Os Vingadores em 4D: leitora viu e conta tudo!



Voltamos com mais uma participação especialíssima dos nossos leitores! Na última sexta-feira, como todos sabem, Os Vingadores voltou aos cinemas brasileiros, mas somente em duas salas, sendo uma em São Paulo e outra em Salvador. E por que isso? Acontece que não é qualquer exibição! O lançamento marca a chegada da tecnologia 4DX (ou só 4D) aos cinemas da América Latina.

Em linhas gerais, além do 3D normal, o 4D busca aumentar sua imersão no filme “trazendo” o que acontece na tela para o plano da realidade. Quer dizer que durante o filme sua cadeira vai se mexer, vai ventar na sua cara e uma série de outras coisas.

E quem passou por essa experiência muito louca, ou, digo mais, esse momento histórico, foi a nossa leitora @Iris_Laurenti. Ela e suas amigas (@daani_tavares @leeabade @giovannaassoni e @caa_fregonese, nomes para a posteridade XD) desembolsaram os R$ 68 (a meia é R$ 34) no ingresso no shopping de São Paulo e encararam toda a ação que o filme pode te proporcionar neste formado.

Foto que a Iris fez da sala
A Iris contou que não é qualquer pessoa que pode participar de uma sessão 4D. Existem certas restrições. Logo na entrada, já tem uma plaquinha com algo do tipo “grávidas, deficientes, pessoas com problemas cardíacos, menores de 1 metroe crianças menores de 7 anos não podem entrar.” Então, se você “não faix o riquisito”, não inventa. É para o seu bem e segurança. Bom, não é de se estranhar, já que a dinâmica da sala lembra muito alguns brinquedos de parques de diversão. “É muito legal a sala, parece um teatro, é maravilhoso! E as poltronas? Já foram naqueles brinquedos de parque de diversão que a cadeira mexe e tals? Que você tem que sentar e tem um lugar pra apoiar o pé e tudo mais? Daí em cima uns ventiladores gigantes e umas luzes, na frente uns buraquinhos que saíram fumaça, e na própria cadeira tinha umas caixinhas com alto falante e uns buraquinhos E TINHAM UMAS CORDINHAS DA ONDE NÃO PODE ULTRAPASSAR!”

E isso tudo vai dar em quê? Nossa leitora conta que o filme começa direto, sem trailers nem nada, e os mecanismos vão acompanhando as cenas. Por exemplo, as luzes piscando quando o Tesseract aparece e o “furacão” dentro da sala quando o helicóptero do Nick Fury se aproxima (assim como em todas as cenas aéreas). “Sempre tinha vento e fumaça na sala nas horas de explosão. Sempre que o Thor surgia com seus raios e trovões as luzes brancas que tinham no canto da sala ficaram piscando junto com a do filme. E o mais legal: toda hora que o Hawkeye dava uma flechada os buraquinhos malditos na nossa cadeira soltavam um ventinho muito forte com muita pressão que ficava bem na direção das orelhas”, ela conta.

Na cena em que Hulk atira Loki de um lado para o outro, as cadeiras também acompanharam o movimento, dá pra imaginar isso? Todo mundo se sentiu um “puny god” junto com o deus da trapaça. Solidariedade, né? Justamente por essa agitação toda, a Iris aconselha que você evite comer assistindo o filme. “Não coma assistindo filme 4D. Eu pensei que eu era forte e não tinha problema de estômago. Ok, mas quando você vai em um brinquedo no parque tem no máximo 5 minutos, mas, ficar quase duas horas e meia balançando de um lado pro outro? Não é legal, saí de lá com o estômago zoado”. 

Após esse conselho, vamos continuar a diversão. Sabe o que mais dá pra sentir assistindo Os Vingadores em 4D? O Steve está socando os sacos de areia? A sua cadeira vai se mexer junto. E quando ele arranca aquele do suporte, sua cadeira também vai junto. Assim como quando o líder dos chitauri dá aquele safanão no Loki? É, você também vai tombar pra esquerda. Homem de Ferro dando um rasante na água? Vai espirrar na sua cara. E tudo isso sem cinto de segurança (diz a Iris que não tem, fica a dica, Cinépolis). Agora, vem a parte mais aterrorizante e que despertou a curiosidade de muita gente: e a morte do Coulson? Se preparem: “Quando o Loki dá a ‘facada’ nas costas do Coulson, a cadeira bem nas nossas costas dá tipo um soquinho forte! Foi muito impactante, pensei que tinha morrido junto com o Phil! Eu fiquei muito chocada com isso, lágrimas saíram incondicionalmente, juro!”

Então, vale a pena? Para a Iris valeu cada centavo! “Mas isso foi muito legal mesmo! Parecia que eu etava vendo Avengers pela primeira vez, é muito diferente, você vê o filme com outros olhos, nariz, sentidos e tudo mais! E os ventos e água na cara são muito impactantes parece mesmo que você tá no filme!”

É isso, pessoal. Se você tiver oportunidade, dá pra conferir Os Vingadores em 4D nas salas da Cinépolis no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e no Shopping Bela Vista, em Salvador (BA). E é bom ter pressa porque, segundo o que a Marvel anunciou no Facebook, o filme fica em cartaz até dia 10 de agosto, na próxima sexta!

Enquanto eu redigia, achei uma matéria do SBT Brasil sobre a sala 4D em São Paulo. Foi uma sessão de A Era do Gelo 4 e dá pra ver direitinho como a sala funciona. Assista aqui.

Muito obrigada, Iris!

3 comentários:

  1. Pow, queria MUITO que tivéssemos esse tipo de sala aqui em Santos, porque o custo de ir prá Sampa fica bem maior né?

    E adorei a dica de não comer nada antes nem durante... Tô até imaginando como ficaram zoadas!

    ResponderExcluir
  2. Acho interessante, mas mais como experiencia não como um padrão futuro a ser seguido pelo cinema.

    ResponderExcluir

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...