Os melhores e os piores pôsteres dos filmes da Marvel

Ultimamente eu só tenho aparecido aqui para postar listas. Acho que estou virando um Buzzfeed. O tema do dia são os pôsteres do Marvel Cinematic Universe (MCU). Desde 2008 nós entramos nessa cilada e uma das peças de publicidade favoritas da população é o pôster. Todo mundo quer ver, se for bonito mesmo a gente compra (ou pede na locadora - vocês ainda fazem isso?), ou compra ingresso antecipado pra ganhar (quando a rede de cinemas distribui a miniatura).

Acontece que os pôsteres dos filmes da Marvel costumam ser bem polêmicos, porque são bem ruins. Calma, nem todos, mas é difícil porque eles erram com uma freqüência absurda. É um Photoshop mal feito aqui, uma proporção errada acolá, ideia repetida, ou mal gosto mesmo, ou tudo isso junto. Mas, nem tudo está perdido. Às vezes eles acertam! Tem pôster que é até melhor que o filme.

Segue a minha lista, que tem por único parâmetro o meu gosto pessoal claro, explicando porque alguns são top e outros deram perda total. 

OS MELHORES

10 - Homem de Ferro (2008) 
www.ebay.ca


O pôster da estreia da Marvel Studios não é o mais original do mundo, mas a composição ficou bacana. Ele tem uma simetria legal, a combinação do vermelho, dourado, azul e as sombras. Olha que linda que a Gwyneth Paltrow ficou! E é bem a cara do primeiro filme mesmo, o clima. Nossa, dá até um saudosismo olhar pra ele, viu?
9 - Thor (2011)

Não lembro de ter visto este pôster no cinema na época. Tinha muito aquele em que ele aparece de joelhos, com os rostos do Loki, Odin, Jane e Heimdall ao fundo, o que é a capa do DVD. Esse é da época em que Chris Hemsworth era um ilustre desconhecido. Vamos combinar: é igualzinho ao de A Rede Social, mas agora acho até muito bom. Você olha nos olhos desse moço aí e acredita que ele é realmente "O Deus do Trovão". A arte é bem simples, um filtro básico. A força tá toda no carão. Ótima escolha de foto e de modelo

8 - O pôster do Loki em Thor: O Mundo Sombrio (2013)
omelete.uol.com.br

Aproveitar pra contar uma historinha particular pra vocês: se não me engano, este foi o último post do antigo Facebook do Vingadores da Depressão antes de eu excluir em 2013, após o fechamento do blog. Se você lembra disso, comenta aqui ou no Twitter! Esse aí de cima é o melhor pôster do Thor 2 (junto com aquele do VOLSTAGG). O mundo tá acabando e o Loki ali de boa, bem sassy. Ele foi responsável por isso? Você pensa. O elmo do Odin caído ali no canto é quase um spoiler (?). Arte boa, bom jogo de luzes. Melhor que o filme? ¯\_(ツ)_/¯ Só que mais pra frente você vai descobrir que ele não é tão original...

9 - Os Vingadores (2012)
i.annihil.us

ESTE PÔSTER NÃO TEM NADA, mas tem tudo. É o teaser-pôster de Os Vingadores, e conseguiu deixar todo mundo com um frio na barriga aguardando "o ano do fim do mundo". É só a logo do filme. Só isso. No entanto, consegue ser épico do jeito que o pôster final nunca foi! Tem hora que menos é mais.

6 - O pôster do Mandarim em Homem de Ferro 3 (2013)
screencrush.com

Quando eu vejo o pôster do Mandarim eu não sei se rio ou se choro. Eu tirei foto com esse pôster, fazendo o dedo no oclinho (que eu apaguei do Twitter depois, lógico), a galera perdeu tempo analisando cada detalhe do figurino, do cenário. Hoje só consigo pensar o quanto isso é tragicômico! Esse aí merece o sexto lugar então por duas coisas: 1) Ele é realmente foda pra c******** 2) Enganou a gente direitinho. Ah, pobres crianças do verão nós éramos =(
Lembra do que eu falei lá no 8º lugar? HdF 3 saiu primeiro que Thor 2, logo...

5 - O pôster do Homem de Ferro caindo (2013)
comicvine.com

CARAAAAAAAAAAAAAAA*** foi o que todo mundo gritou ao mesmo tempo quando bateu o olho nessa coisa. Tony Stark se fu! A gente virou de cabeça pra baixo pra ver a cara dele de quem viu a vó pela greta. Agora o Homem de Ferro se lasca, todo mundo pensou. Bela arte, e super original!

4 - O pôster russo de Homem-Formiga (2015)
kosmoskan.ru

Sou obrigada a dizer que eu não gostei de nenhum pôster do Homem-Formiga, só deste aqui, que nem vai chegar em terras brasileiras. Ele é perfeito! Lembra filmes antigos de espionagem. Forma um alvo, o Scott Lang vai encolhendo, você vê o capacete surgindo até que, lá no meio, minúsculo, tá o Homem-Formiga! Esse pôster é muito bom! POR QUE SÓ LÁ? POR QUÊ? T.T

3 - O pôster de Vingadores: A Era de Ultron em IMAX (2015)
www.slashfilm.com

Neste ano, a Marvel botou na internet quatro pôsteres e deixou a galera votar em qual deles seria distribuído para quem comprasse o ingresso pras sessões IMAX. Venceu essa obra de arte aí. Que pôster lindo! Já reparou que eu gosto de coisas diferentes, né? Eu não tenho nem muito o que falar deste aí não. Precisa explicar porque ele é o melhor pôster de Age of Ultron?

2 - Guardiões da Galáxia (2014)
enigmasmovies.com

"Do estúdio que trouxe pra você Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Os Vingadores... De nada". Além de ter uma das melhores e mais divertidas taglines, esse pôster de Guardiões da Galáxia é ótimo porque mostra um cenário completamente diferente do que a gente tinha visto, esse grupo totalmente esquisito... e eles super à vontade. É algo como "Ah, olha só como a gente é foda, resolve tudo e ainda faz pose. Vou encostar aqui nessa pedra segurando minha arma laser porque eu sou o Space Cowboy". Arte impecável também. Ele só não está no primeiro lugar porque...

1 - Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
www.impawards.com

Acabou de me ocorrer que se este pôster tivesse trilha sonora, seriam os primeiros acordes de Brothers in Arms, do Dire Straits. Será que foi vendo esta imagem que as pessoas começaram a acreditar que o Chris Evans seria um bom Capitão América. Este pôster É o Capitão América. O céu escuro e os pedaços de terra voando na batalha, o escudo arranhado. Ele parece cansado, dolorido, resignado, mas imponente. Além disso, é mais um caso de "menos é mais". Ainda estou esperando o pôster que vai superar este no MCU.

OS PIORES

8 - Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
sobreloqueopinar.com

Como é que a gente vai do Céu ao Inferno com uma rolada de barra e NO MESMO FILME? Olha o abismo de diferença daquele lá de cima com este! Tentaram deixar com cara de vintage, mas o que conseguiram foi botar esse fogaréu aí parecendo que um vulcão explodiu, Steve Rogers com cara de boneco Max Steel (parece que enceraram o rosto dele) e outras 35 pessoas em volta, com a bandeira lá atrás. Além da clássica "ameaça iminente": o clichê de botar o vilão flutuando no espaço, geralmente com o rosto meio encoberto. Ah, neeeeeeeem.

7 - O pôster de Homem-Formiga (2015)
forbes.com

*voz da Narcisa* Olha que pôster mais genérico, desinteressante, mais óbvio, mais sem vontade de viver, mais sem vontade de encher os cinemas, olha que trem chato, olha que tédio, olha que absurdo! Tá todo mundo descendo o pau nesse pôster (inclusive a foto estava numa matéria justamente reclamando dele). Vê se não lembra a formação do pôster ruim do Capitão América? Aguenta aí que aqui pra baixo você vai ver um tanto igualzinho.

8 - O Incrível Hulk (2008)
filmaffinity.com

Acho que a intenção era até boa, mas que pôster ruim esse do Hulk, viu? E ainda tem o Edward Norton com essa bolsa tiracolo. Até ele tá arrasado com essa imagem.

7 - Os Vingadores (2012)
flixster.com
Eu sei que apesar de ruim ele tem um valor sentimental. Poxa, é o primeiro dos Vingadores, ele dá uma sensação gostosa igual o pôster do Homem de Ferro lá do começo da matéria, mas, cá entre nós: ele é um clássico do Photoshop nos Pôsteres da Marvel™. Vamos começar aqui na frente com essa cabeça do Tony Stark montada aí por cima do corpo que você já nota que não estava ali. Aí vamos chegando pra trás e começam as proporções esquisitas. O que é aquele Capitão América gigante ali à direita? Uma estátua hiper-realista construída antes da destruição de Nova York? Sai daí, Steve! A explosão tá rolando aí em cima de você! Ah, não, é do Thor. Ou... não sei! É tudo tão confuso! Aproveitando o espaço, vou ter que fazer menção honrosa a duas variações deste pôster:
cinematoday.jp

Além de mudar a galera de lugar e mexer mais nas proporções esquisitas, lá no Japão fizeram a proeza de botar um Leviatã ali de boa. Essa parte eu até entendo porque a galera lá gosta de um monstro gigante. Vamos respeitar a cultura alheia. A carona dos Chitauri é o menor problema aí. 

movieweb.com

Esse eu acho até legal! De verdade. Será que eles posaram para as fotos em suas versões "civis" (Thor nunca usou essa camiseta)? Tirando o Samuel L. Jackson, porque nenhum ser humano vira o pescoço daquele jeito. 

4 - Pôster japonês de Vingadores: A Era de Ultron (2015)

"Ô MÃE! CORRE QUE VAI COMEÇAR A NOVELA"  é o que vem na minha cabeça quando olho esse daí. O que é que tá acontecendo, gente? Eu não sei o que está escrito dos lados. Tem alguma coisa a ver com a imagem? "Nós vamos salvar o mundo em nome do amor!" Minha Nossa Senhora... E esse Homem de Ferro em destaque aí? Coitado do líder da equipe...

3 - Outro pôster japonês de Vingadores: A Era de Ultron (2015)
flickeringmyth.com

Já não basta o povo ter que assistir o filme depois do resto do mundo, ainda tem que levar spoiler na cara! Ou será que ninguém lá tem internet e vai pensar "oh o Gavião Arqueiro protegendo uma mãe e filhos genéricos"? Fora que essa cena aí nem existe no filme! E me poupe do discurso "os artistas estão focando no fator humano". Me poupeeeeee

2 - Thor: O Mundo Sombrio (2013)
marvel.com

Parece que a Jane tá gritando "TIRA A MÃO DE MIM NÃO SOU TUAS RAPARIGA". Porque o Thor tá claramente dando uma encoxada nela do nada! Tu é o boy, mas respeita a dama aí, cara! Como conseguiram fazer isso com a cabeça da Natalie Portman??? Esse pôster é horrível *chora*

Menção honrosa a este pôster chinês
www.digitalspy.co.uk
#LoveWins

1 - Homem de Ferro 3 (2013)
www.impawards.com

Contar um segredo pra vocês: até agora mesmo na minha lista este pôster era o segundo lugar (aquele do Thor com a Jane seria o primeiro). Só que eu pensei melhor, e este pôster aqui PRECISA, tem a obrigação moral, de ser o primeiro lugar porque ele reúne tudo que eu apontei de errado nos outros: viradas de pescoço impossíveis, Photoshop tosco, fogo por todo lugar, vilão flutuando no céu! Parabéns, pôster do Homem de Ferro 3! 

Depois de Homem-Formiga, o próximo filme da Marvel será Capitão América: Guerra Civil, em abril/maio de 2016. Até lá, fica o conselho para o responsável pelas artes: 

2 comentários:

  1. Os pôsteres não oficiais são melhores que os oficiais né, pra mim os melhores são os de Guardians os the Galaxy e do IMAX Age of Ultron, que inclusive votei nele :)

    ResponderExcluir
  2. Os 2 postes de Vingadores:Era de Ultron do Japão são absurdos!Nunca vi algo tão sem noção, tão nada a ver com o conteúdo do filme, passam uma ideia totalmente descabida do roteiro.
    O poster do Loki de Thor:Mundo Sombrio me dá medo, e eu gosto do personagem, o homem está com o olhar muito estranho e parece q vai pular de dentro da imagem, está meio 3D ou sei lá, o homem parece uma entidade(e ele não é?), q medo disso olhando pra mim na hora de dormir.É muito interessante mostrar o triunfo do personagem em meio ao caos nesse poster, ouvi falar q esse poster do Loki foi inspirado no quadro do vilão q aparece no filme Caça Fantasmas.
    O poster do capitão America:O primeiro Vingador está realmente lindo!

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...