Avengers: Random & Fandom - "Podemos ser heróis, só por um dia"

Avengers: Random & Fandom

"Podemos ser heróis, só por um dia"




  • Tema de hoje:   Um virgem careta, um gavião corrompido, uma espiã sanguinária, um deus bruto, um monstro esquizofrênico, um milionário extremamente egocêntrico. A equipe de heróis mais eficaz do mundo.

Hoje a coluna está um pouco diferente. Vamos usar partes de uma música do David Bowie pra destrinchar (de forma não cronológica) cada elemento componente da equipe de heróis formada pela S.H.I.E.L.D., os Vingadores. 

Os Vingadores era um plano arriscado, a própria Hill interfere com o Nick Fury quando a ideia de usá-lo. Mas a emergência de ter Loki roubado um arma de tal poder extremo só poderia requerer uma medida extrema. E aí, foi a hora de deixar tudo de lado e invocar as únicas seis pessoas no mundo capazes de enfrentar o problema. 

Seis pessoas totalmente problemáticas e totalmente diferentes entre si.


Though nothing, will keep us together
We could steal time, just for one day
We can be Heroes, for ever and ever
What d'you say?

Apesar de nada, vai nos manter juntos
Poderíamos roubar tempo, só por um dia
Nós podemos ser heróis, de cada vez e cada vez
Que você diria?


Já que a letra menciona roubar o tempo, vamos começar pelo Vingador que fez isso. Steve Rogers, o Capitão América. Rogers ficou congelado, imóvel no tempo, roubando-o e acorda justamente num mundo que é o total oposto do seu, um mundo niilista e tecnológico, que lhe é desconhecido. Não é como se roubar o tempo não tivesse seu preço. A aposta de Rogers e Fury sobre "não ser impressionado por mais nada" prova isso. 


Roubando o tempo e as dimensões, surge Thor. Thor vem em busca de seu irmão rebelado mais novo, Loki, que possui a arma de destruição em massa e o apoio de um exército alienígena que o ajudarão na tentativa de dominar a terra. Thor surge tanto quanto um herói imortal quanto como um irmão e um forte e ferrenho opositor, com um temperamento e forças dignas para peitar Tony Stark.







I, I can remember (I remember)
Standing, by the wall (by the wall)
And the guns, shot above our heads (over our heads)



Eu, eu posso lembrar
Parado no muro
E aquelas armas atirando sobre nossas cabeças

No filme, os revólveres começam a atirar quando Loki consegue trazer o Gavião Arqueiro para o seu lado, tendo-o como capanga; as atitudes dele sob domínio do poder maligno são uma chaga incrustada na consciência de Clint até o fim do filme. E Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, também começa a disparar os revólveres dela, meio que mais literalmente, quando sabe que o amigo foi capturado e se dispõe a salvá-lo.



Natasha também usa o revólver, literalmente, para persuadir Bruce Banner a se juntar a ela. No momento da persuasão, a primeira bala é disparada para a chegada de Hulk.


And we kissed, as though nothing could fall (nothing
could fall)
And the shame, was on the other side
Oh we can beat them, for ever and ever
Then we could be Heroes, just for one day

E nós nos beijamos, nada pode falhar
E a vergonha estava do outro lado
Nós podemos combatê-los sempre
Podemos ser heróis por um dia

Tony Stark nos é introduzido bem diferentemente dos filmes anteriores. A gente vê um Tony apaixonado, numa cena até romântica com a Pepper. É bem óbvio que ele não esperava ser chamado e que queria ficar mais tempo com a sua amada, mas acho que o Homem de Ferro e seu instinto foram bem mais forte que Tony Stark. 


Steve aos poucos a com o mundo novo que está para enfrentar e logo seus princípios conservadores se chocam com Tony Stark, de forma feérica. Thor também se choca com Tony e com Steve, pois os vê como um obstáculo, criaturas que estão tentando fazer com que ele não possa dar ao irmão Loki o castigo que lhe é devido. Logo, as talvez três mais fortes personalidades do grupo se chocam numa cena de tirar o fôlego.

Há outras lutas. A interna de Bruce Banner tentando sufocar o Hulk, mas sendo constantemente cutucado por Tony, que é quem lhe planta a instigante idéia de que aquele monstrão verde poderia ser útil. Muito interessante, num contexto onde Bruce já havia procurado quase todas as curas possíveis para seu 'monstro'. Há Viúva Negra lutando para trazer o Gavião de volta e conseguindo, mas há outra luta, aquela com os próprios demônios de Natasha; na cena em que enfrenta Loki, preso em sua cela.


We can be Heroes
Just for one day
We can be Heroes

Podemos ser heróis
Apenas por um dia
Podemos ser heróis


É da junção de todas essas lutas, problemas e pessoas problemáticas, quem sabe até beirando a loucura, que surge Os Vingadores. O sucesso dessa equipe não reside na perfeita junção de forças que há em outras equipes, ligadas por ideais comuns (como os X-Men ou a Liga de Justiça), mas sim no contrário. Os Vingadores é a junção de forças extremamente antagônicas, mas complementares entre si; forças que podem ser altamente destruidoras se separadas e em conflito, mas que quando coordenadas resultam num poder extremamente benéfico.

Rogers é o capitão, seu título heroico define-o como tal. Stark trás sua personalidade feérica e impulso para dar vigor ao grupo, Thor trás sua bravura e honra de guerreiro nórdicos, fundamentais para resgatar Loki. Viúva Negra e Gavião Arqueiro são o elemento humano, que poderia ser desprezável, mas que trás  em sua simplicidade o poder de organizar tudo em momentos chaves. E Banner é o Hulk, a força mais violenta e determinadora, arrasadora, contra a qual quase nada pode se impor. É uma decomposição de vetores.



We're nothing, and nothing will help us
Maybe we're lying, then you better not stay
But we could be safer, just for one day

Somos nada, e nada vai nos ajudar
Talvez estejamos mentindo, então é melhor você não ficar
Mas poderíamos estar mais seguros, só por um dia

Os Vingadores não são harmônicos. Não mesmo. São destrutivos, violentos, incoerentes entre si. Mas é disso que os verdadeiros heróis são feitos. Os Heróis são feito de caos.

____________________________________________________________

Sobre a autora: Yasmim Yonekura, estudante de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará, futuramente monitora na mesma. Escreve a Coluna "Avengers: Random & Fandom", que é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e busca misturar universo de filmes e, às vezes, HQs da Marvel com temas dos mais diversos, do corriqueiro ao filosófico. Apaixonada pelo Capitão América, pelo Batman, boa literatura, boa música e pelos caras errados. Todos os comentários, dúvidas, opiniões, contribuições e sugestões para a coluna são bem vindas, me ache no Facebook ou pelo e-mail, ainda tem o Twitter.


2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria,a melhor que eu já li do blog,essa sessão do Random e Fandom é excelente.

    ResponderExcluir
  2. Palmas para a Yasmin mais uma vez por este texto super bem escrito e muio bem elaborado. AMEIII DEMAIS, acho que vomitei uns 100.000 arco-íris de tão maravilhoso que está. É exatamente tudo o que eu penso sobre eles. E posso dizer que esses heróis mudaram demais a minha vida.
    A minha sugestão de Random & Fandom é sobre a Pepper Potts ou sobre Pepperony. Apesar dela não ser uma heroína, ela é muito importante para a construção do Tony Stark e seria bom também fazer um Random & Fandom com ela porque sabemos que ela terá uma armadura no Homem de Ferro 3.

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...