Quem ganhou os Vingadores??? O Loki, é claro.

Navegando aí pela interwebz um de nossos leitores encaminhou para a @cristianeper, que me passou, um verdadeira achado. Um fã dos Vingadores fez uma resenha no blog The Mask of Reason, muito legal por sinal, afirmando que quem  venceu em Os Vingadores foi o Loki. Aí você diz...


   

 Será???? SE-RÁ? A gente traduziu o texto pra vocês, avalie.


Alerta de Spoiler! Evite ler este texto se você ainda não viu Os Vingadores.

O.k., vamos falar dos Vingadores, o filme com a maior bilheteria este ano até agora, e que está a caminho de tirar o lugar do Avatar de James Cameron como o filme com a maior bilheteria de todos os tempos. Especificamente, eu quero falar e escrever sobre o Loki, o vilão do filme - a Gabriela Pira. Mais especificamente, eu quero explicar como Joss Whedon conseguiu escrever o perfeito Xanatos Gambit.

Esse aí o Xanatos, o tal vilão. Como o desenho é da Warner/DC é tudo meio quadrado, né?

Para aqueles que não clicaram no link acima, um Gambito Xanatos   (tradução livre - nomeado por casa do vilão Xanatos do desenho Gargolas da Disney e de gambito que é uma jogada do xadrez em que se sacrifica uma peça para triunfar no final) é um plano que literalmente não pode falhar porque ganhando ou perdendo, o vilão ganha.  Esse é um daqueles cenários "Eu queria que você me derrotasse o tempo todo" , aonde derrotar o vilão de alguma forma significa que o herói perde. Isso não muda os seus planos para compensar ou ter sorte, isso foi planejado para que qualquer desdobramento lhe leve para onde você quiser. E Loki em os Vingadores faz isso perfeitamente.

Primeiro, vamos saber um pouco mais da história pregressa de Loki, Deus da Trapaça e da Mentira.  Saca só esse título- ele é o deus das mentiras. Agora, tanto no universo cinematográfico da Marvel quanto nas HQs, ser um deus não faz de você a personificação daquilo que você é deus, independentemente dos poderes desta divindade, o universo das revistas em quadrinhos TEM essas coisas (Morte, Eternidade, etc) e o universo cinematográfico pode ter herdado isso (baseado na aparição do Thanos). Mas geralmente Thor não é a personificação do trovão, e Hércules não é a personficação da força, etc. Isso só quer dizer que essas coisas,(trovão, força, mentir) são as coisas que eles são muito bons em fazer, porque são, na verdade, aliens vindos de outra dimensão. Loki, então, não é a personificação da mentira e da traição, mas ele é realmente muito bom nisso.

Loki realmente só tem um objetivo na vida - tomar Asgard. Ele quer governar. Ele sente que Thor, seu meio irmão, não é a pessoa certa para substituir Odin e ele quer esse poder para si mesmo. Loki não se importa nem um poquinho com a Midgard (aka Terra). Ele vai colocá-la em perigo para distrair Thor, mas Loki está interessado mesmo em controlar Asgard. Releia essas duas últimas sentenças - Loki não se importa com a Terra! Então, por que, em os Vingadores, ele está tentando dominá-la? Essa questão é perguntada por Tony Stark durante a cena da galeria.  Tony chega bem perto de resolver o quebra-cabeça, mas Loki o distrai com a sua vilania divina. Por que loki quer governar a Terra? E o que restaria da Terra para governar com os Chitauri quebrando tudo? Que trono ele está buscando?

A resposta é: claro que Loki não quer governar a Terra. Ele não liga pra ela. Ele nunca ligou. Ele se permitiu  ser capturado, ele se permitiu ser derrotado ( e sim, o Hulk smashed ele muito bem, mas ele não precisava ficar para ver a grande briga). Isso foi tudo parte do plano dele.


Vamos examinar esse plano: primeiro, Loki aparece e rouba o tesseract. Por que? Bem, para que as coisas se movimentassem. Ele sabia que se roubasse o cubo o Nick Fury iria chamar os Vingadores. Lembre o final de Thor - ele estava espiando toda a operação por algum tempo. Depois, Loki é caputrado. Ele claramente poderia ter escapado, mas ao invés disso ele se deixou ser levado. Cap e Tony mencionam isso no Quinjet logo antes do Thor aparecer, e a Viúva Negra eventualmente consegue do Loki aquilo que ela quer - libertar o Hulk dentro do helicarrier. Apenas loki é o Deus da Mentira... Você realmente acha que a Viúva Negra conseguiu enganá-lo? Não, ele QUERIA que eles soubessem qual era o seu plano. Então, quando isso acontece, e o Hulk fica furioso, eles culpam o Loki e isso realmente os une.

E era isso que o Loki queria.

Vê, Loki queria que os Vingadores derrotassem os Chiaturi. Ele queria perder a batalha em Nova York. Por quê? Para que ele pudesse voltar para Asgard. Esse era o seu plano o tempo todo. Ele nunca se importou em conquistar a terra. Ele nunca se preocupou em derrotar os Vingadores. Ele só queria uma carona de volta para casa., O LUGAR que ele quer conquistar.  Ele conseguiu, viagem de primeira classe para Asgard. Você pode perceber o sorriso afetado que ele dá no final quando ele está amordaçado. Ele ganhou, e os heróis todos pensaram que ganharam. Que melhor maneira de derrotar os seus inimigos do que fazê-los pensar que ganharam?

Agora você pode perguntar porque Loki trairia Thanos dessa forma. Eu quero dizer, O Gigante Púrpura não é alguém para se brincar assim. Mas eu acho que Thanos foi o co-arquiteto do seu plano.  Por quê? Porque ele também quer o Loki de volta à Asgard.  Apenas manda-lo de volta não ria funcionar - Loki teria que ser enviado de volta por Thor para que Odin não suspeitasse que ele ainda está trabalhando com Thanos. Veja, com Loki de volta à Asgard, e sabendo que Odin se sente incrívelmente culpado sobre Loki em geral, e que normalmente, ele deixa o Loki ir com nada além de uma pequena correção, Thanos tem a distância perfeita da una coisa no universo inteiro que ele REALMENTE quer (bem, mais do que Morte).

O que Thanos quer? Você não prestou atenção quando viu Thor? É fácil perder, mas...


É, isso mesmo... Na camara de Odin está outra preciosidade a Manopla do Infinito. E agora Loki está bem lá, e ele já conseguiu invadir a câmara uma vez sem muitos problemas. Loki perder para os Vingadores foi o melhor resultado para os dois, Loki, que agora pode tentar dominar Asgard novamente, e Thanos, que agora tem possibilidade de acesso à Manopla do Infinito.

Os malvados ganharam esse round, e enquanto isso, os heróis estão por aí comendo Shwarma e pensando que eles ganharam.



E todos esses apontamentos para uma coisa - Joss Whedon é um fucking gênio. Isso é um plano maquiavélico em seu melhor, e o pagamento certamente não virá até, pelo menos, Thor 2 ou Vingadores 2. É o cenário perfeito, e com sorte nos vamos eventualmente que a "vitória" em os Vingadores foi na verdade uma perda.  É claro, que isso não quer dizer que os heróis não ganharam nada. Eles ganharam...  porque enquanto a batalha não era nala além de um plano elaborado, um truque de espelhos e fumaça, para levar Loki de volta para Asgar,  a formação dos Vingadores é na verdade a maior vitória para para o lado do bem que você poderia esperar. 



É todo sobre uma longa partida, e escritores que entendem e são capazes de usar isso. 


Então, só pra ficar claro, a gente só reproduziu aqui os pensamentos de um internauta fã dos Vingadores,  Andrew Black. Todos os direitos são reservados a ele e o texto original pode ser visto aqui. :D

8 comentários:

  1. Nossa, que dahora!!! Nunca tinha pensado desse jeito! Realmente, se seguirmos essa lógica, Loki (e Thanos) de fato foram os vencedores!!! Mas só assistindo os filmes que ainda estão para vir, como THOR 2 e OS VINGADORES 2, que teremos certeza disso! Só nos resta esperar.... ;)

    ResponderExcluir
  2. Acho que você viajou um pouco na maionese... Se Loki quisesse ir para Asgard era só aceitar o convite de Thor, logo no começo do filme. Ele não tinha interesse na Terra, mas sim em provocar raiva no irmão e fazer birra com Odin. Ele foi irresponsável o tempo todo. Mas agora só vendo Thor 2 para sacar se isso tem ou não fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só reforçando que a teoria não é nossa. É do Andrew Black e foi postada no blog Mask of Reason. Até postamos o link da original. http://maskofreason.wordpress.com/2012/05/23/very-good-writing-why-loki-won-in-the-avengers/

      Excluir
  3. o hulk espancou o loki fala serio,ele apanhou mais que o sampaio correia contra o flamengo quando perdeu de 8 a 1,acho que ele nem vai ser mencionado nos vingadores 2 auhauhau

    ResponderExcluir
  4. Se ele voltasse p casa de primeira enganaria o Thor q é coração mole, mas o Odin...aí precisaria de plano como o levantado na tese...seria bem interessante p história se for isso.

    ResponderExcluir
  5. Sério, se o roteirista não tiver pensado nisso, e acabar lendo o texto, ele vai ter A galinha dos ovos de ouro. O cara que analisou os filmes é genial... só foi burrice ele contar (e acabar com a surpresa).

    ResponderExcluir
  6. Também acho que se ele quisesse ele teria ido com o Thor no começo do filme, mas cara essa idéia é genial e tem TUDO a ver com o Loki. Se você lê os quadrinhos, como o Journey Into Mystery, vai ver que é beem a cara dele esses plot twists que a gente tem que pensar bem pra sacar. Se esse negocio for verdade eu tiro o chapéu pro roteirista, mas principalmente pra quem sacou isso.

    ResponderExcluir
  7. Eu sabia! Eu sabia que era isso!
    Eu sabia que era muito estranho ele ser derrotado tão fácil... A Natasha ter "manipulado" ele pra descobrir os seus planos... O Hulk ter "esmagado" ele... Ele ter roubado o tesseract... O Thanos estar tão satisfeito e sorridente mesmo depois de ter sido traído pelo Loki e de ter sido derrotado. Tudo isso é muito estranho não acham? Como o DEUS DA TRAPAÇA pôde perder tão fácil? É claro que isso só pode fazer parte de um plano maior!
    E se o Joss fez isso de proposito, ele é um tremendo gênio! Mas também tem a questão do Odin... Odin é sábio, não sei se ele vai cair na do Loki. O thor tudo bem pq é bobão, mas o Odin...
    Espero realmente que seja isso mesmo pq se for os próximos filmes serão incríveis, o que me deixa ainda mais ansiosa por Thor 2 kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...