Carta de Joss Whedon aos fãs

O herói, o mito...

Primeiro eu queria registrar: Traduzir esse texto foi um dos 12 trabalhos de Hércules por causa do tamanho e do número infindável de referências que o Joss usou. Segundo: eu queria agradecer todas aquelas tardes ociosas assistindo seriados, ali que eu aprendi inglês (Viu mãe?!) De qualquer forma, choraminguelas à parte, segue aí as palavras de Er Director, sobre Os Vingadores. 

Ah, no texto tem algumas coisas sublinhadas (quando fica assim, ô) esses são comentários meus, tipo nota do tradutor. Outra coisa, algumas partes que eu achei importante destaque em vermelho.


Enfim, divirtam-se.



Queridos amigos,

Bem,  foi um final de semana e tanto.  Algum dia, bem distante de hoje,  eu vou até ter uma reação emocional à isso, como uma pessoa deveria ter. Mal posso esperar por esse momento. Mas, antes de me tornar cego por essa “emoção”, tem algumas coisas que eu gostaria de dizer.

As pessoas me disseram que isso é importante, que a minha vida está prestes a mudar. Eu tenho certeza de que isso é verdade. E mudar é bom – mudar e excitante, eu acho – para não dar azar -  que eu posso finalmente ser reconhecido na Comiccon. Imagine!!  Também, com a minha porcentagem nos lucros brutos dos Vingadores, eu vou poder me dar o luxo de comprar… [recebe ligação do agente. Choraminga como um homem. Volta a digitar. ]… uma refeição descente. Mas decente de VERDADE, com trufas e essas m#!@s. E eu vou poder montar um estúdio para financiar meu projeto dos sonhos, a refilmagem de “Air Bud” ( em português Bud, o Cão Amigo) que todos nós sentimos que já passou da hora. ( Ele poderia fazer o Jai Alai - um jogo muito do doido que nem tem o verbete na Wikipedia em Português, mas se assemelha a Pelota Basca. Ficou curioso? Então olha lá, não vou explicar- Pense nas ramificações emocionais de um jogo de  JAI ALAI!!)

Mas, o que importa mesmo é o que não muda. O que não muda é que eu tenho o mais esperto, mais leal, mais apaixonado e mais articulado grupo de – Eu nem vou dizer fãs.  Eu vou ir de “Peeps” ( várias traduções possíveis para isso: minhas pessoas;  meus espreitadores; um marshmallow que os Americanos e canadenses brincam ser indestrutível, ele é insolúvel em acetona e coisas do tipo... escolha a sua) que um cara, estranho e culto como eu, poderia ter sonhado um dia. Quando quase ninguém estava assistindo, quando as pessoas provavelmente DEVERIAM ter parado de assistir, eu tive três constantes: Minha família e Amigos, meus colaboradores (geralmente os mesmos) e todos vocês.  

Com Mark Ruffalo e RDJ
Varias histórias foram publicadas sobre os meus “anos escuros”, e como eu estou “irreconhecível”… Eu amo essas historias, porque elas me fazem parecer super importante, mas eu nunca senti a escuridão  ( eu sou TODO pró a minha escuridão) que eles descrevem. 

Porque eu tenho tanto. Eu tenho pessoas, na minha vida, ao meu lado, em lugares que eu ainda vou descobrir, que sempre me fizeram sentir a verdade do sucesso: um artistas e uma audiência se comunicando.  Comunicando ao ponto da colaboração. Eu pensei, “ talvez eu esteja acabado, talvez eu já tenha dito a minha paz”. Mas nunca com medo. Nunca com rancor. Por causa de todos vocês. Porque vocês sabiam quem eu era.  Se você pensa que um filme com recorde de bilheteria se compara à alguém dizendo que o seu trabalho ajudou durante um período difícil, você é provavelmente novo aqui. ( Só pra constar, e apesar da minha distância inumana disso, ser recorde de bilheteria e é super legal. Eu sou um alien, não um robô) 

Então, esse sou eu dizendo obrigado. Todos vocês. Vocês aguentaram o mesmo tanto de  besteria por amar meu trabalho quanto eu por escrever demais, e vocês merecem, e essa e a sua vez de transmitir para todos, para a multidão. Para se vangloriar. Se vangloriar e dizer “Eu te disse”, para esses João Batedores que não sabiam (ÚLTIMA vez que eu contrato o Dr. Seuss para elevar os meus posts. Yeesh!) A questão é, você merece alguma honra, E você merece algumas FAQs respondidas. 

Então, por favor, seja bem vindo meu velho amigo e certamente não-na-minha-lista-de-pagamento repórter, Rutherford D Actualperson! (Rutheford A Própriapessoa, se você não entendeu o Joss está se entrevistando agora)

RDA: Então, é bom te ver , jovem Joss! É possível que você tenha ficado mais atraente desde a última vez que nos falamos, e cheirando menos a fungo? 

JW: Obrigado por notar. Vamos conversar.

RDA: "O Scavengers" é um grande sucesso! Isso quer dizer que você mudou  o próprio tecido da vida?

JW: Cara, é só um filme. E também, sim.

Com Tom Hiddleston e RDJ
RTA:  Eu ouvi muita conversa sobre "The Availers" vs "O Cavaleiro das Trevas". Como você vai sentir se você for eclipsado por Nolan?

JW: Eu estou feliz que fiz você me perguntar isso. Eu vou me sentir triste.  Mas vamos olhar o quadro maior, e isso dizer isso basta: ISSO NÃO É UMA COMPETIÇÃO. Nosso sucesso, independentemente de quem tiver mais,  é um alavanca para o sucesso do outro.  Nós estamos aí para provar que filmes de super-herói não são docinhos para os olhos (eles são  TRUFAS para os olhos). 


As pessoas parecem querer colocar um contra o outro, e apesar de estar orgulhoso de ser o Woody Strode do  Kirk Douglas do Nolan, (referência ao filme Spartacus, de Stanley Kubric, nele, Spartacus, Kirk Douglas, derrota Draba, Woody Strode)  eu acho que nós estamos nos esquecendo do que realmente é importante:  


Independentemente da bilheteria que o TDKR fizer em sua primeira semana,  o único status que importa pra mim é a entrada que EU vou comprar. Nolan e Raimi INVENTARAM o verdadeiro boom dos filmes de super-herói. ( Menção especial para Jon Favreau - o Happy, diretor dos dois Homens de Ferro e um dos produtores de Os Vingadores- e James Gunn.) Fico feliz de estar nessa mistura.

RTA: O que isso significa para sua minúscula produtora de filmes/ Baboseiras da Internet? Ela vai ficar em segundo plano?

JW: Pode ser que apareçam novas ideias para realizar – eu sempre estou aberto para isso – mas meu comprometimento com Wastelanders e Dr H.2 não diminui. Essas histórias borbulham no meu fogão.

RTA: E a TV?

JW: TV é o meu amor.  Contar histórias com espontaneidade, intensidade e imeadistmo… Nada se iguala à isso. Eu imagino que não é diferente do sentimento que os jogares de poker tem: "Aqui está o que eu tenho, aqui é para onde eu estou indo... Como fazer todo mundo acreditar que eu sei o que estou fazendo? " [Verdade seja dita : Joss odeia poker. Ele provavelmente está falando de bridge (jogo de cartas que faz muito sucesso entre as velhinhas)  Não obstante,  a alegoria se aplica]. 

Com Chris Hemsworth no lançamento de
The Cabin in The Woods
RTA:  Qual mensagem você daria aos fãs de "The Lavenders" (No caso Avengers) que não conhecem seus trabalhos anteriores?

JW: "Cabin In the Woods":  em exibição  em(alguns )teatros! (Filme com o Chris H, com o título ainda sem tradução em português. Tradução livre: A Cabana na Floresta) 

RTA:  'The Ravengers" ( Os Vingadores)  é o filme perfeito?  Ele conseguiu um A+ no CinemaScore..(empresa de marketing especializada em pesquisar a satisfação do público com filmes).

JW:  Existem pouquissimos filmes perfeitos. "O Bobo da Corte", "Um Estranho no Ninho", "Poderoso Chefão" I & II... A lista segue e segue. "Os Vingadores " é notavelmente IMperfeito, o que faz o sucesso dele significar muito mais para mim --  porque ele foi capaz de  realça partes que importam MAIS do que as falhas óbvias. Como o time, isso parece ser maior do que o sol. Boo-yah!

RTA:  Qual você acha que é a maior conquistas de "The Avoiders"( Os Vingadores)?

JW: Fazer as massas gritarem "mewling quim" (é o "vadia chorona" do Loki no filme, lembra?). E também, o Hulk.

RTA: Você queria agradecer alguém em particular?

JW: [lê do cartão]. Eu poderia ter feito isso sozinho.  Parte deste prêmio de Saturn (Satun Prize, um prêmio dado pela Academia de Ficção Cientifica, Fantasia e Horror, só que na premiação desse ano os Vingadores nem concorrendo está) pertence ao Jeremy Latcham, Kevin Feige, e ao pessoal legal da Marvel… Mas os ingredientes secretos são os meus pepps mais próximos: J-Mo, que sempre me incentivou e acreditou em mim ( batalha operadora, yo!) Z-bro, Drew “ Eu sou o Loki  mais alto e mais almofadinha” Goddard, e kai, todos os que trabalharam na história comigo.  Sem eles (e Jeremy),  eu ainda estaria tentando entender como a Vespa se encaixa nisso tudo, e aonde colocar o Red Hulk.


RTA: O que vem depois para o Joss "finalmente fez algo certo" Whedon?

JW: A gente pode não me chamar assim?

RTA: Lide com isso. O que vem por aí?

JW: Eu realmente acho que a gente deveria discutir esse apelido, mas eu estou terminado  "Muito Barulho por Nada" este mês.  Se você gostou de  "The Avengers", você vai amar... Eu não posso. Isso é Shakespeare. E não é no parque. Eu espero que as pessoas assistam isso.


RTA: Alguma mensagem para as suas preciosas "Whedonesk?" (Um blog que tem uma comunidade dedicada ao trabalho do diretor)



JW: Whedonettes?



RTA: Weeble-eque?



JW: Eu não estou ciente desse grupo. 

RTA: Eles não te conheciam?

JW: Eu não sei muito bem de quem você está falando.  Eu estou descartando os meus velhos fãs para que eu possa me concentrar na joia do trash europeu e minha preciosa refilmagem de "Air Bud". Mas, cara, não imprima (no caso, publique)isso!



RTA: Você tem a minha palavra.



Então, esse é o nosso post! Eu espero que vocês tenham gostado.  Espero que vocês continem carregando a bandeira apesar de outras pessoas se juntarem à causa. (Tipo parada gay)  Espero  que você estenda como eu me sinto. Notas do Cliff: agradecido. 


"Isso é para nós. E quem é como nós? Poucos"
-- Stephen Sondheim, "Merrily We Roll Along".

“Foi necessário um cachorro jogando Jai Alai para nos ensinar humanidade”

-- Eu, naquele filme incrível que eu vou fazer.


Agora, todos juntos, comigo: ABRAÇO NO JOSS!!!



Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...