Avengers: Random & Fandom - Como aproveitar o fim do mundo com Os Vingadores

Avengers: Random & Fandom

Como aproveitar o fim do mundo com Os Vingadores




  • Nota da autora: Hoje o pequeno atraso foi quase proposital. Uma pequena brincadeira de quase fim de mundo.

  • Tema de hoje: Uma pequena reflexão sobre a necessidade humana de apocalipse e a como isso reflete dentro da temática dos Super Heróis. Com uma pequena brincadeira de como passariam nossos heróis caso de fato a terra fosse destruída.

 Nada de pânico - o mundo só vai acabar pros que acabarem
Millôr Fernandes - A Bíblia do Caos 

A humanidade tem essa pequena grande tara por fim do mundo. É uma obsessão inata, como a morte, por que é a morte coletiva. Inúmeros foram os filmes sobre o assunto, onde o mundo acaba de todas as formas possíveis - catástrofes naturais, ataques alienígenas... Daí surgem as profecias e predições e etc. que são prato cheio para mídia sensacionalista.

No mundo dos quadrinhos e do cinema relacionados a super heróis, invariavelmente a Terra está sob alguma grande ameaça e então essa ameaça é sublimada pelo herói em questão, que acaba sendo um "evitador de fim do mundo". O exemplo clássico é aquele momento icônico do Superman destruindo o meteoro que se aproxima da Terra.


Dentro de Os Vingadores, o filme, o momento de ameaça da destruição da terra é o ataque do exército extra-terrestre comandado por Loki. Não é um fim do mundo fatalista e natural, é uma ameaça bélica, que acaba sendo contornada por nossos heróis.

Claro, que a Terra fica em cacos depois da passagem de Loki, mas ainda há Terra. Em geral, a ideia de fim do mundo nas HQs e filmes relacionadas a super heróis remetem a essa noção de dano profundo, porém não irreversível; parece que dentro das HQs o apocalipse é encarado como mais uma etapa a ser superada.

Voltando a questão humana por trás do desejo do apocalipse: acho que é uma tara coletiva e inconsciente ver o fim completo, o fim de obrigações, formalidades e tudo. Ser julgado, junto com todos os outros. Um alívio, um escape. 

Fico me perguntando como nossos heróis encarariam isso. Porque ninguém dentro dos Vingadores é exatamente um santo, se é que me entendem. Todo mundo lá tem sua cota de pecados e obrigações. Fico me perguntando como eles reagiriam se houvesse algum mal maior e inevitável cof cof cof THANOS cof cof cof que destruísse o Universo... Como reagiriam e o que fariam nossos heróis  dos Vingadores?

Como aproveitar o fim do mundo com:



Thor


Supondo que o Ragnarök (do nórdico antigo, destino final dos deuses) chegasse a Asgard, sem dúvida eu vejo Thor junto daqueles que ama, de seu pai Odin, sua mãe Frigga e seus guerreiros amigos. Mas acima de tudo eu vejo Thor com Loki, sem dúvida. Eu acho que no Ragnarök, quando tudo mais é irrelevante e todo bem e mal se dissolveriam numa coisa só, finalmente todas as diferenças entre os irmãos seriam deixadas de lado e Thor e Loki se abraçariam, pedindo perdão um ao outro.

Natasha Romanoff  (Viúva Negra)


Agora vocês vão se surpreender... O Fim do Mundo da Natasha, eu imagino em plena solidão. Aquela cena da Natasha e do Loki conversando sobre "a conta no vermelho" da Viúva Negra marcou demais na minha mente. Eu imagino Natasha sozinha, em algum lugar isolado - monte ou coisa assim. Imagino-a sobretudo refletindo sobre seu passado. Talvez voltando a algum lugar do próprio passado, talvez procurando a família. Mas sobretudo, imagino Natasha sozinha, solitária como sua alma russa gelada, terminando o mundo na paz atormentada de si mesma. 

Tony Stark (Homem de Ferro)


O Tony, sem dúvida, passaria o fim do mundo totalmente ao contrário da forma que viveu. Tony passaria as últimas horas de sua existência quietinho num canto, bebendo e comendo alguma coisa com a Pepper. Imagino que abriria mão da armadura plenamente e seria Tony Stark, apenas. Para fechar a sua existência como um homem de carne e osso, com as simples coisas que apetecem um homem de carne e osso, e não um de ferro.

Gavião Arqueiro (Clint Barton)


O Gavião Arqueiro eu imagino, sem dúvida, se despedindo do pessoal da SHIELD, abraçando e agradecendo a todo mundo por tudo. Mas acima de tudo, eu o imagino indo atrás da Natasha para confessar seu amor/paixão/desejo. Por que, já que o mundo vai acabar, um fora a mais ou um fora a menos não fariam a mínima  importância. Momento Clint Barton lavando a alma.

Capitão América (Steve Rogers)


O América teria um fim nostálgico, como sua vida depois de acordar da grande queda do avião. Imagino-o ouvindo uma música antiga, abraçado a um retrato da Peggy Carter e indo esperar  o fim inevitável dormindo, algo bem antigo, bem passivo, algo que vejo os mais velhos fazendo. Ou então, vejo-o esperando o fim do mundo no cemitério, a beira da tumba de sua amada. Acho que acima de tudo, mesmo no fim, Steve se apegaria a única coisa que lhe é completamente conhecida e real: o passado.

Bruce Banner (Hulk)


Para mim, sem dúvida antes de o mundo acabar, o Bruce se daria chance de experimentar a sensação de fúria do Hulk sem culpa, para sair destruindo e batendo por aí, pois não haveria um depois de remorso. Acho que depois de ter saído da condição de monstro destruidor, sem dúvida o Bruce se perdoaria, por tudo, por sua busca incansável e interminável de tentar alterar o que é um fato consumado. Bruce perdoaria a si mesmo e se conciliaria com o monstro grandão verde que habita dentro de si mesmo.

Ou talvez, a grande verdade é que eles todos decidissem terminar o mundo juntos, numa grande reunião. Tipo, comendo shawarma. Seria uma bela maneira de encerrar com chave de ouro e em boa companhia.



____________________________________________________________

Sobre a autora: Yasmim Yonekura, estudante de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará, futuramente monitora na mesma. Escreve a Coluna "Avengers: Random & Fandom", que é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e busca misturar universo de filmes e, às vezes, HQs da Marvel com temas dos mais diversos, do corriqueiro ao filosófico. Apaixonada pelo Capitão América, pelo Batman, boa literatura, boa música e pelos caras errados. Todos os comentários, dúvidas, opiniões, contribuições e sugestões para a coluna são bem vindas, me ache no Facebook ou pelo e-mail, ainda tem o Twitter.

5 comentários:

  1. Amei o post! Só ficou faltando falar sobre o Loki em específico, e não uma mera citação junto com o Thor.... Tudo bem que o Loki é o vilão, mas ele tem mais popularidade entre seus fãs do que muitos heróis da Marvel!

    ResponderExcluir
  2. Olá Yasmin. Aqui é a Karine dos Reis. Só passei para dizer mais uma vez que o seu texto está excelente. Super criativo e muito engraçado. Gostei muito da parte de como Os Vingadores aproveitariam o fim do mundo. Gostei muito de como o Tony Stark , a Natasha e o Banner aproveitariam suas últimas horas de vida e as mais engraçadas foram do Clint e do Captas. Mas eu fiquei com uma dúvida em relação a forma de como o Steve aproveitaria seu fim do mundo, que seria abraçado ao retrato da Peggy ou então no túmulo da mesma. Naquela cena excluída do Steve em Os Vingadores se deixou a entender que a Peggy estava viva ainda(como uma senhora muito idosa, é claro. Ou você falou nesse sentido pra quem lê as HQ's? (eu não leio, só me guio pelos filmes. Só fiquei com dúvida nesse quesito. De restante, o texto está de parabéns, como sempre.
    Beijos e um Feliz Natal para você Yasmin, para a Chris, a Luiza e a Gabi, e também para a família de todas vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, eu suponho que a Peggy não morreu, mas não tenho certeza, mas como ela já é velha... Só suposições! Obrigada pelo comentário! Feliz natal pra vc tb *-*

      Excluir
  3. Eu adoro esse site, eu sigo-o faz um tempao; mas a Peggy ta viva e a Natasha n é apaixonada por gavião, nas histórias em quadrinhos original ela é apaixonada pelo capitão América.
    Ela tem a idade dele e eles se conhecem antes dele ser congelado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance da Peggy eu até pensei... Mas como ela já é velha, suponho que morreria em breve XDDD
      eu sei que a Natasha não é apaixonada pelo Gavião... Eu shippo ela e o captas xDDDD mas enfim, obrigada pelas correções ^^

      Excluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...