Avengers: Random & Fandom - A reconstrução estética e o sucesso de Capitão América

Avengers: Random & Fandom

A reconstrução estética e o sucesso de Capitão América





  • Tema de hoje: Como a reconstrução poderosa do estilo vintage foi uma das chaves do sucesso do filme do Capitão.

Claro que o enredo, as atuações, a direção e outros elementos altamente relevantes para qualquer produção foram bases para o sucesso do filme do Capitão. Mas apesar disso, acho que há um elemento essencial que foi uma das chaves principais para que o vingador da América viesse a vida com sucesso: O visual.

Quando eu falo sobre visual, não é algo meramente ligado a aparência. Eu digo a reconstrução da atmosfera da era que o Steve vivia. De tudo, desde as roupas e os ambiente até os valores e comportamentos; o redespertar da era vintage foi uma das chaves para que o filme, muito mais do que um filme de super herói, ganhasse os contornos do verídico.



Digo isso por que a atmosfera e o período do tempo influenciam na personalidade do Capitão; acho que isso fica bem claro no diálogo do Steve com a Peggy, no carro. Toda aquela história de esperar pelo "parceiro certo" para dançar remete a mentalidade da época, dos anos 40-50, de esperar a pessoa certa para casar e reproduzir, de acordo com a moral e os bons costumes da América.

O próprio desejo do Steve de entrar ao exército corresponde ao famoso espírito do "Tio Sam Wants You" ("Tio Sam Quer Você") da época, que traz o Tio Sam apontando o dedo. Era uma materialização da necessidade da época de que os jovens, mais do que tivessem que se alistar, quisessem fazê-lo. Era preciso jovens estimulados que morressem por seu país de uma forma feliz. Steve segue bem o espírito.



Detalhes como as vestimentas das mulheres e as roupas, uniformes, fazem toda a diferença. O filme abordou bem a idéia da mulher "Pin Up", as mulheres dos anos 40 conhecidas por suas formas exuberantes que eram cultuadas como símbolo de sexualidade e sensualidade americanas. Mais do que um mero símbolo visual, as pin ups são até hoje um importante estilo americano e tiveram suas representantes de carne e osso; atrizes como Marilyn Monroe e modelos como Bettie Page.

A reconstrução da parte militar também é fundamental, pois era um período de guerra. O modo como o facismo foi usado para representar a vilania do filme também se ajusta bem com muitas das crenças e mitos que rondavam Hitler e o Eixo. Na parte dos Aliados, a mentalidade americana na guerra é bem representada na parte que o Captas consegue se alistar e é chamado para guerra. Os EUA buscavam mesmo o "herói perfeito" para estimular seus soldados em batalha. Na vida real, isso se materializa com a Marvel criando o Capitão e a primeira capa é emblemática: Steve desferindo um soco na cara de Hitler.


Se esses elementos não estivessem bem alinhados e não tivessem sido construídos com harmonia e perícia, provavelmente o Steve soaria brega para o público contemporâneo. Recriar com sucesso a era em que Steve viveu é também recriar a essência do herói. 

O Capitão América é vintage. Até a alma.

__________________________________________________________________

Sobre a autora: Yasmim Yonekura, estudante de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará, futuramente monitora na mesma. Escreve a Coluna "Avengers: Random & Fandom", que é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e busca misturar universo de filmes e, às vezes, HQs da Marvel com temas dos mais diversos, do corriqueiro ao filosófico. Apaixonada pelo Capitão América, pelo Batman, boa literatura, boa música e pelos caras errados. Todos os comentários, dúvidas, opiniões, contribuições e sugestões para a coluna são bem vindas, me ache no Facebook ou pelo e-mail, ainda tem o Twitter.

Um comentário:

  1. eu acho que naquela época o moralismo judaico cristão não era tão somente encontrar alguém casar e se reproduzir,mas eles realmente acreditavam em encontrar a pessoa certa para o resto da vida,criar uma família,o modo americano,o sonho americano que se você se esforçar pode conseguir ser o que quiser ser e o capitão America simbolizava isso

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...