George R. R. Martin, autor das Crônicas de Gelo e Fogo, comenta Os Vingadores


George R. R. Martin no famoso Trono de Ferro, que já matou tanta gente na série...

Nossa geração presencia um fato importantíssimo. Estamos acompanhando a construção de uma saga épica que ficará marcada na história da literatura mundial: As Crônicas de Gelo e Fogo. Algumas pessoas vão falar de O Senhor dos Anéis, na década de 50 e coisa e tal, mas, naquela época eles não tinham o mesmo alcance de comunicação que temos hoje. Bom, estou viajando nessa história.

George R. R.  Martin, autor da série, é um grande fã da Marvel e da DC. Nos anos 60 ele chegou a escrever uma carta para o Stan Lee sobre as edições 32 de Quarteto Fantástico e 9 de Os Vingadores. Ele tinha 16 anos. A mensagem e a resposta foram publicadas na em uma edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico, como você pode ver neste blog aqui e Martin afirma que a atenção recebida pela carta, além da admiração por quadrinhos, foram os maiores incentivos para seguir carreira como escritor.

Então, agradeçam à Marvel por mais essa.

Nós do Vingadores da Depressão, e muitos leitores do blog, somos fãs de Game of Thrones (livros e/ou série). Logo, a opinião do Martin é algo a se considerar. Como bom fã da Marvel, ele foi conferir Os Vingadores no cinema e, pasmem, suspendeu a pena do seu manuscrito do 6º volume das Crônicas de Gelo e Fogo (imagino que ele estava prestes a matar um personagem que você adora), The Winds of Winter, para escrever uma resenha sobre o filme. E aqui está ela, como foi publicada no Comic Book Movie, mas em bom português pra facilitar sua vida.  

"Eu sempre gostei muito de Os Vingadores... mas, talvez, “amar” seja forte demais. Eu tenho algumas objeções banais. 
 Eu definitivamente quero assistir de novo, desta vez em 2D. Não acho que o 3D acrescentou muito, e o processo deixou algumas cenas muito escuras. Não estou realmente apaixonado pelo processo do 3D atual. Sim, às vezes funciona muito bem, como em A Invençãode Hugo Cabret, mas na maioria isso não acontece. 
 Os Vingadores tem muitas e muitas coisas grandiosas, que a maior parte do mundo já comentou, então não vou fazer isso. As cenas de ação foram espetaculares e, no geral, acho que eles trabalharam muito bem o Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América e Nick Fury. Todos os grandes personagens, tudo bem tratado, a interação entre eles foi a melhor parte do filme.
  
No entanto, acho que a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro foram desperdiçados. O Gavião Arqueiro é, realmente um dos meus Vingadores favoritos, de modo que isso me entristeceu. Eu senti falta da dinâmica dele nas HQs, onde ele é o  espirituoso e cínico (não o Homem de Ferro), sempre em conflito com o cara super correto, o Capitão América. Eu acho que, tendo aproveitado os inegáveis talentos de Robert Downey Jr. para criar um personagem fantástico no filme do Homem de Ferro, eles sentem que não há espaço para um segundo piadista. Tudo bem, mas deixaram o Gavião Arqueiro sem personalidade. Ou muito o que fazer.
  
O mesmo vale para a Viúva Negra. Scarlett Johansson estava ótima naquela roupa, mas ela parecia estar ali só pra ser um colírio aos olhos. A cena em que ela saca uma pistola no meio da batalha é uma bobagem. Eu não sei quem era aquela Viúva Negra, e eu não acho que o roteirista também soubesse. Ela não era a Viúva Negra original dos quadrinhos, a femme fatalerussa que seduz o Gavião Arqueiro para tentar matar o Homem de Ferro. Ela não era a Viúva Negra que aparece mais tarde nos quadrinhos, que veste uma fantasia, vem para o lado do bem e faz uma parceria primeiro com o Gavião, depois com o Demolidor. Ela só estava... lá. 
 Minha própria regra de ouro para os filmes da Marvel é simples –  deixe do jeito que o Stan Lee fez, e você não vai fazer muita coisa errada. Os Vingadores deveria ter feito isso. O Gavião Arqueiro não era realmente um dos fundadores do grupo, ele chegou mais tarde... ao mesmo tempo em que o Homem de Ferro e o Thor estavam saindo. A Viúva Negra chegou mais tarde ainda. Então, eu teria seguido o cenário do Stan, deixando eles de fora desse primeiro filme, e subtituindo-os pelo... Homem Formiga e a Vespa! Que foram membros fundadores dos Vingadores. Eles queriam uma mulher no grupo, com certeza, mas a Vespa teria feito isso tão bem quanto a Viúva Negra, e o Homem Formiga... Ei, eu amo Hank Pym.
  
Tudo o que foi dito... é, em última análise, apenas objeções banais. Eu realmente gosto do filme. A Invenção de Hugo Cabret para Melhor Longa Metragem no próximo ano em San Antonio (Festival de Cinema de San Antonio, acredito eu – nota da tradutora) vai realmente ser um “banho de sangue fanboy”, com Os Vingadores, Prometeus e O Hobbit disputando o mesmo prêmio. 

Sem mais."

Você concorda com o GRRM???


Nenhum comentário

Não precisa nem dizer que comentários ofensivos, agressivos, racistas, homofóbicos, spammers, enfim, qualquer conteúdo escroto, será excluído daqui, não é? Então, comporte-se.

ALERTA: os comentários aqui postados não refletem a opinião do blog e são de inteira responsabilidade dos autores dos comentários.

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...