Avengers: Random & Fandom - Loki, Além do Bem e do Mal

Avengers: Random & Fandom

Loki, Além do Bem e do Mal





No mais alto a minha mesa foi posta para vós: 
Quem habita das estrelas 
Tão próximo, quem, das medonhas distâncias abissais? 
O meu reino – que reino se estendeu por mais longe? 
E o meu mel – quem é que o provou? …


Cá estais vós, amigos! 
– Ai, todavia, não sou eu 
Quem queríeis vós? 
Hesitais, pasmais 
– ai, que vos não zangais antes! 
Eu – já não o sou? 
Mudados a mão, o andar, a casa? 
E o que eu sou, não o sou – para vós, amigos?

Das Altas Montanhas - Nietzsche

  • Tema de hoje: Loki nos levando a refletir quais as fronteiras entre o bem e o mal. Ou se o bem e o mal existem, na verdade. Dedico essa coluna a minha colega de equipe, Gabriela Rosa, que me fez ter a ideia. 

Loki, irmão do deus nórdico Thor, deus da trapaça, do fogo e das travessuras. Concebido como um misto de deus e gigante na versão original da mitologia nórdica, sua relação com os outros deuses é tensa. Ele é impuro, nem totalmente deus, nem totalmente gigante. 


Ele atua como herói em algumas ocasiões dentro do contexto mitológico, mas também está predito que ele lideraria um exército "do mal" no Ragnarök. Apesar das relações turbulentas com outros deuses, Thor sempre o respeitou. 


Nas HQs, pela superficial idéia que tenho, Loki foi transformado em "vilão" e sua relação com Thor tem um toque de uma profundidade  abissal no nível Batman-Coringa, pois não há Thor sem Loki ou Loki sem Thor. A inimizade, a luta, a intriga vindo de Loki tudo isso é tão fundamental quanto a própria Asgard, para a construção da visão heroica que temos de Thor.

Nos filmes, essa visão se perpetua e é agregada ao tom, muito forte em Os Vingadores, da questão familiar, da visão de Thor de proteger o seu irmão mais novo e sempre retirá-lo do caminho errado, como se Loki nunca estivesse intencionalmente fazendo maldades. 


Julguei por muito tempo o Loki como um personagem mal. Sim, sem dúvida. Um vilão mesmo, prejudicando o irmão e Asgard pela mais pura e inata maldade no coração. Uma visão pueril e infantil, admito, mas creio que corrente entre muitos fãs de Thor.

No entanto, quando você se coloca no lugar de Loki, tudo muda de aspecto radicalmente.

No filme, Loki é filho de um gigante do gelo, quase como na mitologia, ou seja, não é deus autêntico. É quase um pária, estando a sombra das conquistas de Thor. Vendo a sombra de seus desejos e suas intenções sempre esmagadas pela sombra do irmão e do martelo do irmão.

Que tipo de personalidade VOCÊ desenvolveria nesse contexto? Como seria estar sempre em segundo plano?

Então, Loki resolve de alguma forma tentar sair dessa sombra. É daí que nascem as atitudes "maldosas", uma tentativa desesperada de fazer seu pai adotivo Odin e seu irmão mais velho Thor verem o valor dele. Isso me faz lembrar uma frase de Tyler Durden (Clube da Luta): Destrua o panteão a marretadas, limpe a bunda com a Mona Lisa e Deus pelo menos lembrará seu nome. Ou seja, se você não consegue atenção de um modo, você vai tentar arranjar do outro.

Acima de tudo o conflito entre Thor-Odin-Loki é um conflito familiar, que reflete a profunda tentativa desesperada de Loki de se situar e de construir uma identidade própria, dissociada da imagem magnânima do pai e da imagem quase tão magnânima quanto do irmão mais velho. E daí surge a tentativa de Loki de conseguir um reino próprio (a Terra) após ser destronado e despachado de Asgard. Ele precisa de algo seu, algo que seja uma marca própria.

Então, será que é uma maldade tão grande querer construir algo para si? E tudo só para chamar a atenção do pai e do irmão?

Como disse um certo bigodudo alemão: "Aquilo que é feito por afeto está além do bem e do mal."

____________________________________________________________

Sobre a autora: Yasmim Yonekura, estudante de Letras Língua Inglesa na Universidade do Estado do Pará, futuramente monitora na mesma. Escreve a Coluna "Avengers: Random & Fandom", que é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e busca misturar universo de filmes e, às vezes, HQs da Marvel com temas dos mais diversos, do corriqueiro ao filosófico. Apaixonada pelo Capitão América, pelo Batman, boa literatura, boa música e pelos caras errados. Todos os comentários, dúvidas, opiniões, contribuições e sugestões para a coluna são bem vindas, me ache no Facebook ou pelo e-mail, ainda tem o Twitter.

20 comentários:

  1. Quase chorei agora '-'

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo, quero mais! :D

    ResponderExcluir
  3. No filme mesmo o Thor percorre um difícil caminho até aprender o que é o certo a fazer, enfrentando os gigantes de gelo e acabando com eles sem dó.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem desenvolvido, esta relação de Irmãos sempre é interessante de si ver.

    ResponderExcluir
  5. Esqueceu de dizer que ele, assim como na mitologia, tem filhos. Nas hqs ele tem quatro filhos: Hela, Serpente de Midgard, Fenrir e um cavalo de oito patas.

    Ah, ele também por um período foi uma mulher (fez um acordo com sua filha Hela pra que toda vez que morresse voltasse com um corpo diferente) e depois voltou como uma criança, que é atualmente (de 2010 até hoje)

    http://www.marvel616.com/2011/05/maratona-616-os-nove-reinos-na.html

    ResponderExcluir
  6. Aaah, eu sempre pensei assim. No Loki apenas como uma figura "desprezada", e ele tenta, digamos, aparecer de outro modo.

    ResponderExcluir
  7. Adoro Random & Fandom *-* quando vi no face o link da postagem vim correndo ler, parabéns, ótimo post! :D
    E, apesar d vilão, ñ consigo sentir ódio do Loki u.u

    ResponderExcluir
  8. É por esta questão emocional que o Loki atraiu muitas fãs também, não só porque o Tom é lindo de morrer. Eu fiquei tão intrigada com essa carga emocional do Loki que escrevi uma fanfiction para ele.

    ResponderExcluir
  9. Yas, eu tenho que comentar nessa coluna.
    Maravilhosa, como em todas as colunas do Random & Fandom, mas como todos já sabem, essa pra mim é especial.
    Ótimo desenvolvimento das idéias, adoro quando você usa filosofia nietzschiana, particularmente acho que você introduziu a visão do personagem muito lindamente. Sempre partilhei nas comics uma visão do Loki ser ruim de certa forma, maldoso, maligno, mas ele tem seus motivos e devemos respeitá-lo por isso. Por isso que muitas vezes eu fico um tanto transtornada quando falam que Loki não é um grande vilão ou é infantil e bobo, porque não entendem que, mesmo motivado por um sentimento original de abandono e desprezo, ele consegue, em sua mente, achar uma maneira de tornar isso uma arma letal e, consequentemente se tornando um dos maiores vilões 'duas caras' da Marvel. Uma insanidade controlada, como eu poria, e que não é qualquer um que faz. :)
    Tá de parabéns, junto com todos os outros posts da coluna!

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite a todos.A coluna Random e Fandom é excelente,essa é a melhor matéria ao lado da sobre o Capitão América.Parabéns pelo ótimo trabalho e quanto ao Loki,me apaixonei pelo personagem desde a atuação maravilhosa do Hiddleston em Thor.Na sala de Cinema,durante o filme.ali mesmo que eu disse que estava gostando mais do Loki do que o próprio protagonista.Não o consigo ver como um vilão puro.é um ser incompreendido carente de atenção familiar.Que a Marvel Studios valorize o Hidleston oferecendo condições financeiras e ideológicas(explorando aspectos diferentes) para ele ficar até Os Vingadores 2 ao menos e que nas Hqs ele deixe de ser Kid Loki e volte ao seu antigo estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase dele está longe de acabar. Ele mudar de forma é extremamente coerente visto que é um metamorfo.

      Kid Loki já perdura por anos e Journey Into Mystery (revista que protagoniza) é uma das mais elogiadas. Eu mesmo sou apaixonado por essa revista. Deve demorar muito pra que ele volte ao normal porque a lista de fãs dele nesse estado só aumenta.

      Excluir
    2. Falando em Journey into Mystery, alguém tem algum link de download dessas hqs? Eu só tenho algumas, estão faltando MUITAS e eu queria muito ler. Alguém sabe de algum link?

      Excluir
  11. isso é engraçado pq no proprio filme dos vingadores, dublado pelo menos ele solta a seguinte frase " uma criatura monstruosa, a que tal ponto chega seu desespero." acho que loki é isso é uma criatura desesperada por afirmação, para afirmar que ele existe como individuo.

    ResponderExcluir
  12. Gosto tanto do Loki que, para mim, ele foi o herói do filme "Thor", e o Thor foi o vilão de seu próprio filme!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..........
    Fangirlgisse extreme, né?

    ResponderExcluir
  13. Acho o Loki o mais verdadeiro retrato da relação humanidade/mitologia da mitologia nórdica o que mais me chama atenção é o Loki. Já nas HQ's, desenhos e o principalmente nos filmes eles mostram bem é a submissão de raças ou seja impor uma coisa há um determinado grupo e o Loki é esse objeto,para mim Odin não o levou por pena,compaixão mais sim para mostrar quem está no comando e que eles podem facilmente(os asgardianos) subjugar os demais seres dos nove reinos.

    ResponderExcluir
  14. Mariana Matos28/10/2012, 23:25

    Adorei o post. Eu sou muito, mas muito fã do Tom, Hiddlestoner assumida. O fato de ele interpretar o Loki me deixou curiosa em relação ao personagem e pesquisasse mais sobre ele.
    Bem, li muito sobre a estória - tanto nas HQ's quanto na mitologia, mas ainda tenho muito o que aprender - e cheguei a uma conclusão: Thor não seria nada sem o Loki. Não falo da relação entre irmãos, mas sim do poder e da exaltação. Já pararam pra pensar se Loki não fosse adotado? Se Odin os tratasse por igual? Com certeza Loki se sobressairia. Thor sempre foi egoísta e teve tudo com muita facilidade. Loki é o deus da trapaça, é claro, mas isso só aconteceu pelos reflexos de sua vida "vivendo à sombra de Thor", como ele mesmo diz. Todo mundo que tem irmãos sabe o que é, às vezes, parecer que os pais têm o filho preferido e sabem como é ruim isso - principalmente quando você é o filho do meio, o meu caso, hehe. O Loki quer reconhecimento, quer ser tratado por igual, quer um simples elogio. A prova disso? Assista Thor, caso você ainda não tenha assistido. Ele trama o fracasso da coroação de Thor para que o irmão não assuma o trono, negocia com Laufey a morte de Odin, "salva" Asgard e o pai e tenta destruir Jotunheim. Tudo isso para provar a Odin que ele é bom o bastante! E, no final, ele fala: "Eu teria conseguido, pai! Por você!" - essa é a parte que você chora. E o que Odin faz? Diz que não. Vê se não é pra revoltar?!
    Loki também é extremamente inteligente. Possui força e habilidades para lutar, é claro, mas isso é o de menos. E o Thor? Tem músculos de dar medo, claro. Tem o mjolnir, ok. Mas o que ele consegue da vida? Cri, cri, cri.
    Acho a estória dos dois fantástica justamente porque o herói só é herói por causa do vilão - que na verdade nem é um tremendo vilão.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto!
    Loki rules, bitches! XD

    ResponderExcluir
  16. Finalmente um texto em defesa do Loki. Torço por ele em "Thor" pq vejo suas mágoas, suas tristezas e o sofrimento com a injustiça e o ofuscamento que puseram sobre ele durante toda uma vida! Certo, em "Os Vingadores" ele faz muita coisa errada, tomado em 30% por verdadeira maldade, mas os outros 70% são apenas uma amostra dos sentimentos de um homem que a vida inteira se sentiu humilhado e escurecido pelas glórias do irmão. Ele só quer provar seu valor. Usando sua inteligência, ele consegue mostrar que não é tão fraco como pensavam, mas talvez ele mesmo nem conheça suas fraquezas - que são justamente suas tentativas de se mostrar sem sentimentos quando, na verdade, tudo que o move é seu sentimento de inferioridade e de vingança por sua vida triste.

    Loki é mais que um personagem da Marvel ou da mitologia interpretado por Tom Hiddleston, ele é quase um ser real, que faz a gente pensar bem antes de tomar certas atitudes, que podem parecer boas ou más, mas que dependerão de cada ponto de vista.

    By: Silvia

    ResponderExcluir
  17. Amei o artigo, vejo muito bem isso, por mais que me chamem de louca. Mas sempre gostei de tentar ver as coisas pelo lado do vilão, em qualquer história, e o fato de a Marvel proporcionar esse lado pra gente é ótimo também. Porque não fica "Ah, ele faz isso porque é malvado". Ele tem os motivos, e por mais que sejam uma visão distorcida, é a visão dele, que foi modificada através dos anos.
    Isso me lembra um dos meus quotes favoritos, de um livro, que é o seguinte "People aren’t either wicked or noble. They’re like chef salads, with good things and bad things chopped and mixed together in a vinaigrette of confusion and conflict.
    — Lemony Snicket."
    Parabéns pelo texto!
    Loki é um divo, merece mais compreensão e foi ótimo vocês mostrarem isso ^^

    ResponderExcluir
  18. Por isso eu gosto tanto desse filme! O Loki nao eh um vilao com um proposito bocó, como dominar o mundo pq ele quer e pronto. Ele eh um antiheroi que faz o que faz por ter sido preterido a vida toda. Eh impossivel nao sentir um pouco de compaixao por ele, eh uma personagem muito rica e com sentimentos genuinos. Otima coluna!!

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...