Está chegando a estreia de Os Vingadores no Japão: como anda a expectativa por lá?


Terceira maior bilheteria da história do cinema mundial, a maior no Brasil, não sei quantas semanas liderando o Box Office nos Estados Unidos, sucesso de público e crítica. Isso é Os Vingadores. Lançado em abril no nosso país e em alguns outros pelo mundo, já está sendo exibido pela segunda fez em terras tupiniquins, em formato 4D, e chega às lojas em DVD e Blu-ray no final deste mês.

Apesar disso tudo, existe um lugar no mundo onde as pessoas já sabem de tudo isso, mas até hoje não puderam botar os olhos no incrível blockbuster da Marvel Studios. Os Vingadores estreia no Japão somente no próximo fim de semana, dia 17 de agosto! É o último lugar da Terra a ver o filme nos cinemas!

Por quê? Bom, ninguém (Marvel ou Disney ou sei lá quem) se pronunciou oficialmente sobre o assunto, até porque esses “atrasos” – se é que podemos chamar assim, acho melhor dizer... “delay” – são bem comuns na indústria cinematográfica. Andei pesquisando e vi o comentário de uma pessoa que mora no Japão dizendo que talvez isso tenha à ver com um feriado chamado Festival Obon. Ele ocorre entre os dias 13 e 16 de agosto. É como o Dia de Finados lá, uma tradição para honrar os ancestrais. É nessa época que boa parte dos japoneses prefere tirar férias de verão. Sendo assim, as empresas devem ter preferido esperar esse período favorável para lançar Os Vingadores por lá.

No entanto, isso não significa que a turma nipônica esteja satisfeita. Quer dizer, já tem quase quatro meses que o filme está no mundo. O que não falta é material disponível pela internet: críticas, clipes, vídeos, fotos, postagens no Tumblr e até o filme inteiro (lembram que vazou?). Como escapar desses spoilers e “chegar lindo e puro e sem saber de nada” ao tão esperado dia 17? E como é que foi essa espera? Eu conversei com duas brasileiras que moram no Japão e elas contaram ao Vingadores Deprê como anda a expectativa.

Clarita (ou Clara) Matsukawa mora lá há 15 anos e está bastante ansiosa para ver os personagens dos quadrinhos que ela leu na infância reunidos em tela grande. Com uma rotina de trabalho intensa, é mais fácil para ela ficar longe das possíveis fontes de spoilers, como a TV e a internet. “Os Vingadores tem a sua espera por fãs ansiosos e por curiosos. Digo depois de ler alguns comentários, especialmente no Youtube, uns positivos e outros lamentando por não ter os seus (personagens) favoritos no filme e também pelos dubladores, principalmente um que é um veterano no mundo dos artistas japoneses. Ele desde jovem gosta dos Vingadores e vai dublar o Homem de Ferro. Em relação aos spoilers... eu simplesmente não procuro saber xD”, explica.

Foto que a Ana fez em um cinema nipônico:
legal que o pôster deles tem o "lagarto" dos
chitauri, olha só!
“Todo mundo revoltado”, foi assim que Ana França, no Japão há oito anos – e bem longe de Tóquio, como ela diz -, resumiu o sentimento da galera em relação ao delay do lançamento, via Twitter. “O pessoal aqui do Japão está esperando o filme numa loucura, meus amigos brasileiros pelo menos”, conta.

Mas, será que ninguém assistiu ainda mesmo? Clara afirma que a maioria dos japoneses prefere ver os filmes no cinema, ou esperar que saiam em DVD/Blu-ray para alugar ou comprar, são bem rigorosos quanto a isso. No entanto, Ana acabou deparando com uma versão... alternativa pela internet, após receber vários spoilers de um amigo, que entregou várias piadas e, por pouco, não revelou a cena pós-créditos. “Eu perdi o começo do filme, o áudio também estava péssimo, ou seja, eu boiei bastante no filme. Mas foi o suficiente pra me dar a certeza de que vou assistir no mínimo umas três vezes no cinema.” Fora esse episódio, a estudante também afirma que a maioria das pessoas está “se guardando” para ver Os Vingadores no cinema.

Do lado de cá do mundo, o que a gente mais vê é o pessoal bastante surpreso com a estreia tardia e mostrando solidariedade aos fãs japoneses. Apesar da torcida, infelizmente parece que não vai rolar um red carpet para o pessoal de lá tietar o cast e tudo. É uma pena mesmo. De qualquer forma, estaremos aqui aguardando as reações dos japoneses para que possamos todos surtar (outra vez) comentando os melhores momentos do filme!

E, pra matar a saudade, o trailer japonês de Os Vingadores (o primeiro a mostrar o Gavião Arqueiro falando!):


Um comentário:

  1. O último lugar do mundo a ver Os Vingadores não é o Japão, é a minha cidade que nem cinema tem.

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...