Ferveu o Ki-Suco - O que faz do Capitão América o que é o Capitão América




Não é preciso ser um grande conhecedor de Freud para olhar o Capitão América e perceber que o bandeiroso é o super ego de uma nação desfilando de collant. Mais do que anseios e aspirações de um país, o Capitas representa o ideário da nação norte-americana. Veja bem, da Nação e não do Estado. Fazer essa diferenciação foi crucial para que eu entendesse algumas questões da personalidade do captas.


Vamos à explicação - se agarre à aula de história e vem comigo: nação é algo deverás subjetivo, que leva em consideração, idioma, costumes, tradição e etc, para se formar. É, geralmente, de uma Nação que surge o Estado, o grupo de instituições que governa uma nação, por deter o poder. Que poder? O poder de legitimamente exercitar a força coercitiva. E por que eu disse que geralmente é da nação que surge o estado? Porque um estado pode conter mais de uma nação.  E o que isso tem a ver com o Capitas? Tudo.

Quando eu falava com as pessoas “ Ah, o Capitão é um bundão faz tudo pelo governo americano, pelo Exército” 10 entre 9 me diziam: “Você tem que ler a Guerra Civil, ele se revolta contra o governo e mimimi”. 

Eu estava errada, e não precisou ler a Guerra Civil para entender que ele não é tão amiguinho do governo assim. Em Os Supremos o rapaz é só desconfiança com Nick Fury & Companhia e, desobediente, vai até mesmo fazer justiça com as próprias mãos – algo que eu considerei pouco militar da parte dele.




Ao mesmo tempo, neste mesmo arco, ele defende as mulheres, o respeito aos mais velhos, dá um chute na bunda do politicamente correto ao espancar adolescentes e, na Guerra Civil, luta em favor da liberdade, para todos - humanos ou não, mutantes ou não. Quer algo mais americano que isso? Ou seja, mesmo quando vai contra a força do estado norte americano, ele defende os interesses da nação norte-americana.

Com isso, quero dizer que o Capitão luta não em prol do governo americano e pelo que este governo julga melhor para a nação. Sua briga é em favor do povo defendendo a liberdade, na terra da oportunidade, antes de qualquer outra coisa. Em qualquer situação. Vide Guerra Civil. 

Encaro o Capitas como um herói menor, mas não por falarmos aqui de norte-americanos, e sim, por tratarmos de um ser um pouco humano. Suas características já eram super, antes mesmo de receber o soro do super soldado. Foi por ser muito bom, resiliente e persistente que foi escolhido. Quem é assim? Quem foi assim nos anos 40? Só ele.  



Dificilmente o Capitão sucumbe a algo que não seja manter a moral e os bons costumes, mesmo que isso signifique ignorar o politicamente correto dos dias de hoje. Ele se assemelha mais a um deus do que a um herói, se levarmos em consideração o conceito que ambos os termos carregam intrínsecos desde a mitologia grega.

Steve Rogers não tem dicotomias, seus conflitos são, em comparação com outros super-heróis, conflitos mais simples. Automaticamente, ao se ter menos conflitos, menos coisas a enfrentar, o super-herói cativa menos. Ou melhor, cativa de uma forma diferente.

O Capitão América tem aí seguidores no mundo inteiro, mas a identificação é criada de forma diferente a super-heróis como Thor, Homem Aranha, Wolverine, por exemplo. As pessoas admiram o background deles e conseguem ver nestes super-heróis características suas. Conseguem perceber a humanização dos seus ídolos. Com o Capitão América não, ele representa algo ao que se almejar. 


E, hoje entendo que, para que ele sirva como o arauto que é, um exemplo, tem que beirar a perfeição mesmo. Então, Steve, continue assim, goste eu ou não, você está cumprindo seu papel. Há quem goste. 





4 comentários:

  1. Amiga, Guerra Civil é 616. Não é da continuidade/realidade Ultimate.

    Supremos = Ultimate
    Guerra Civil = 616

    São duas realidades e dois personagens distintos

    Guerra Civil é uma saga e Supremos é uma equipe e revista

    ResponderExcluir
  2. Caio, se vc ler com atenção vai perceber que eu entendo que são duas revistas diferentes. Eu falo isso no texto. E, embora se tratem de dois personagens distintos em realidades distintas como você diz, ele conserva alguns elementos, características que fazem dele quem é. Tentei me ater à essas características. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. achei legal o post ficou legal mas ainda sou grande fa do capitao, eu concordo ele é certinho demais mais acho bonito q apesar de ter tentado inumeras vezes entrar no exercito ele continuou firme e mesmo sendo rejeitado pelas mulheres e exercito ele nao ficou com raiva ao contrario ficou com mais vontade de entrar para querra apenas para ajudar o país ele sabia q a querra seria dura mas mesmo assim queria vence-la eu o admiro por isso

    ResponderExcluir
  4. ótimo post!
    sempre gostei do Capitão porque o cara tem ideais fortíssimos e faz de tudo pra se ater a eles.
    parabéns!

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...