNICA
Homem-Aranha: De
Volta ao Lar (Spider-Man: Homecoming)
Direção: Jon Watts
Roteiro: Jonathan Goldstein, John Francis Daley, Jon Watts, Christopher Ford, Chris Ford, Chris
McKenna, Erik Sommers. Baseado nas obras de Stan Lee e Steve Ditko
Elenco: Tom Holland, Michael Keaton, Robert
Downey Jr, Jon Favreau, Laura Harrier, Zendaya, Jacob Batalon, Marisa Tomei,
Tony Revolori, Donald Glover…
Duração: 2h13
Estreia no Brasil: 6 de julho de 2017
Estreia nos EUA: 7 de julho de 2017
Orçamento: US$ 175 milhões
Bilheteria: US$ 880 milhões
Prêmios e indicações: clique aqui
Fonte: IMDB, Box Office Mojo
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